Sérvia 2 x 3 Suíça - Em jogo movimentado, suíços vencem e avançam

Os comandados de Murat Yakin enfrentam Portugal nas oitavas de final

Suíça venceu a segunda na Copa e passou em segundo lugar no Grupo G, atrás apenas do Brasil

Suíça Sérvia
Embolo pela seleção da Suíça (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 02 (AFI) – Sérvia e Suíça se enfrentaram no Estádio 974, em Doha, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, disputando uma vaga no mata-mata. Com a vitória por 3 a 2, os suíços chegaram a seis pontos e ficaram com a classificação, já que os sérvios haviam somado apenas um ponto.

O JOGO

Aos 20 minutos do primeiro tempo, Shaqiri aproveitou o passe de Sow e, de primeira, abriu o marcador para a Suíça. A comemoração da águia negra de duas cabeças, símbolo da bandeira da Albânia, feita há quatro anos, em homenagem à origem kosovar – a região que figura no território da sérvia declarou independência em 2008 – desta vez foi trocada por festejo estilo Cristiano Ronaldo e dedos mostrando o número às costas. Mas o meia não deixou de provocar, pedindo “silêncio” com o dedo indicador na boca. Provocar um rival histórico com poucos momentos acabou “acordando” a Sérvia.

Logo seis minutos depois, Mitrovic aproveitou um cruzamento perfeito de Tadic e empatou de cabeça. Aos 35, Vlahovic não perdoou a falha da defesa e virou a partida para os sérvios. Quando a primeira etapa se aproximava do fim, Embolo marcou seu segundo gol no Mundial e empatou outra vez.

INTERVALO

Na virada do intervalo, Freuler virou outra vez a partida logo aos três minutos. Após uma bonita trama de passes, Vargas ajeitou para o meio-campista, que marcou de primeira.

O placar com empate era suficiente aos suíços e ficou ainda melhor com belo gol logo no retorno do descanso. Cavadinha de Shaqiri, passe de calcanhar de Vargas e batida de primeira de Freuler para a segunda virada da partida.

A Sérvia precisava de dois gols e ainda tinha o relógio contra. O tempo passava rápido e nada de buscar o empate. Mitrovic brigava sozinho contra os defensores e até pênalti tentou cavar, mas não iludiu a arbitragem. Nervosos com a segunda eliminação seguida diante da rival, os sérvios invadiram o gramado aos 20 minutos para protestar contra uma simulação de falta. Mais uma vez o princípio de tumulto rapidamente acabou desfeito.

SHAQIRI

Cansado, Shaqiri saiu de campo vaiado pelos sérvios e aplaudido pelos suíços. Aos 31 anos, continua sendo decisivo para seu país – anotou seu quinto gol em Copas – e pode ser nome importante na tentativa de superar os portugueses na terça-feira, no Lusail Stadium.

Além de poupar seu astro, Murat Yakin ergueu a muralha que dificultou bastante a vida brasileira no embate da segunda rodada. Com nove peças na defesa e somente Embolo isolado na frente, a Suíça não levou mais sustos, desperdiçou raros contragolpes, ignorou princípio de confusão no fim e festejou bastante a segunda colocação do Grupo G, com todos se abraçando após o apito final. Os jogadores das duas seleções ainda se cumprimentaram após a partida.

VEJA FOTOS DA PARTIDA

SUÍÇA NAS OITAVAS

Os classificados, que passaram em segundo no grupo, enfrentarão Portugal nas oitavas de final, na próxima terça-feira (6). A seleção brasileira, que passou em primeiro lugar, enfrenta a Coreia do Sul na segunda-feira (5).

FICHA TÉCNICA

Seleção da Sérvia
Sérvia
2 3
Suíça
Suíça
Fase Fase:
Fase de Grupos
Fase Rodada:
3ª rodada
Fase Data:
02/12/2022
Fase Horário:
19:00
Fase Árbitro:
Fernando Andrés Rapallini (Argentina)
Fase Assistentes:
Juan Pablo Belatti (Argentina) e Diego Yamil Bonfá (Argentina)
Fase Cartões Amarelos:
Sérvia: Sergej Milinkovic-Savic, Pavlovic, Rajkovic, Gudelj, Mitrovic, Milenkovic
Suíça: Widmer, Vargas, Xhaka, Schär
Fase GOLS:
Sérvia: Mitrovic (26’/1T), Vlahovic (35’/1T)
Suíça: Shaqiri (20’/1T), Embolo (44’/1T), Freuler (3’/2T)
Fase Público:
41.378
Fase Estádio:
Estádio 974
Fase Local:
Doha, Catar

Confira também: