Série D terá VAR nas oitavas e CBF pode criar Série E em 2028

Quarta divisão terá árbitro de vídeo nas oitavas e pode receber nova divisão em breve

Série D contará com VAR nas oitavas e Série E pode ser criada em 2028, ampliando divisões do Brasileirão

Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Campinas, SP, 29 (AFI) – A Série D do Brasileirão vai receber uma grande novidade a partir das oitavas de final: o árbitro de vídeo, o VAR, será utilizado pela primeira vez na competição. A decisão foi anunciada durante reunião na sede da CBF, que também discutiu propostas para ampliar o número de divisões nacionais, incluindo a criação de uma possível Série E.

Representantes dos clubes participaram do encontro e destacaram a importância do VAR para dar mais transparência nas partidas decisivas. A presença do recurso está confirmada apenas a partir das oitavas, já que não será possível implementar antes.

“Nesse novo modelo de gestão estamos fazendo reuniões com todas as Séries. Já fizemos com a B, agora foi com a D, e isso tem uma representatividade, porque nesse formato de gestão a gente quer trazer os clubes mais próximos das federações, e as federações também mais próximas da CBF. Escutar é muito importante, até para tomadas de decisões futuras da gestão da CBF”, disse Xaud.

SÉRIE D E VAR NO BRASILEIRÃO

Além da chegada do VAR, o futuro do futebol brasileiro pode passar por mudanças significativas. Duas propostas estão na mesa da CBF: a criação da Série E ou a ampliação da própria Série D. O objetivo é aumentar o calendário anual e a participação de clubes de todo o país.

A primeira proposta prevê a criação da Série E, com 64 clubes, já em 2027 como ano de transição. A nova divisão teria formato semelhante ao da atual Série D, com grupos e mata-mata. Em 2028, a Série D passaria a ter apenas 20 clubes, enquanto a Série E seria disputada de forma regionalizada.

AMPLIAÇÃO DA SÉRIE D OU NOVA DIVISÃO

A segunda proposta sugere ampliar a Série D para 96 equipes, divididas em 16 grupos. O formato inclui fase de grupos, repescagem e mata-mata, garantindo calendário para mais times. Em ambos os cenários, os acessos e rebaixamentos ainda serão definidos, assim como os critérios de classificação via campeonatos estaduais.

As decisões sobre o novo formato do Brasileirão devem ser anunciadas nos próximos meses, podendo mudar o panorama das competições nacionais já a partir de 2027.

Confira também: