Simon provou a sua incompetência

Simon provou a sua incompetência

Nunca gostei de Carlos Eugênio Simon como árbitro de futebol. Sempre o considerei um tremendo de um Simon 01 130incompetente. Opinião que não era acompanhada por boa parte dos dirigentes do futebol brasileiro e até por grande número de jornalistas esportivos.

Em razão disso, ele sempre foi protegido pela Comissão de Arbitragem da CBF e escalado para apitar alguns dos mais importantes jogos do Campeonato Brasileiro. Por tabela, nas últimas duas Copas do Mundo, seu nome foi indicado para ser o representante dos árbitros brasileiros neste que é o maior torneio de futebol do mundo promovido pela Fifa.

Eu sabia, no entanto, que, um dia, a máscara iria cair. E caiu. Caiu durante o Brasileirão 2009, onde Simon ficou desmoralizado por arbitragens desastrosas até chegar ao domingo passado, no Maracanã, quando teve a coragem, mesmo de frente para o lance, de anular um gol legítimo do Palmeiras diante do Fluminense.

Além disso, deixou de expulsar Alan, jogador do Fluminense, por cabeçada intencional em Armero, lateral palmeirense. Uma lambança total. Digna de um juiz de péssimo nivel e de nenhum conhecimento das regras do jogo. Caso tipico de Simon, pior juiz de futebol do País. Ou depois de tudo que aconteceu, alguém ainda está disposto a defendê-lo???

C * U * R * T * A * S

* CBF suspendeu Simon. Ele não apita mais jogos do Brasileirão 2009. Pouco. O correto seria afastá-lo de todos os campeonatos, inclusive do próximo mundial. Ele é muito ruim.

* APESAR dos erros crassos da arbitragem, no entanto, não podemos poupar o Palmeiras, nem acreditar que seu time perdeu para o Fluminense por culpa exclusiva do apitador.

* NA verdade, o Verdão perdeu porque foi covarde. Porque não encarou o Flu como deveria. Ficou sempre na defesa, na base do chutão. Jogou com medo, sem se impor.

* ALIÁS, desde que Murici assumiu o comando do Palmeiras, seu time joga assim. Prioriza a defesa e o jogo aéreo. É um tal de levantar bolas para a area do adversário que até irrita.

* O PALMEIRAS não ataca. Não cria. No segundo tempo do jogo contra o Flu não deu um chute a gol. Ficou lá atrás, sem se atrever a atacar o inimigo. Foi um time preso, medroso.

* POR isso, mereceu perder. Mesmo com o erro do arbitro, que poderia ter-lhe garantido pelo menos um empate. Mas quem quer ser campeão, precisa se impor, procurar o gol.

* OUTRO dia, por sinal, disse aqui que gostava mais do Palmeiras dirigido por Jorginho, do que esse, orientado por Murici. Aquele era ousado. Esse é covarde. Um arremedo de time.

* AQUELA goleada diante do Goiás enganou muita gente. Já pensaram que o Verdão iria arrancar para o título. Até o empate do Corinthians foi exaltado como um grande resultado.

* MAS não foi não. Foi mais um resultado negativo, pois o Palmeiras precisava vencer o Timão e não empatar com ele. Alem disso, seus últimos resultados foram péssimos.

* LEMBRO-ME que a cinco rodadas atrás, o São Paulo estava cinco pontos atrás do Palmeiras. Parecia muito distante. Em pouco tempo, no entanto, o Tricolor chegou.

* E CHEGOU não só por sua capacidade de reação. Mas, principalmente, pela incompetência do Palmeiras e conseguir bons resultados. O Verdão perdeu pontos demais.

* SE jogasse um futebol competente e eficiente, o Palmeiras hoje já seria o virtual campeão brasileiro. Só que seu time afinou. Tremeu. Perdeu o pique. Faltou personalidade e culhão.

* PIOR é que a diretoria não percebeu isso. Tanto que, prefere gritar contra a arbitragem como se ela fosse a maior culpada dessa queda de produção. Não é não, presidente Beluzzo.

* A CULPA maior é de Murici que escolheu a tática errada. E é de alguns jogadores tidos como craques, que afinaram na hora de decidir. Diego Souza, é o maior exemplo disso.

* AINDA assim há uma luz no fim do tunel. Dá para tentar a recuperação nos quatro jogos que faltam. Desde que haja coragem, vontade e espirito vencedor. Vale a pena tentar.

* UM FATOR que deve ajudar nesta tentativa de dar a volta por cima está na certeza das presenças de Marcos, Edmilson e Claiton Xavier. Com eles, o time terá muito mais força.

* QUANTO ao Fluminense, acho que Cuca achou seu time base. A situação ainda é dificil, mas a chance de recuperação é grande. Já começo a acreditar que esse time não vai cair.

* O SÃO PAULO, atual lider isolado, é agora o único clube que depende só dele para ser campeão. Basta ganhar os quatro jogos que faltam e ficará com o título. A chance é grande.

* VANTAGEM do Tricolor sobre os outros é experiência e elenco. Seu time está acostumado a ganhar titulos. E seu elenco permite muitas mudanças táticas a seu técnico.

* CONTRA o Vitória, domingo, o São Paulo não vai contar com Dagoberto, Jean e Borges. Mas como tem bons substitutos, não deve sentir os desfalques. Tem time para vencer.

* CURIOSO é que o time de Ricardo Gomes venceu os quatro adversários que terá pela frente nas rodadas finais do campeonato. Se repetir a dose, será o grande campeão.

* QUANDO terminar o campeonato, diretoria tricolor vai fazer uma limpeza no elenco. Washington, Borges e Rodrigo, devem sair. Pelo menos quatro reforços devem chegar.

* FLAMENGO conseguiu brilhante vitória sobre o Atlético e entrou forte na briga pelo título. É um time perigoso. Já o Atlético Mineiro e o Internacional não me convencem.

* NO CASO do Galo Mineiro, seu problema está no treinador. Celso Roth consegue armar excelentes times, mas é um perdedor. Ele não ganha títulos. Na hora de decidir, fracassa.

* QUANTO ao Inter, não me parece ser o timaço que muita gente destacou. É um time cheio de altos e baixos e, numa dessas, quando muito, chegará a Libertadores.

* SANTOS ganhou uma. Finalmente. Com a vitória, escapou da possibilidade de ser ameaçado pelo rebaixamento. Ainda assim, foi um ano triste para a torcida santista.

* TUDO porque o superado presidente Marcelo Teixeira não soube montar o elenco e, o que é pior, apostou num técnico que não ganha mais nada, o arrogante Wanderley Luxemburgo.

* PARA a torcida santista, ideal é que Teixeira não seja reeleito. Assim, ele vai embora e Luxa será dispensado. Se isso não acontecer, o Santos também vai sofrer no ano que vem.

* E QUE a torcida santista não fique preocupada com a Oposição. Ela é composta por empresários muito bem sucedidos, que certamente vão recuperar o clube totalmente.

* EXISTE inclusive um projeto ambicioso que será colocado em prática assim que a eleição estiver definida. Cabe aos associados escolher certo. Nesse momento não dá para errar.

* LUXA sabe que seu futuro depende da eleição. Por isso anunciou que só fica se Teixeira vencer. É lógico. Se o atual presidente perder, Luxa será demitido para bem do Santos.

* DUNGA convocou Fábio Simplicio para a Seleção. Dá para levar a sério? Voces acham mesmo que Simplicio joga tanto assim para merecer uma convocação? Parece brincadeira.

* SERGIO CORREA é bem intencionado. Sempre defendeu a arbitragem honesta e correta. Mas, neste ano, tem dado azar. Arbitragens no Brasileirão tem sido de péssima qualidade.
*SUGIRO a ele que converse muito com os seus principais árbitros. Peça que eles sigam as regras à risca. E não se intimidem com camisas. Em especial em jogos no Maracanã.

* DIGO isso porque Bruno defendeu quatro pênaltis de forma irregular. E o Fluminense teve a ajuda de Simon diante do Palmeiras. Coincidências? Duvido. Pense nisso, Correa.

* LEMBRO ainda que, Rogério Ceni, como Bruno, também se adiantou no jogo São Paulo e Flamengo, no Maracanã. O juiz mandou voltar. Por que com Bruno isso não aconteceu?

* VASCO voltou à Série A. Beleza. Torci muito por isso. Roberto Dinamite merecia essa alegria. Parabéns ao técnico Junior, aos jogadores e a fantástica torcida cruzmaltina.

* SOBRARAM três vagas. Uma, certamente será no Guarani. As outras, me parecem, ficarão com Atlético Goianiense e Ceará. Posso errar, mas aposto nestes três clubes.

* CORINTHIANS ganhou do Santo André. Nada mais normal. Até o gol de Ronaldo, com toda aquela gordura. Ele é bom mesmo muitos quilos a mais. Ainda tem bala na agulha.

* INSISTO. Dentinho merece ser titular. Até vejo qualidades em Defederico, mas sou muito mais Dentinho. Ele é o companheiro ideal para Ronaldo. É um artilheiro. Um bom jogador.

* JOGOS do Corinthians na Libertadores serão no Morumbi. André Sanchez vai voltar atrás. Mesmo porque, seu time precisa de mais dinheiro. No Morumbi dá muito mais renda.