Série C: Volta Redonda denuncia racismo em derrota para Ypiranga: “Bando de macacos”

Voltaço está na terceira colocação do Grupo B, com 23 pontos, um acima do Canarinho, que fecha a zona de classificação às quartas

Voltaço está na terceira colocação do Grupo B, com 23 pontos, um acima do Canarinho, que fecha a zona de classificação às quartas

0002050406203 img

Erechim, RS, 05 (AFI) – Mais um caso de racismo foi registrado no futebol nacional. Agora, em Erechim (RS): na tarde de sábado, o Volta Redonda foi ao Colosso da Lagoa e perdeu para o Ypiranga, por 2 a 0, 15.ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Durante o jogo, os visitantes foram chamados de “Bando de Macacos”.

“Aos 16 minutos do segundo tempo, paralisei a partida, pois percebi um princípio de tumulto atrás do banco de reservas (entre os atletas reservas da equipe do Volta Redonda e alguns torcedores da equipe do Ypiranga que estavam atrás do alambrado). Foi quando me dirigi à linha lateral mais próxima do ocorrido, onde o preparador físico da equipe do Volta Redonda, o sr. Paulo César Fagundes Borges me relatou que o torcedor Narcísio Felipe Volpato se dirigiu com as seguintes palavras aos jogadores reservas que estavam em aquecimento: ‘Vocês são um Bando de Macacos'”, relatou o árbitro Marcos Mateus Pereira (MS) na súmula.

“Informo que a identificação do torcedor foi feita pela Polícia Militar, que retirou o referido torcedor de imediato do estádio. Informo que, após o termino da partida, o preparador físico da equipe do Volta Redonda disse a mim que iria se dirigir até uma unidade móvel da brigada militar que estava no estádio para lavrar boletim de ocorrência contra o torcedor acima citado”, completou o juiz.

Foto: Brayan Brandão/Ypiranga FC

Foto: Brayan Brandão/Ypiranga FC

O clube do Vale do Paraíba Carioca, diferentemente do time gaúcho, já se manifestou e lamentou o ocorrido.

“O Volta Redonda FC vem a público repudiar os atos de injúria racial que os seus jogadores e a sua comissão técnica sofreram durante a partida diante do Ypiranga-RS, disputada nesse sábado, dia 3, em Erechim-RS. A atitude lamentável de parte da torcida gaúcha foi registrada pelo árbitro da partida na súmula do jogo. O departamento jurídico do Esquadrão de Aço está estudando as medidas cabíveis e espera que o caso tenha a devida atenção das autoridades. Por fim, é inaceitável que, em pleno século 21, ainda precisamos lembrar que somos todos iguais e que o preconceito não deve existir. #EuSouVoltaço#EsquadrãoDeAço”, escreveu a equipe carioca nas redes sociais.
MOMENTO
As duas equipes estão dentro da zona de classificação para as quartas de final da Série C. O Voltaço ocupa a terceira colocação do Grupo B, com 23 pontos, um acima do Canarinho, que fecha o G4.