Sindicato de Atletas de SP representa Brasil em fórum da FIFA
A reunião foi conduzida pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, e pelo secretário-geral, Mattias Grafström
O encontro, realizado no último sábado (8), contou com a participação do presidente da entidade
São Paulo, SP, 12 (AFI) – O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo esteve presente no Fórum Consultivo de Jogadores promovido pela FIFA em Rabat, no Marrocos. O encontro, realizado no último sábado (8), contou com a participação de Rinaldo Martorelli, presidente da entidade, e de Guilherme Martorelli, coordenador jurídico, que representaram os atletas brasileiros.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
A reunião foi conduzida pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, e pelo secretário-geral, Mattias Grafström. O evento reuniu 30 sindicatos de jogadores de diferentes partes do mundo, representando os cinco continentes, com o objetivo de iniciar um processo de diálogo que deve nortear as futuras relações entre a entidade e os atletas profissionais.

SINDICATO DE ATLETAS DESTACA DESENVOLVIMENTO
Entre os temas tratados, destacaram-se a criação de um fundo de 20 milhões de dólares para auxiliar jogadores que enfrentam dificuldades no recebimento de salários, a ampliação da presença de representantes dos atletas em comitês da FIFA, e o desenvolvimento de programas de educação e capacitação para sindicatos.
Também foram discutidos pontos jurídicos, como a revisão do Regulamento de Transferências Internacionais, o acompanhamento das Câmaras Nacionais de Resolução de Disputas e os parâmetros mínimos que devem ser respeitados nos contratos dos jogadores e nas decisões do Tribunal do Futebol.
GRUPOS DE TRABALHO
Essas pautas serão aprofundadas por meio de Grupos de Trabalho que serão formados pela FIFA, com representantes indicados pelos sindicatos participantes do fórum.
“O surgimento da possibilidade dessa relação direta com a FIFA pode representar um grande avanço e repercutir nas relações dos atletas no Brasil. Quando coloquei a questão salarial, a falta de pagamento ou o constante atraso, não porque ele não soubesse, mas porque o Infantino percebeu a necessidade de trabalhar melhor a questão. E, se for de cima para baixo, poderemos obter o resultado que não temos conseguido até aqui. As instituições esportivas e políticas no Brasil não se importam em proteger o trabalhador de seus clubes, desde que consigam o resultado desportivo que esperam”, afirmou Martorelli.
Noticias Relacionadas
-
Futebol Brasil
Sport tem pior campanha do Nordeste no Brasileirão e meia admite: "Faltou alma"
07/12/2025 -
Futebol Brasil
PLACAR FI: Com final do Brasileirão, confira os RESULTADOS deste DOMINGO
07/12/2025 -
Futebol Brasil
Carioca B2: Atacante com tornozeleira eletrônica marca gol no título do Goytacaz e se emociona
07/12/2025 -
Futebol Brasil
Executivo do Ceará lamenta rebaixamento: "Não tem palavra que justifique"
07/12/2025






































































































































