Série C: Times que decidem como visitantes têm o mesmo número de acessos que mandantes
Desde 2009, foram dez acessos para times que decidiram em casa e outros dez para times que decidiram fora
O site Sr.Goool fez um levantamento que revelou um equilíbrio de dez acessos de mandantes e dez acessos de visitantes.
Campinas, SP, 07 (AFI) – Na teoria, um time que decide um mata-mata de dois jogos em casa teria uma certa vantagem sobre o adversário. Mas o retrospecto da Série C do Campeonato Brasileiro, de 2009 até agora, prova que o local da decisão não é tão decisivo quanto parece. O site Sr.Goool fez um levantamento que revelou um equilíbrio de dez acessos de mandantes e dez acessos de visitantes. O ano de 2011 teve um regulamento diferente, com duas fases de grupo e final, sem mata-mata. Por isso não entrou na conta.
O equilíbrio não reflete o que aconteceu em cada ano da competição. Na temporada de 2012, por exemplo, a supremacia foi dos times que decidiram como visitantes. Chapecoense, Icasa, Oeste e Paysandu conseguiram o acesso à Série B jogando fora de casa. Já em 2010, subiram três times que fizeram o segundo jogo como mandantes. O Salgueiro foi o único visitante que se deu bem, enquanto ABC, Criciúma e Ituiutaba (hoje Boa Esporte) fizeram valar o fator casa.
Em 2013, a história foi a mesma que em 2010. O Sampaio Corrêa foi a exceção, conseguindo o acesso fora de casa. Enquanto isso, Luverdense, Santa Cruz e Vila Nova chegaram à segunda divisão após partida jogada em seus estádios.
No ano passado, predominou o equilíbrio. Macaé e Paysandu subiram após um jogo fora de casa, enquanto CRB e Mogi Mirim conquistaram o acesso como mandantes. Em 2009 também foram dois para cada lado. América e Icasa contando com o apoio da torcida, ASA e Guaratinguetá se classificando diante dos torcedores rivais.
Na temporada atual, Fortaleza, ASA, Londrina e Portuguesa terão a teórica vantagem de decidir seu futuro em casa. Assim Brasil-RS, Tupi, Confiança e Vila Nova farão sua decisão longe dos torcedores.
Dos jogos já realizados, o Tupi abriu uma diferença de dois gols sobre o Fantasma de Arapiraca. Assim, os alagoanos, que decidem em casa, precisam de uma vitória por mais de dois gols para conseguirem o acesso. Em Aracaju, Confiança e Londrina não saíram do 0 a 0. Nesta quarta-feira, a Lusa visitará o Vila Nova, em Goiânia. Por fim, no sábado, o Leão do Pici desafiará o Brasil, em Pelotas.





































































































































