Série C: Relembre as ascensões meteóricas do Novorizontino no Paulistão e no Campeonato Brasileiro em apenas dez anos

Como a Série D do ano passado terminou apenas no ano atual, o Tigre conquistou dois acessos seguidos no período de 10 de janeiro até ontem, dia 7 de novembro, ou seja, menos de 10 meses

WhatsApp Image 2021 11 07 at 17.09.421 1
Para ficar com o acesso, o Novorizontino venceu o Manaus

Novo Horizonte, MG, 08 (AFI) – Apesar de ter sido fundado em 1º de março de 2010, o Grêmio Novorizontino disputou pela primeira vez a Série B do Campeonato Paulista de Futebol (equivalente à 4ª divisão), apenas em 2012. Isso, após firmar parceria com o Paulínia FC, equipe da cidade homônima que não pôde disputar a Bezinha, devido a problemas com a prefeitura, dona do estádio da cidade.

NO PAULISTA: TRÊS ACESSOS EM QUATRO ANOS
Nos 28 jogos da Bezinha de 2012, o clube de Novo Horizonte conquistou 17 vitórias, oito empates e sofreu apenas três derrotas – duas delas ainda na primeira fase. Invicto por 17 partidas seguidas, o Tigre conquistou então seu primeiro acesso, no dia 30 de setembro: Série A3 de 2013.

Na primeira participação na Série A3 do Estadual, não passou da primeira fase, terminando na 14ª colocação, com 22 pontos de 7 vitórias e um empate.
Mas, no ano seguinte, com ótima campanha, terminou a primeira fase como vice-líder, com 34 pontos de 9 vitórias e 7 empates. E, na fase seguinte, como líder do Grupo 3, somou 12 pontos de 3 vitórias e 3 empates, garantindo o acesso à Série A2-2015 com uma rodada de antecedência e tendo o melhor ataque da competição, com 54 gols marcados (média de 2 por jogo).

Chegou então à fase final, vencendo os dois jogos decisivos diante do Independente de Limeira: 4 a 0 na ida em Limeira e 1 a 0 na volta em Novo Horizonte, sagrando-se campeão – primeiro título no futebol profissional.

E, em sua primeira participação na Série A2 (2015) não decepcionou, pois com 11 vitórias e 3 empates, somando, portanto, 36 pontos, sagrou-se vice-campeão e conquistou seu terceiro acesso: à elite do futebol paulista em 2016.

Pela máxima divisão do futebol paulista, o conhecido Paulistão, o clube de Novo Horizonte estará participando pela sétima vez consecutiva. Conquistou o acesso à máxima divisão estadual como vice-campeão da Série A2 de 2015 e nunca foi rebaixado.

Nas seis participações, sempre teve o Palmeiras em seu grupo, mas conseguiu chegar às quartas de final com o Verdão em três oportunidades: 2017, 2018 e 2019, mas, em todas, não conseguiu avançar às semifinais.

CAMPEÃO DO TROFÉU INTERIOR
Na edição do Paulistão deste ano, acabou classificado para o torneio Troféu Interior e, com vitórias diante do Ituano (2×0) e Ponte Preta (4×0), conquistou o título.

NO NACIONAL: DA SÉRIE D À SÉRIE B EM 10 MESES
A primeira participação do Grêmio Novorizontino na Série D do Brasileiro se deu em 2018, quando terminou a fase inicial como vice-líder do Grupo A13, somando 9 pontos de duas vitórias e três empates e se classificando para a fase seguinte. No mata-mata desta fase, passou pelo Macaé-RJ, com duas vitórias: 2 a 1 no Jorjão e 1 a 0 no Rio de Janeiro. Porém, na terceira fase, foi eliminado pelo Linense, com derrota por 3 a 2 em Lins; e empate por 2 a 2 no Jorjão.

No ano seguinte, integrou o Grupo A14 e terminou a fase inicial como líder invicto, somando 14 pontos de 4 vitórias e dois empates. Porém, no mata-mata da fase seguinte acabou eliminado pelo Boavista-RJ: venceu por 1 a 0 em Saquarema-RJ e perdeu pelo mesmo placar no Jorjão. E, na cobrança dos pênaltis, nova derrota: 4 a 2.

E, na edição do ano passado, integrando o Grupo A8 na fase inicial, também foi líder com 31 pontos de 9 vitórias e 4 empates. Na segunda fase, eliminou o FC Cascavel: derrota por 1 a 0 no Paraná e vitória por 3 a 0 no Jorjão. Nas oitavas de final, passou também pelo Goiânia, empatando por 1 a 1 em Goiânia e goleando por 4 a 0 no Jorjão.

O acesso à Série C deste ano de 2021, ocorreu nas quartas de final, fase que foi realizada no início deste ano, em razão da paralisação por conta da pandemia do Covid. Foram duas vitórias no mata-mata contra o Fast Clube: 1 a 0 na Arena Amazônia, dia 03/01; e, 3 a 0 no Jorjão, dia 10/01.

Participando neste ano pela primeira vez da Série C do Brasileiro, na fase inicial teve a melhor campanha da história dessa competição no novo formato – líder do Grupo B, com 39 pontos de 12 vitórias e três empates, melhor defesa e segundo melhor ataque. E, a conquista do acesso à Série B veio como vice-líder do quadrangular final do Grupo D, somando 9 pontos de 3 vitórias.

Portanto, como a Série D do ano passado terminou apenas no ano atual, o Tigre conquistou dois acessos seguidos no período de 10 de janeiro até ontem, dia 7 de novembro, ou seja, menos de 10 meses.

Colaboração: Roberto Santana

Confira também: