Sílvio Gumiero: Projeto do Poder
Clubes tem se baseado na política para tocar suas gestões
Os governantes estão acostumados a fazer projetos e discorrer sobre eles.O Presidente da República, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, além dos Prefeitos, fazem projetos que são coerentes para solucionar as situações ruins existentes. Fica bonito no papel, mas na hora da execução, viram projetos dos seus poderes. É que colocam nos cargos, pessoas dos seus partidos ou daqueles que são da base aliada. É o cabidão de empregos.

Cada um pensa em ficar no poder, focando a reeleição ou eleger o seu sucessor, candidato da situação. Então o projeto, que seria correto, vai pro beleleu. Essa cultura da política brasileira se enraizou nos clubes. Os seus presidentes sabem, porém nem todos, fazer o melhor projeto para que suas gestões sejam vitoriosas. Só que fazem tudo pensando só neles, olhando para os seus umbigos, com tapas nos olhos, como os burros das carroças. Acabam colocando nos principais departamentos os seus amigos, torcedores de arquibancada, ao invés de profissionais habilitados para as funções.
Esses profissionais remunerados têm que dar os retornos exigidos nos projetos das suas áreas. Para os amigos do presidente, o retorno do fracasso é o famoso passar a mão na cabeça. Fica por isso mesmo e vão para outra. Às vezes quando o projeto tem um rumo certo, é a oposição que atrapalha. Veja o Palmeiras. O seu presidente, Paulo Nobre, homem de negócios, tenta colocar o clube como empresa, gastando menos do que arrecada. Está colocando o nome dele nos empréstimos de bancos, porque consegue juros menores do que aqueles que o Palmeiras poderia conseguir.
Aí vem o ex-cartola, Sr. Pescarmona, já se coloca como futuro candidato a presidente da oposição e mete a boca. Veja só se tem cabimento uma coisa dessas, a eleição do Verdão só se dará daqui a um ano e meio. É querer o poder a qualquer custo. O projeto do poder é uma doença difícil de curar. O presidente do clube, que der uma de médico e curar essa praga, com certeza terá sucesso.





































































































































