Silvio Gumiero: Avanço e retrocesso com cinco estrangeiros
A nova ordem da CBF autorizando 5 jogadores estrangeiros, ao invés de 3 como é atualmente, a entrarem em campo
A nova ordem da CBF autorizando 5 jogadores estrangeiros, ao invés de 3 como é atualmente, a entrarem em campo para os times brasileiros a partir de 2014, tem prós e contras. Qual torcedor que não quer ver a garra dos uruguaios, argentinos e paraguai
A nova ordem da CBF autorizando 5 jogadores estrangeiros, ao invés de 3 como é atualmente, a entrarem em campo para os times brasileiros a partir de 2014, tem prós e contras. Qual torcedor que não quer ver a garra dos uruguaios, argentinos e paraguaios no seu time? E a classe e toque de bola dos colombianos e chilenos desfilando nos nossos gramados?

Ainda tem os peruanos, equatorianos e até venezuelanos e boliviansos que às vezes fazem a diferença. Os salários pagos pelos clubes brasileiros são melhores daqueles pagos nesses países. O real está valorizado em relação àquelas moedas, apesar que os jogadores sul-americanos, quase sempre, fazem contratos em dólares. Dificilmente teremos jogadores da América Central.
São poucos os que têm as qualidades necessárias para atuarem no Brasil. Quanto aos norte-americanos como os jogadores dos Estados Unidos ou México, penso que será mais difícil em virtude dos salários em dólares. Nem imagino os europeus e africanos com qualidades porque ganham em euros. Apesar desse avanço, vejo o outro lado da moeda. E as revelações das categorias de base que merecem oportunidades?
Vão ter menos chances. Os pais e empresários desses jovens jogadores vão ter dificuldades em fazer bons contratos. Talvez eles sejam os culpados dessa nova lei da CBF, porque antes dos 16 anos, quando ainda não podem assinar contratos como profissionais, exigem salários altos e regalias que os estrangeiros, principalmente sul-americanos e já profissionais, não possuem. Avanço por um lado e retrocesso por outro. 2014 vem aí. Teremos mais estrangeiros ou revelaçoes vestindo as camisas dos nosso times?





































































































































