SÉRIE C: Visitantes entram em campo com vantagem na decisão do acesso

Bragantino, Náutico, Santa Cruz, Operário-PR, Botafogo-SP e Botafogo-PB buscam uma vaga na Série B

Bragantino, Náutico, Santa Cruz, Operário-PR, Botafogo-SP e Botafogo-PB buscam uma vaga na Série B

0002050336606 img

Campinas, SP, 24 (AFI) – Três acessos à Série B de 2019 serão definidos neste domingo, com a disputa de três partidas da rodada de volta das quartas de final da Série C, valendo também a classificação às semifinais. O cenário é favorável aos visitantes, que fizeram a lição de casa nos jogos de ida e entrarão em campo em vantagem. A melhor situação é a do Bragantino, que vem de uma vitória por 3 a 1 sobre o Náutico, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Os dois voltam a se encontrar a partir das 17 horas, na Arena Pernambuco. Com o triunfo no primeiro jogo, o Bragantino garante o acesso mesmo se perder por um gol de diferença. Como gols marcados fora de casa não contam como critério de desempate, o Náutico precisa vencer por dois gols para levar a decisão aos pênaltis. Para avançar direto, é necessário conquistar uma vantagem de três gols.

player

CAUTELA DO BRAGA
Apesar do cenário positivo, o técnico Marcelo Veiga e todo elenco do time paulista pregam cautela, até pelo histórico recente de eliminações. Nos dois mata-matas com ida e volta que disputou na atual temporada, a equipe venceu o primeiro jogo em casa e perdeu o segundo fora. Assim ocorreu contra o Corinthians no Paulistão, com uma derrota por 2 a 0 após vitória por 3 a 2, e contra o Vitória na Copa do Brasil, com uma derrota por 3 a 0 após triunfo por 1 a 0.

Caso a frustração dos outros dois torneios não se repita, o Bragantino conquistará o retorno à Série B após dois anos jogando a terceira divisão nacional. O Náutico, por sua vez, caiu no ano passado e busca um retorno rápido.

EM RIBEIRÃO PRETO
Além do time de Bragança Paulista, o Estado de São Paulo pode ter um acesso também com o Botafogo-SP, que enfrenta o Botafogo-PB às 19 horas, no Santa Cruz. O time de Ribeirão Preto, no entanto, vive uma situação mais complicada e terá que reverter uma derrota por 1 a 0 sofrida em João Pessoa, no jogo de ida.

Foto: Raul Ramos / Ag Botafogo

Foto: Raul Ramos / Ag Botafogo

Sem disputar a Série B desde 2002, a equipe tricolor precisa vencer por uma vantagem de dois gols para conquistar o acesso direto e por um gol para levar a decisão aos pênaltis.

Qualquer empate garante a vaga para o xará paraibano, que jogou a segunda divisão pela última vez em 1989.Para buscar o resultado, o Botafogo-SP precisará encerrar um tabu que já dura cerca de três anos.

Nos últimos três mata-matas que disputou, o time não conseguiu marcar gols. Dois foram no Paulistão, contra o Santos em 2018 e contra o Corinthians em 2017. O outro foi na Série C de 2016, quando chegou às quartas e perdeu o acesso para o ABC. Apesar disso, na atual edição da terceira divisão, conquistou oito vitórias por uma vantagem de dois ou mais gols, além de estar invicto no Santa Cruz.

EM PONTA GROSSA
Outro acesso vai sair do confronto entre Operário-PR e Santa Cruz, que se enfrentam às 15 horas, no Germano Krüger, em Ponta Grossa. Na partida de ida, o time pernambucano fez valer o mando de campo e venceu por 1 a 0, no Arruda, em Recife.

Com a vitória no primeiro jogo, o Santa entrará em campo precisando de um empate para garantir o retorno à Série B, competição na qual foi rebaixado em 2017, um ano após a queda na Série A, em 2016. O Operário, que não joga a segunda divisão desde 1991, precisa vencer por um gol para decidir nos pênaltis e por dois gols para avançar no tempo normal.

player

Enquanto o time pernambucano tenta se reencontrar após uma série de quedas, a equipe de Ponta Grossa faz o caminho inverso e vive um momento de reconstrução. Os operarianos estão em ascensão desde o segundo semestre de 2017, quando conquistaram o acesso à Série C e faturaram o título da Série D. Na atual temporada, foram campeões da Segunda Divisão Paranaense e voltaram à elite.

SEGUNDA-FEIRA
O último acesso será definido apenas na segunda-feira, quando Atlético-AC e Cuiabá se enfrentam às 21 horas, no Florestão. O jogo de ida foi vencido por 2 a 0 pelos cuiabanos, na Arena Pantanal.

Próximos Jogos
Operário-PR x Santa Cruz
26/08/2018 15:00
Náutico-PE x Bragantino
26/08/2018 17:00
Botafogo x Botafogo-PB
26/08/2018 19:00
Atlético-AC x Cuiabá-MT
27/08/2018 21:00