Série D: Goleiro do América-RN se emociona e celebra estreia como profissional

Lucas Freitas, de 18 anos, entrou para substituir o expulso Vitor Paiva, e relembrou do pai que não teve oportunidade de vê-lo jogar

Lucas Freitas, de 18 anos, entrou para substituir o expulso Vitor Paiva, e relembrou do pai que não teve oportunidade de vê-lo jogar

0002050516380 img scaled

Natal, RN, 21 (AFI) – O goleiro Lucas Freitas fez sua estreia pelo profissional do América-RN no último domingo e a data com certeza ficará na memória do jovem jogador de 18 anos. Quarto goleiro da equipe profissional, Lucas viajou ao Acre para a partida diante do Galvez-AC como reserva imediato de Vitor Paiva, em razão da impossibilidade de escalação de Ewerton (com Covid-19) e Lucas Gomes (voltou a treinar recentemente após cirurgia na mão).

No entanto, Lucas Freitas precisou entrar em campo aos 21 minutos do primeiro tempo, no lugar do zagueiro Neguete, para substituir Vitor, expulso. Ele ajudou sua equipe a sair com o empate em 1 a 1, válido pelas oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D, e se emocionou ao fim do jogo, lembrando do pai que nunca o viu jogar, pois faleceu vítima de um câncer no início deste ano.

Lucas Freitas estreou pelo América-RN neste domingo (Foto: Alexandre Martins/Agência AFC)

Lucas Freitas estreou pelo América-RN neste domingo (Foto: Alexandre Martins/Agência AFC)

“Eu, com 18 anos, nunca imaginei estar aqui. Quando eu passei no América-RN, eu estava acima do peso e Rodrigo (preparador de goleiros) disse: ‘a gente vai treinar’. Eu fui dizer ao meu pai. ‘Pai, estou precisando de uma luva porque eu passei no América’. Ele olhou e disse: ‘Vá estudar porque o futebol para você nunca vai chegar’. Só virei as costas, fui para o meu quarto e chorei. Passei a noite chorando

“Quando ele me viu viajando para a Copa São Paulo, pediu desculpa e falou: ‘filho, no próximo jogo que você for jogar, eu vou assistir’. Um tempo depois, ele foi ficando fraco e nós descobrimos que ele tinha um câncer, só que estava em estágio avançado. Passou dois meses sofrendo, tomando morfina. No final, não deu para ele assistir a meu jogo”, relembrou, indo às lágrimas.

DESTAQUE

Lucas Freitas foi campeão potiguar sub-17 pelo América-RN em 2019 e eleito o melhor goleiro da competição, além de ter feito parte do elenco que disputou a Copa São Paulo e a Copa do Brasil daquele ano.

Na atual temporada o Lucas Freitas só havia atuado em um jogo, contra o Globo, pela seletiva da Copa do Nordeste Sub-20.

“A gente tem que estar pronto e viajei com essa consciência. O professor Rodrigo (Gomes) sempre passa isso pra gente, que mesmo no banco, no treino, temos que estar ligados. Graças a Deus consegui fazer meu trabalho e ajudar a equipe a voltar pra Natal com um ponto na bagagem”, disse Lucas Freitas.
CONFIANÇA

Para o jogo da volta, no próximo domingo, na Arena das Dunas, o técnico Paulinho Kobayashi não terá Vitor Paiva que cumprirá suspensão e não sabe, ainda, se poderá contar com Ewerton que se recupera em isolamento.

“A entrada do Lucas mostra a competência da nossa Comissão Técnica e do preparador de goleiros, o Rodrigo (Gomes), que tem trabalhado muito forte com esses garotos. Nós também confiamos neles, não só no Lucas como também no Luiz Eduardo, Matheus Bambu, o Rodrygo, são atletas que nós demos a oportunidade de jogarem no profissional. São vários jogadores que não temos aproveitado numa competição difícil”, falou Kobayashi.