Série C: Criciúma repete 2009 e agora foca apenas em não ser rebaixado

Após 16 das 18 rodadas da primeira fase, a equipe carvoeira aparece na sétima colocação do Grupo B, com 17 pontos

Após 16 das 18 rodadas da primeira fase, a equipe carvoeira aparece na sétima colocação do Grupo B, com 17 pontos

0002050508992 img

Criciúma, SC, 23 (AFI) – Em 2020, o Criciúma-SC disputa a Série C do Campeonato Brasileiro apenas pela quarta vez. Conquistou o título em 2006 e o acesso em 2010. Em 2009, porém, ficou perto de ser rebaixado, situação que se repete na atual temporada.

Há 11 anos, a primeira fase da Série C tinha um formato distinto. Eram 20 clubes distribuídos em quatro chaves com cinco times – os dois melhores de cada uma delas avançavam ao mata-mata, que subia os quatro semifinalistas, enquanto os lanternas eram rebaixados à Série D.

Foto: Celso da Luz/Criciúma - Foto: Celso da Luz/Criciúma

Foto: Celso da Luz/Criciúma

O Criciúma ficou no Grupo D, ao lado de Caxias-RS, Brasil de Pelotas-RS, Marília-SP e Marcílio Dias-SC. Após dez rodadas e oito jogos para cada equipe, os ‘carvoeiros’ ficaram na quarta colocação, com sete pontos, quatro a mais do que os ‘marinheiros’.

Nesta temporada, que começou com duas vitórias e um empate em três rodadas, o cenário se repete. Após 16 das 18 rodadas da primeira fase, o Criciúma é sétimo colocado, com 18 pontos, quatro a mais do que São Bento-SP e Boa Esporte-MG, integrantes da zona de descenso.

Nas duas últimas e vitais partidas, os ‘tricolores’ vão enfrentar o São José-RS, às 15h de sábado (28), no Passo D’Areia, em Porto Alegre (RS), e o Brusque-SC, às 19h de sábado (5 de dezembro), no Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).