Série D: Brasil realizou primeira final nacional na mesma data de primeiro título

Campeonato Gaúcho de 1919 foi conquistado pelo Xavante no dia 9 de novembro

O dia 9 de novembro já está na história do Brasil muito antes da primeira final nacional disputada pelo Xavante no último domingo. Há 95 anos, em 1919, o Brasil entrou para a histó

0002050042389 img

Pelotas, RS, 11 (AFI) – O dia 9 de novembro já está na história do Brasil muito antes da primeira final nacional disputada pelo Xavante no último domingo. Há 95 anos, em 1919, o Brasil entrou para a história do futebol a conquistar o Rio Grande do Sul e, além disso, se tornar o primeiro campeão gaúcho.

Jogadores do Brasil podem entrar pra história do clube

Jogadores do Brasil podem entrar pra história do clube

Nove anos depois, o estado da bombacha e do chimarrão pode conquistar, novamente, um título nacional, dessa vez a Série D. Desta vez vestindo roupas indígenas, da tribo mais enlouquecida do planeta.

Para fazer história, em um tempo onde a comunicação ainda engatinhava e o transporte era feito a navio, os atletas rubro-negros, liderados por Proença, o artilheiro do Gauchão 1919, saíram a bordo do Vapor Mercedes, foram para a capital do estado e bateram por 5 a 1 o Grêmio. Assim, na primeira edição do Campeonato Gaúcho, o Brasil de Pelotas colocava uma estrela em cima do seu distintivo e cravava firma a flecha de um índio guerreiro.

Agora, 95 anos depois e após tumultuosas histórias que só enobrecem o espírito guerreiro de quem veste vermelho e preto, o Brasil caminha para ser protagonista e conquistar mais um feito inédito. Quer ser o primeiro time pelotense a conquistar um título nacional.

De quebra, acabar com o jejum que dura quase uma década de títulos brasileiros para o Rio Grande do Sul – Grêmio, na Série B de 2005, conquistou o último título nacional para os gaúchos.