Série B: Ponte Preta valoriza importância do Dia Internacional da Mulher Negra

A Ponte não poderia deixar de comemorar essa data e exaltar todas as mulheres negras frequentadoras e torcedoras

Nesta segunda-feira, dia 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

ponte mulher
Ponte Preta celebra Dia Internacional da Mulher Negra (Arte: Divulgação / AAPP)

Campinas, SP, 25 (AFI) – Nesta segunda-feira, dia 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para a Ponte Preta, primeira Democracia Racial do Futebol Brasileiro (com negros no time e entre os fundadores desde a criação da instituição, em1900), o dia de hoje significa comemorar toda a nossa trajetória, porque nossos passos na luta pela igualdade vêm de longe.

É enorme a importância da mulher negra nos espaços de poder, entre os quais os do futebol, onde também nos fazemos presentes, e a Ponte não poderia deixar de comemorar essa data e exaltar todas as mulheres negras frequentadoras e torcedoras.

É preciso que haja o enfrentamento ao racismo, discriminação racial e sistemática violação da cidadania e da humanidade. É isso que nos ensina a criação 25 de julho como Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Essa data de visibilidade internacional serve como reflexão e também protesto sobre as condições de vida das mulheres.

Você, mulher negra, acredite na sua força, na sua essência. Busque seus espaços, que são de direito. E em especial, você negra pontepretana, venha ao estádio e mostre seu amor pelo clube. Juntas nós somos mais fortes e mais resistentes. Acredite em você.

PONTE PRETA PIONEIRA

ponte preta 3
Diretora Executiva da Ponte Preta, Lucimara Ferreira (Foto: Arquivo Pessoal)

Lucimara Ferreira é advogada, conselheira estadual da OAB e é a primeira mulher negra a ocupar um cargo de Diretoria Executiva da Ponte Preta nos mais de 120 anos de história do clube.

Confira também: