SÍLVIO GUMIERO: Um pênalti que abriu os olhos da arbitragem da Copa

Esse mesmo árbitro, apitou o último jogo do Brasil em 2010 na África do Sul

Esse mesmo árbitro, apitou o último jogo do Brasil em 2010 na África do Sul

0002050002517 img

Já foi dado o pontapé inicial. Começou a tão esperada Copa do Mundo 2014. Com um torcida vibrante, que até deu vaia com palavrão à presidente Dilma, mas com uma abertura chechelenta, isto é pobre, em virtude de coreografias simples e o trio de cantores Cláudia Leitte, Jenifer Lopez e Pitibul, que não empolgaram ninguém, a vitória do Brasil está sendo contestada no mundo todo. O pênalti que o árbitro japonês inventou contra a Croácia foi escandaloso. A imprensa brasileira divulgou que o pênalti não existiu.

Esse mesmo árbitro, apitou o último jogo do Brasil em 2010 na África do Sul, quando da derrota por dois a um para a Holanda. Ele não deu um pênalti no Kaká, quando o Brasil vencia por um a zero. Agora, ele quis compensar. Um erro não justifica o outro. A comissão de arbitagem da Fifa, penso eu, já deve ter mandado ele de volta para o Japão. Nessa Copa ele não deverá apitar mais.

0002050002517 img

O Felipão declarou com a maior cara de pau, que viu o lance no vestiário por mais de dez vezes e que foi pênalti. O pior é que esse pênalti mandrake, abriu os olhos de todos os árbitros que irão apitar os jogos da Seleção Brasileira. Imagino que não vai dar mais para cavar pênaltis. Vou mais além, mesmo sendo pênalti, os árbitros, talvez, não apontem a marca da cal. É esperar e conferir.

Nada disso precisaria, se a Seleção tivesse jogado bem. A Seleção da Croácia é fraca e o seu goleiro tomou dois gols em bolas defensáveis. Ele poderia pegar os dois do Neymar. No primeiro ele não aplicou um fundamento necessário ao goleiro que é a “passada”, demorando para cair. No segundo, o do pênalti, ele foi pra bola com a mão de moça, ou de alface, mole mole.

Quem conhece a profissão de goleiro sabe do que eu estou comentando. Mas como foi o primeiro jogo, tudo poder ser desculpa para encobrir os erros da Seleção Brasileira. A classificação para as oitavas-de-final é certa. Vai passar pelo México e por Camarões. Depois, ora depois…