Sindicato dos Atletas critica atitude de dirigente. Veja!
Campinas, SP, 27 (AFI) – A declaração do vice-presidente do Palmeiras, José Cyrillo Júnior, de que o volante Richarlysson, do São Paulo, seria homossexual começou a gerar repercussão. Depois dos dirigentes tricolores comentarem a infeliz fala do cartola palmeirense, foi a vez do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo dar seu parecer sobre o caso.
Por meio de uma carta à imprensa em geral, o Sindicato considera deplorável a declaração e considera que todos, torcida, dirigentes e imprensa, trataram o caso com base em chacotas e deboche. O Sindicato ainda defende a livre escolha da opção sexual de qualquer pessoa e confirma que vai ficar do lado do jogador até a última instância.
Confira a mensagem na íntegra:
Opção sexual de atleta profissional
O Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo vem a público manifestar-se acerca do episódio, suposto caso de homossexualidade entre atletas de futebol.
1. É lamentável, deplorável e injustificável que com todo o desenvolvimento da sociedade os órgãos de imprensa, público, torcedores e dirigentes tratem a questão do homossexualismo com base em chacotas e deboche;
2. Nosso país é livre, sendo que o respeito à individualidade e opção sexual de cada um, é uma garantia constitucional, assim como a liberdade de expressão o é para os meios de imprensa;
3. Apoiamos todo o atleta, independente de sua cor, raça, religião ou opção sexual, haja vista, ser um assunto de sua extrita esfera particular;
4. Acreditamos que o fato de o atleta ter uma opção sexual diferente da maioria, em nenhum aspecto interfere no desempenho de suas atividades, ao que, consideremos fora de propósito qualquer ilação acerca da discussão sobre a sexualidade dos atletas;
5- Entendemos por descabida qualquer apologia às questões sexuais seja de heteros ou homossexuais, mas não concordamos com nenhum tipo de preconceito ou discriminação.
6. Trabalhamos essencialmente por um mundo em que as diferenças sejam minimizadas nas relações de trabalho, não poderíamos agir diferentemente em nenhuma outra circunstância.
7 . O Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo encontra-se à disposição de todo atleta que se considere prejudicado nos aspectos das matérias trazidas, colocando-nos a disposição para quaisquer medidas individuais – quando solicitadas pelos prejudicados -, assim como não mediremos esforços para a propositura das medidas judiciais na esfera coletiva, quando entendermos pelo seu cabimento.
Atenciosamente,
Rinaldo José Martorelli
Presidente





































































































































