Série C: Julgamentos no STJD podem definir dupla rebaixada no Grupo B. Entenda!

Duque de Caxias e Betim serão julgados nesta quinta e podem ser rebaixados

Ainda restam quatro rodadas para o término da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, mas os dois times rebaixados do Grupo B podem ser definidos nesta quinta-feira, quando o Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)

0002048107898 img

Campinas, SP, 18 (AFI) – Ainda restam quatro rodadas para o término da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, mas os dois times rebaixados do Grupo B podem ser definidos já nesta quinta-feira, quando o Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) , do Rio de Janeiro, julgará dois clubes: Duque de Caxias e Betim.

0002048107908 img

O Portal Futebol Interior estará acompanhando os dois julgamentos nesta quinta-feira, direto do Rio de Janeiro, com o repórter Wellington Campos (foto), que faz a cobertura do dia-dia- do futebol carioca por uma rede de emissoras do Brasil, essencialmente a Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (MG).

DUQUE COM JOGADOR IRREGULAR
O time carioca estará no Tribunal para se defender de uma acusação relacionada à escalação irregular do atacante Rafinha – teria atuado de forma irregular em quatro partidas. Na primeira instância, o Duque foi punido com a perda de nove pontos, mas entrou com recurso. Agora, a mesma punição poderá ser imposta novamente.

Se isso acontecer, os cariocas caem da penúltima posição, com 12 pontos, para a lanterna, com apenas três. E ficaria a sete pontos do Grêmio Barueri, que assumiria o seu posto, e a 12 pontos do Crac de Catalão, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Ou seja: só um milagre o livraria do descenso à Série D – Quarta Divisão Nacional – em 2014.

CASO BETIM

0002048107898 img

No caso do Betim, o clube é acusado de ter entrado na Justiça Comum, sem ter esgotado todas as instâncias na esfera desportiva, para se livrar de uma punição da Fifa. Isso tudo por causa de uma dívida com o Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal. Os valores são desconhecidos.

A punição para ações como esta é a exclusão do campeonato em que está participando. Mas, de acordo com o clube mineiro, ele só foi à Justiça Comum pois não tinha mais opções, já que o CAS tinha determinado a punição.

Por isso, caso Betim saia da competição, e o Duque de Caxias perca nove pontos, os dois rebaixamentos da chave estarão definidos. E quem ganha com isso é o Grêmio Barueri, atualmente o último colocado. O time paulista não faz boa campanha, mas pelas circunstâncias estaria representando o Estado de São Paulo na Terceirona de 2014. Isso porque não pode mais alcançar o G4 – grupo de classificação à próxima fase.

JUSTO OU INJUSTO
O Crac seria outro beneficiado, já que tem 15 pontos, três a mais que o Duque, com 13. Ainda assim, o time goiano não merecia o descenso, já que evoluiu desde a chegada do técnico Mauro Ovelha. Com ele até houve expectativa por classificação, esta que pôde ter sequência devido a derrota do último final de semana para o Caxias, por 3 a 0.

Mas outros clubes poderiam ser prejudicados, porque se o Betim perder todos os pontos disputados, quem somou pontos contra ele perderia pontos. É o caso do Guarani, de Campinas, que cairia para quinto lugar, saindo do G4 – zona de classificação. O presidente Álvaro Negrão, desde o início da semana, discute com os advogados de seu corpo jurídico uma forma de participar deste julgamento como terceiro interessado.

“Não se pode punir um clube, como o Guarani, que não cometeu nada irregular. É preciso ter isonomia”, afirmou, de forma inteligente, Álvaro Negrão.