Sitrefesp abre mercado nas Américas para treinadores

“Nunca levamos nossa escola para fora, nem na América do Sul e Central. Dizem que o brasileiro não gosta de trabalhar por aqui"

A Sitrefesp abre curso de treinadores para futebol em Cuba. A ideia partiu dos proprios cubanos e o vice-presidente Marcos Boccatto aceitou

Curso de formação para técnico
Curso de formação para técnico. (Foto: Divulgação/ Sitrefesp)

São Paulo, SP, 5 (AFI) – O vice-presidente do Sitrefesp (Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de São Paulo), Marcos Boccatto, viaja neste domingo para Cuba onde ministrará dois cursos de formação de treinadores no País: o primeiro deles de 8 a 14 deste mês, em Havana e, na sequência, de 16 a 21, em Santiago de Cuba. Boccatto estará acompanhado do preparador de goleiros, Rodrigo Barroca, e de Jânio Bernardino, também treinador.

“Nunca levamos nossa escola para fora, nem na América do Sul e Central. Dizem que o brasileiro não gosta de trabalhar por aqui, mas vamos reverter essa ideia, abrir portas para o treinador brasileiro neste mercado, seja ele um profissional de ponta ou para as escolinhas de futebol e clubes desses países, como a Costa Rica, Panamá”, explica Boccatto.

Curso de formação para técnico
Curso de formação para técnico. (Foto: Divulgação/ Sitrefesp)

SITEFRESP JUNTO COM CUBA

Para o dirigente, a proposta partiu dos próprios cubanos, que demonstraram interesse em aprender a fazer futebol. “Vamos ampliar esse mercado de cursos, mostrar que o sindicato de treinadores no Brasil também é formador. O que fazemos há 30 anos aqui, agora são abertas possibilidades de levar para fora. Sempre trouxemos japoneses, coreanos e tantos outros para intercâmbio. É a nossa vez de sair”.