Série C: Ambiciosa, Federação Pernambucana acredita no retorno do Santa Cruz
Neste ano, Santa Cruz e Sport devem conquistar acessos na Série C e B, respectivamente
Recife, PE, 01 (AFI) – A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) encerrará 2014 tendo o que comemorar. Isso por conta do provável acesso do Santa Cruz na Série C, e o retorno do Sport ao Brasileirão de 2014. O único que termina em baixa é o Náutico, virtualmente rebaixado na Série A.
Em contato com o Portal FI, o presidente da entidade, Evandro Barros Carvalho (foto abaixo), vê com bons olhos o momento do futebol Estadual, mas deixa claro que o seu objetivo é colocar dois grandes clubes na Primeira Divisão, e ter pelo menos outro na Série B. Isso para que todos sejam valorizados e recebam incentivos de patrocinadores.
Sobre o Santa Cruz, Evandro disse que o time merece tal conquista, isso por causa de sua marca e identidade. Para ele, passou da hora de o Tricolor retornar à Série B, já que ostenta uma das melhores médias de público do país. E claro, um elenco qualificado, se comparado com outros rivais.
“Ao lado de Corinthians e Flamengo, o Santa Cruz tem uma das melhores médias de público do ano. Aliás, no final de semana pode bater o recorde de público em todos os estádios brasileiros. Um time com este retrospecto não merece ficar na Série C. Por isso, estamos acreditando no acesso de domingo”, disse.

O presidente da Federação ainda comentou sobre a nova fórmula do Campeonato Pernambucana de 2014. Ele diz que a entidade procurou “europeizar” o Estadual, isso para dar mais calendário aos times do interior, assim como é feito nas principais competições da Europa.
“Procuramos europeizar o Pernambucano. Os times do Interior ficam muito tempo sem calendário, por isso, com esse novo modelo eles jogarão mais, e darão mais emprego a profissionais que dependem do futebol. Além de poderem revelar mais jogadores, que aqui no Pernambuco se tornou frequente”, comentou.
Recentemente, alguns atacantes ficaram conhecidos por vestirem mais de uma camisa pernambucana. Casos dos atacantes Paulista e Fabrício Ceará; e do volante Josa. O primeiro surgiu no Porto, de Caruaru, e depois foi para o Sport. Ceará é ídolo no Salgueiro, mas no ano passado vestiu a camisa do Santa Cruz. E Josa, por sua vez, também se destacou pelo Carcará, e neste ano jogou pelo Náutico o Brasileirão.
“O futebol do Interior tem que ser valorizado. O Salgueiro é um clube figurou na Série B e até o ano passado estava na Série C. O Central é um time histórico e tradicional, e que sempre que pode dá trabalho para os considerados grandes. Queremos que isso se torne frequente, até para dar mais competitividade”, enfatizou Evandro.
Fórmula de disputa
O Pernambucano 2014 será realizado em dois turnos. No primeiro, Ypiranga, Central, Pesqueira, Serra Talhada, Chã Grande, Porto, Salgueiro, Campeão da Série A2 e vice-campeão da Série A2 jogarão entre si em ida e volta. Ao final, os três primeiros se classificarão para a disputa do hexagonal do título (segundo turno) e o campeão, que receberá o Troféu Miguel Arraes de Alencar conquistará a vaga no Campeonato Brasileiro da Série D – caso esse time seja o Salgueiro, o segundo lugar ficará com a vaga.
O segundo turno será dividido em dois hexagonais. Os três clubes mais bem posicionados se juntarão a Santa Cruz, Sport e Náutico, que disputam a Copa do Nordeste. Os quatro primeiros lugares passam para as semifinais. O primeiro enfrentará o quarto e o segundo jogará contra o terceiro. Os vencedores disputarão as finais.
Portal FI nos Estaduais
O Portal FI é o único que acompanha mais de 500 clubes, além de todos os 27 Estaduais do país. Noticiário completo e o Placar Ao Vivo de todos os jogos. Tudo em tempo real. São mais de 80 milhões de page-views por mês! Com 3 milhões de visitantes únicos/mês.





































































































































