Série C: Fifa homenageia o Guarani por título Brasileiro de 78
O Bugre é o único time do interior do Brasil a ser campeão Nacional
Campinas, SP, 13 (AFI) – O dia é de festa para a torcida bugrina. Há 35 anos o Guarani era campeão Brasileiro e se tornava o único time do interior do país a ter uma conquista deste porte. Por isso, até mesmo a Fifa reservou, nesta terça-feira, um espaço em seu site oficial para lembrar da conquista alviverde.
Uma reportagem conta a trajetória do Bugre até à grande decisão. A começar pelos tradicionais times na época que eram considerados favoritos ao título, como Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo, todos estes em alta com bons jogadores, caso de Reinaldo, Palhinha e Zico, ambos citados.

Depois veio a crise financeira que circulou pelo lado do Brinco de Ouro e que obrigou o clube a vender jogadores e contratar um técnico menos badalado, na época o desconhecido Carlos Alberto Silva. Além disso, quatro jogadores foram colocados da base ao profissional: Odair, Tadeu, Gersinho e Careca.
Aliás, Careca foi o jogador mais lembrado na matéria. A Fifa, como muitos bugrinos, tratam o ex-jogador como o heroi da conquista. Na final foi ele quem roubou a bola de Beto Fuscão e aproveitou o rebote de Gilmar para balançar as redes.
“Foi muito difícil no começo do campeonato. Não éramos ninguém e nosso técnico não era conhecido, mas o que nos faltava em fama e experiência nós compensamos com união e dando nosso máximo. Sempre acreditamos que era possível. Nunca esquecerei aquela final. Depois, as pessoas passaram a esperar que meus times ganhassem e que eu marcasse, mas na época era diferente. Por isso, fazer o gol do título contra um time grande como o Palmeiras me encheu de alegria. Foi quando tudo começou para mim”, comentou Careca, ao site.
Confira a matéria especial do Portal FI sobre o título do Bugre em 78!





































































































































