SÉRIE D: Finalistas serão definidos em Limeira e Recife

Inter de Limeira x Barra e Santa Cruz x Maranhão decidem neste sábado (20) os finalistas da Série D 2025. Veja como chegam os times.

IMG 3774
Inter de Limeira recebe o Barra e Santa Cruz encara o Maranhão, definindo os classificados para a grande final da Série D. (Reprodução/SCFC)

CAMPINAS, SP, 19 (AFI) – A Série D do Campeonato Brasileiro 2025 chega à reta decisiva neste sábado (20), quando serão conhecidos os dois finalistas da competição. Inter de Limeira e Barra-SC se enfrentam às 16h, no Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira, enquanto Santa Cruz e Maranhão medem forças às 19h30, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Depois de uma campanha sólida e da garantia do acesso para a Série C de 2026, os quatro semifinalistas entram em campo sonhando com um título inédito e a chance de encerrar o ano de forma histórica. Os jogos de ida colocaram catarinenses e pernambucanos em vantagem, mas nada está definido e as torcidas prometem empurrar suas equipes em duelos que valem muito mais que uma vaga na decisão.

O sábado será de grandes públicos e clima de decisão. Em Limeira, a diretoria da Inter aposta em ações promocionais para encher o Limeirão. Já em Pernambuco, a expectativa é de recorde de público na Arena, que pode receber mais de 40 mil tricolores. Em campo, vale o direito de disputar a taça e escrever o nome na galeria de campeões da quarta divisão nacional.

MISSÃO DURA

A missão da Inter de Limeira é das mais difíceis. Depois de perder por 2 a 0 na ida, em Balneário Camboriú, o Leão precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis ou por três ou mais para avançar direto. Esta será a primeira vez na campanha que o time paulista terá de reverter um placar em mata-mata.

Apesar da desvantagem, a equipe treinada por Nestor Gordillo aposta no retrospecto em casa. No Limeirão, foram três jogos de mata-mata na Série D: duas vitórias e um empate, com apoio sempre intenso da torcida. A diretoria lançou promoção de ingressos com meia-entrada mediante doação de 1kg de alimento não perecível, na tentativa de transformar o estádio em um verdadeiro caldeirão.

O Barra chega com moral. O clube catarinense, que já fez história com o acesso inédito à Série C, pode alcançar também sua primeira final nacional. Invicto fora de casa nas fases finais, o time de Eduardo Souza confia na solidez defensiva e na vantagem conquistada na ida, quando venceu com gols de Vavá e Renan Bernabé. Com a possibilidade de perder até por um gol de diferença e ainda assim avançar, o Pescador joga sem pressão, mas com ambição.

CAMINHO ANDADO

Se em Limeira a disputa promete tensão, no Recife a expectativa é de festa. Após vencer o Maranhão por 1 a 0 no Castelão, com gol de Renato, o Santa Cruz pode empatar diante de sua torcida para chegar à decisão. O time Coral já eliminou Sergipe, Altos e América na fase de mata-mata, sempre em duelos equilibrados. Agora, aposta em Thiago Galhardo, artilheiro da equipe com sete gols, e na força de um dos melhores ataques da competição.

O Tricolor pernambucano espera casa cheia. Mais de 30 mil ingressos já haviam sido vendidos até quarta-feira, e a expectativa é superar o público de 42.653 torcedores registrados contra o Altos, nas oitavas. A Arena Pernambuco pode bater recorde de público da Série D e se transformar em um fator decisivo na semifinal.

O Maranhão, por sua vez, chega motivado para tentar reverter a desvantagem. O Quadricolor do Parque Valério Monteiro soma 50% de aproveitamento na competição e vem de eliminações importantes sobre Tuna Luso, Central e ASA. Com Clessione e Ryan inspirados, o time de Marcinho Guerreiro acredita na possibilidade de surpreender fora de casa. Para isso, precisa vencer por um gol para levar aos pênaltis ou por dois para avançar direto.

DECISÃO DUPLA

O sábado definirá os dois finalistas e a ordem dos mandos da grande decisão da Série D 2025. De um lado, Inter de Limeira e Barra disputam um duelo histórico em São Paulo. Do outro, Santa Cruz e Maranhão prometem uma batalha diante de dezenas de milhares de torcedores no Recife.

Independentemente dos resultados, a Série D já cumpre sua vocação de revelar histórias marcantes e abrir caminho para novos protagonistas do futebol brasileiro. Agora, resta saber quem vai transformar o acesso em título e levantar a taça da quarta divisão nacional.

PÓS-JOGO
INT
Inter de Limeira
2 3
BRR
Barra-SC
PÓS-JOGO
STA
Santa Cruz-PE
0 0
MAR
Maranhão-MA