Só duas vitórias para os quatro grandes nas quartas de final do Paulistão
Com os resultados que conseguiram, Palmeiras e São Paulo praticamente sinalizaram que estarão nas semifinais
Com os resultados que conseguiram, Palmeiras e São Paulo praticamente sinalizaram que estarão nas semifinais
A fase dos mata-matas do Campeonato Paulista de 2017 começou com tudo no último final de semana. No sábado o Santos perdeu para a Ponte Preta, em Campinas, por 1 a 0. O Corinthians só empatou em jogo ruim na cidade de Ribeirão Preto com o Botafogo local (0 a 0).
No domingo, o São Paulo não jogou bem mas conseguiu vencer o Linense, dentro do Morumbi, por 2 a 0. Já o Palmeiras, provou ter mesmo um grande elenco, ao virar sobre o Novorizontino por 3 a 1 com toda justiça.
Com os resultados que conseguiram, Palmeiras e São Paulo praticamente sinalizaram que estarão nas semifinais. Já o Corinthians, ainda vai precisar vencer o Botafogo e jogar um futebol superior aquele que exibiu em Ribeirão Preto no sábado. Um futebol ruim, de pouca qualidade e falta total de inspiração.
O Santos, vai precisar superar a Ponte no Pacaembu no próximo fim de semana ou estará fora da próxima fase. O empate favorece a Macaca que mostrou ter qualidade até para vencer o Peixe mais uma vez. O fato do jogo não ser na Vila onde o Santos é sempre mais forte, poderá ajudar a Macaca.
Os quatro clubes que se classificarem nesta fase, vão disputar as semifinais. Serão dois jogos para cada um. Quem tiver melhor campanha terá a vantagem de mandar o segundo jogo em casa. Pelo que os clubes mostraram até agora, o Palmeiras aparece como maior favorito ao título. Mas há possibilidade de uma surpresa. Todo cuidado será pouco!!!
C * U * R * T * A * S
* NO SÁBADO o Santos perdeu para a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, em Campinas. Placar final, Ponte 1 x Santos 0, gol de Potker, para a Macaca. Placar justo, já que o Peixe não jogou o que podia e teve seus principais jogadores anulados pelos atletas da Ponte. Com o resultado a Macaca pode empatar na capital que a vaga será sua.
* O JOGO não foi tecnicamente bem jogado. Houve mais marcação, mais aplicação, do que técnica. A Ponte marcou muito bem e impediu o Santos de se articular. Lucas Lima, por exemplo, não fez nenhuma grande jogada. Também Renato e Ricardo Oliveira não produziram o que sabe. Por isso o Santos perdeu o jogo e três pontos.
* ALÉM de Potker que fez o gol da Ponte, Clayson e Aranha também se destacaram. O goleiro fez algumas defesas de qualidade. Em compensação o zagueiro David Brás foi um dos piores em campo. Ele foi culpado direto pelo gol da Macaca. Fernando Bob, volante da Ponte, levou mais um cartão e está fora do jogo de sexta em SP.
* O CORINTHIANS também foi mal em Ribeirão Preto. Seu time não jogou nada. Foi uma vergonha o futebol exibido pelo alvinegro paulista. Sorte do Corinthians que o Botafogo também não teve iniciativa e pareceu mais preocupado em não tomar do que em fazer gols. Por isso o resultado de zero a zero no final foi bastante justo.
* CÁSSIO e Neneca, os dois goleiros, quase não trabalharam. Por aí se vê como os ataque dos dois times produziram mal. No Corinthians Jadson foi discreto e Romero teve momentos catastróficos. O novato Clayton nada mostrou de importante. Segundo jogo entre Corinthians e Botafogo será domingo que vem no estádio de Itaquera.
* O PALMEIRAS fez bem sua lição em Novo Horizonte, domingo à noite. Começou levando um susto com o gol do Novorizontino, mas reagiu no segundo tempo e deu a virada. Vitória palmeirense por 3 a 1 com toda justiça. Gols marcados por Roberto para o time da casa, Dudu, Borja e Roger Guedes para o time de Eduardo Baptista.
* IMPORTANTE destacar que o Novorizontino não perdia em sua casa e o Palmeiras soube como supera-lo apesar das dificuldades normais. A verdade é que mesmo sem jogar um grande futebol, o time da capital paulista está sobrando em campo. Seu elenco é muito qualificado. Daí sua virada e sua merecida vitória.
* ENTRE os destaques do Palmeiras destacamos o goleiro Prass, que fez algumas grandes defesas. O zagueiro Mina, que é um dos melhores zagueiros que atuam no futebol brasileiro. O atacante Dudu, que tanto trabalha como meia armador como sabe jogar no ataque. Felipe Melo só peca na indisciplina. Levou mais um cartão amarelo.
