Silvio Gumiero: Mineiro no Céu, Paulista no Inferno

Nem o mais otimista atleticano esperava tanto do Galo. Nem o mais corintiano, esperava ver o Tricolor tão mal

Realmente, o futebol como a economia, é cíclico. As suas mudanças repentinas é que fazem desse esporte, o mais apaixonante de todos. Quem apostava no Atlético Mineiro antes de começar a Taça Libertadores? Só os atleticanos.

0002048089403 img

Realmente, o futebol como a economia, são cíclicos. As suas mudanças repentinas é que fazem desse esporte, o mais apaixonante de todos. Quem apostava no Atlético Mineiro antes de começar a Taça Libertadores? Só os atleticanos. E quem imaginava que o São Paulo sairia da Libertadores na primeira fase e estaria nessa tanga depois de 10 jogos no Brasileirão? Nem os corintianos.

0002048089403 img

A diretoria do Atlético deixou nas mãos do treinador Cuca o planejamento com as contratações, a estratégia de jogo, a logística, o preparo físico pelo Carlinhos Neves e a motivação. Deu certo. Cuca foi o grande comandante desse título inédito do Galo Mineiro. De treinador broncão e defensivo, passou a ser educado, light e ofensivo, aliás muito ofensivo com Ronaldinho Gaúcho, Jô, Diego Tardelli e Bernard. O Atlético atingiu o céu.

Já o São Paulo, quem diria, vai acabar na zona de rebaixamento. Depois de 10 jogos no Brasileirão, antecipou dois, contra o Bahia e o Inter e só conquistou 8 pontos. Vai jogar contra o Corinthians e depois fazer uma excursão à Alemanha, Portugal e Japão com 4 jogos e só volta no dia 9 de agosto, um sexta- feira e no domingo, dia 11, enfrenta a Portuguesa. O torcedor tricolor vai passar um “Dia dos Pais” amargo.

O ex-treinador Ney Franco deixou um legado zero, como disse o capitão e ídolo Rogério Ceni. Aí veio o Paulo Autuori. 4 jogos, 4 derrotas. Ele está deixando o barco à deriva e com perigo de afundar. Nos 3 primeiros jogos, adotou o que vinha sendo feito pelo Ney. Não mudou nada.

0002048089405 img

Contra o Inter, tentou algumas modificações, colocando o Paulo Miranda na zaga e o Douglas na lateral-esquerda. A mexida foi para pior, Paulo Miranda não foi zagueiro e com Douglas na esquerda, o time ficou penso. Lúcio, Luís Fabiano e Ganso não estão com bola para jogar no São Paulo. Precisam melhorar muito.

Será que o Paulo Autuori desaprendeu? Ele não foi bem no Vasco e está mal no São Paulo. Depois do jogo contra o Inter, Rogério Ceni declarou que “tem campeonatos que a gente joga para ganhar. Tem outros que a gente joga para se salvar. Esse nós vamos jogar para se salvar.”

A leitura que eu faço, depois dessa declaração, é que o time está precisando de um tratamento de choque, porque o de conversa já se esgotou. O Tricolor do Morumbi está indo para a segunda divisão, a caminho do inferno.