Série B: Disputa contra o rebaixamento envolve quatro clubes

O Voltaço, que amargou sua quarta derrota consecutiva, confirmou a queda ao permanecer com 34 pontos

A disputa promete ser acirrada até o último minuto da Série B, especialmente entre Amazonas, Ferroviária, Athletic e Botafogo-SP

Risco de rebaixamento Serie B 2025 1
O Pantera bateu o Amazonas e deixou o Z4 - Foto: João Victor Menezes de Souza / Agência Botafogo

Campinas, SP, 11 (AFI) – A reta final da Série B do Campeonato Brasileiro 2025 promete fortes emoções na parte de baixo da tabela. Com o Volta Redonda matematicamente rebaixado após a 36ª rodada, quatro equipes seguem lutando para escapar das duas vagas restantes na zona da degola.

O Voltaço, que amargou sua quarta derrota consecutiva, confirmou a queda ao permanecer com 34 pontos, número insuficiente para alcançar o Athletic Club, primeiro fora do Z-4 com 40 pontos e 11 vitórias.

O time fluminense se junta ao Paysandu, que já havia tido o rebaixamento confirmado anteriormente, e ambos disputarão a Série C em 2026.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

SITUAÇÃO CRÍTICA

Logo acima, o Amazonas vive situação crítica. Após a derrota por 1 a 0 para o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, o clube de Manaus chegou a 98,39% de risco de rebaixamento, segundo as projeções estatísticas. Com apenas duas rodadas restantes, o time amazonense não depende mais apenas de seus resultados para evitar a queda.

A Ferroviária também segue ameaçada. A equipe de Araraquara perdeu por 2 a 1 para o Athletic, em confronto direto, e teve o maior aumento de risco na rodada, subindo para 50,54% de probabilidade de rebaixamento.

QUASE SALVOS

Por outro lado, o Athletic Club conquistou um importante respiro ao vencer esse duelo. O triunfo fez o time mineiro reduzir suas chances de queda de 53,80% para 26,14%, reacendendo a esperança de permanência na Série B.

O Botafogo-SP, que superou o Amazonas, também deu um passo importante rumo à salvação. Com a vitória, o clube de Ribeirão Preto diminuiu seu risco de rebaixamento em 31,67 pontos percentuais, ficando com 24,61% de chance de cair. Já o Operário-PR aparece com apenas 0,32% de probabilidade de queda, praticamente livre da ameaça.

Confira as projeções após a 36ª rodada da Série B

Risco de rebaixamento Serie B 2025

Confira também: