Série D: Botafogo-PB treina no gramado do Almeidão visando próximo jogo

Foi realizado um coletivo-apronto, com o treinador aproveitando para testar novas formações

A equipe do Botafogo treinou, na tarde desta sexta-feira, no local do próximo jogo, o Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão. O trabalho teve o comando do técnico Marcelo Vilar.

0002048113766 img

João Pessoa, PB, 04 (AFI) – A equipe do Botafogo treinou, na tarde desta sexta-feira, no local do próximo jogo, o Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão. O trabalho teve o comando do técnico Marcelo Vilar.

0002048113766 img

Foi realizado um coletivo-apronto, com o treinador aproveitando para testar novas formações. O meio-campista Lenílson treinou junto com o grupo, enquanto o atacante Rafael Aidar fez um treinamento físico a parte, mas ambos ainda não estão confirmados entre os relacionados.

A preparação é visando a partida de domingo, que vale a classificação para a Final do Campeonato Brasileiro da Série D 2013. Caso o Belo passe pelo Salgueiro/PE, o clube se tornará o primeiro paraibano a disputar uma Final de Brasileiro.

Para este confronto, o alvinegro da estrela vermelha tem a vantagem e pode até perder por 1 a 0 que se classifica. Empate é bom resultado para o time pessoense e derrota por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

Botafogo e Salgueiro acontece no domingo, às 16h, no Estádio O Almeidão.

Goleiro Fernando é o próximo homenageado
Um dos grandes ídolos que teve a estrela vermelha estampada no peito e que fechou o gol durante anos será o homenageado pela diretoria do Botafogo no próximo domingo. A homenagem acontecerá no Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão.

Na década de 1960, era Fernando Antônio Cavalcante que vestia a camisa de número 1 do alvinegro. O jogador foi formado nas categorias de base do Belo e logo assumiu o posto no time profissional.

O arqueiro foi titular e ajudou a equipe a conquistar os campeonatos de 1968, 1969 e 1970, enquanto jogava no antigo Estádio Olímpico José Américo de Almeida, o atual Cief. Fernando chegou a ser cobiçado por grandes clubes do país, mas permaneceu em João Pessoa.

O ex-jogador receberá das mãos do vice-presidente do Botafogo, Francisco de Assis, e do vice-presidente do Departamento Amador, Francisco Di Lorenzo Serpa, uma camisa com seu nome gravado nas costas e um Diploma de Honra ao Mérito.

Confira as palavras do vice-presidente do Departamento Amador, Francisco Di Lorenzo Serpa
A década era a de 1960. O país vivia um regime de exceção, onde as forças armadas ditavam e comandavam a nação. A jovem guarda lotava os palcos dos teatros e os programas ao vivo de televisão, onde o Rei Roberto Carlos comandava as jovens tardes de domingo.

O homem tornava um sonho realidade: A conquista da Lua, depois de anos de pesquisas e estudos por astronautas russos e americanos. O Brasil era bicampeão mundial de futebol e se preparava para a conquista definitiva da taça Julius Rimet.

No antigo Estádio Olímpico José Américo de Almeida, hoje Cief, um jovem goleiro surgia nas categorias de base do Botafogo Futebol Clube, de nome Fernando Antônio Cavalcante, o popular FERNANDO.

Ele logo mostrou suas qualidades e, ainda nas categorias de base, também participava dos jogos do time profissional, pois o seu contrato com o clube era de amador, na época chamado de gaveta.

E logo ele assumiu a titularidade do time profissional, sagrando-se tricampeão do estado nos anos seguidos de 1968, 1969 e 1970. Jogando ao lado de várias feras e por que não dizer lendas do nosso time, como Lúcio Mauro, Lando, Valdo e Zezito, NININHO, Valdeci Santana, Dissor, Chico, Lelé e Pibo.

Era uma época do futebol arte. Pouquíssimo dinheiro e muita dedicação. Fernando fez escola no time, pois os jovens goleiros daquela época gostavam de imitá-lo, inclusive o seu irmão Américo, que também foi goleiro e também do Belo.

Quando aqui esteve jogando, o Santos de Pelé não só tinha olhos para Ferreira como também para Fernando, que por causa de uma contusão não jogou aquele histórico jogo dos 999 gols do Rei.

Também foi pretendido pelo esquadrão do Ceará Sporting; Sport do Recife e sondado para testes nos grandes times cariocas, como Vasco e Flamengo.

É torcida paraibana, domingo antes do jogo decisivo contra o Salgueiro de Pernambuco, iremos homenagear um grande goleiro que passou pelo nosso alvinegro da estrela vermelha, FERNANDO ANTONIO CAVALCANTE, e que nos proporcionou muitas alegrias.

Em nome da Diretoria Executiva do Botafogo Futebol Clube, em especial do Presidente Nelson Lira Filho, agradecemos a sua dedicação e amor ao time mais vezes campeão!

Obrigado, FERNANDO!

Francisco Di Lorenzo Serpa

Vice-presidente Social