* O SÃO PAULO venceu o Linense mesmo sem jogar um futebol agradável. No final, os 2 a 0 lhe fizeram justiça, mas sua torcida não gostou do que viu. O domínio territorial foi completo, mas na hora de finalizar as falhas foram gritantes. Tanto que o primeiro gol sãopaulino foi contra marcado pelo zagueiro Diego Felipe.
* ATÉ PRATTO errou demais. Teve ótimas chances mas só aproveitou uma há na prorrogação. Os demais atacantes fizeram boas jogadas mas erraram demais na hora de finalizar. O Linense jogou todo retraído e pouco criou no ataque. Mereceu perder o jogo por 2 a 0. Um ponto positivo do São Paulo. A defesa, desta vez, jogou muito bem.
* COM O resultado o Tricolor paulista está praticamente classificado. O Linense não tem time para vence-lo por mais de dois gols. O normal é que na segunda partida, mesmo que não atue com todos os seus titulares, o São Paulo vença mais uma e garanta sua vaga na fase decisiva do campeonato. Linense é fraco e já fez muito.
* PRÓXIMA rodada do Paulistão. Sexta feira, Palmeiras x Novorizontino. Sábado, São Paulo x Linense. Domingo, Corinthians x Botafogo. Segunda feira, Santos x Ponte Preta, no Pacaembu. Em tese, único jogo complicado será entre Santos e Ponte. A Macaca pode se classificar. Os outros três grandes também devem chegar lá.
* NO ÚLTIMO meio de semana não fiz a coluna. Foi quando aconteceu a última rodada da primeira fase do Paulistão. Na oportunidade Audax e São Bernardo foram rebaixados. Foram mesmo os piores times do campeonato. O Audax, gerenciado pelo falastrão Vampeta, foi disparado o pior time da fase. Vampeta caiu pela 5ª vez.
* NESTE meio de semana serão disputados vários jogos pela Copa Sul Americana. Na terça feira, Cruzeiro x Nacional, em BH. Na quarta, o Corinthiians x Universidad, Ponte Preta x Gimnasia y Esgrima e Fluminense x Liverpool. Quinta feira, Sport x Danúbio e Defensa y Justiça x São Paulo (jogo será em território argentino).
* EM TESE clubes brasileiros são favoritos nestes jogos. Mesmo aqueles que vão jogar fora de casa. Essa fase ainda conta com equipes de segundo escalão e, se os time brasileiros produzirem o que podem, certamente ganharão os três pontos. Uma derrota, no entanto, não vai pesar. Afinal essa é a primeira rodada desta fase da Copa.
* ELIMINATÓRIAS Sul Americanas da Copa do Mundo tiveram mais uma rodada no meio da semana passada. O Brasil venceu bem o Paraguai, em Itaquera. Mais uma bela exibição do time de Tite que, além de classificado, deve ser o campeão desta disputa. O Brasil vai para a Rússia como um dos times favoritos ao título máximo.
* EM COMPENSAÇÃO a Argentina, que à principio tinha vaga certa na Copa do próximo ano, começa a tropeçar. Messi foi suspenso por quatro jogos e sem ele o time argentino não joga nem metade do que pode. Se prevalecer essa ideia, a Argentina pode não se classificar e Messi estaria fora de sua última Copa do Mundo. Uma pena.
ACEISP FORTE NA ABRACE
* NO MEIO da última semana estive em Fortaleza como representante da ACEISP – Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo. Era um Congresso de eleição para escolher o novo presidente da entidade. Ganhou o representante da Associação do Distrito Federal, Kleiber Beltrão. O outro candidato desistiu de concorrer.
* KLEIBER é um homem extremamente preparado que certamente irá valorizar o cargo. Seu mandato terá quatro anos. Eu fui eleito primeiro vice presidente, como representante da ACEISP. Fiquei muito feliz por isso. Volto à ABRACE como dirigente depois de vinte e sete anos. Prova de que consegui manter meu prestígio.
* PARA a ACEISP foi uma enorme vitória. Fundada em janeiro de 2016 conseguiu em um ano e três meses de existência três vagas na nova diretoria da ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos. Eu como primeiro vice, o Jaércio Barbosa como integrante do Conselho Fiscal e o Artur Eugênio do Futebol Interior como delegado. Mostramos força.





































































































































