Ponte Preta faz 122 anos e diretoria solta carta à primeira democracia racial do futebol

Clube mais antigo do Brasil, Ponte Preta é também a primeira democracia racial do futebol brasileiro

Dentre as conquistas, a Ponte Preta foi vice-campeã da Copa Sulamericana. Foi também sete vezes vice-campeã do Campeonato Paulista, sendo o clube do Interior Paulista com mais finais na elite do futebol de São Paulo.

Moisés Lucarelli, estádio da Ponte Preta
Estádio Moisés Lucarelli, palco do Dérbi 205

Campinas, SP, 11 (AFI) – A Ponte Preta comemora 122 anos nesta quinta-feira com o orgulho de ser o clube mais antigo do Brasil e ter em sua história o fato de ser a primeira democracia racial do futebol brasileiro. A diretoria da Macaca publicou nas redes sociais uma carta lembrando da data do clube que segue em plena recuperação na Série B do Campeonato Brasileiro.

A carta foi assinada por Marco Antônio Eberlin, que assumiu a presidência da Ponte Preta em novembro de 2021 com um discurso de apaziguamento político e foco na reorganização financeira.

CARTA

PONTE PRETA 122 ANOS
Ponte Preta faz 122 anos e diretoria solta carta à primeira democracia racial do futebol 10

HISTÓRICA

Torcida Majestoso
Ponte Preta faz 122 anos e diretoria solta carta à primeira democracia racial do futebol 11


A Ponte Preta foi fundada em 11 de agosto de 1900 por alunos do Colégio Culto à Ciência e por estudantes universitários de Campinas que estudavam na Europa, onde o futebol era praticado de forma inédita.

Um dos fundadores da Macaca foi Miguel do Carmo, um negro que também foi jogador da equipe e é considerado o primeiro atleta negro do futebol. Há a suspeita de que outros atletas negros fizeram parte dos primeiros anos, junto de Miguel, mas a falta de documentação atrapalha na apuração.

CONQUISTAS


Dentre as conquistas da Ponte Preta mais expressivas está a campanha de 2013, quando a Ponte Preta foi vice-campeã da Copa Sulamericana. Sete vezes vice-campeã do Campeonato Paulista, a Macaca é o clube do Interior Paulista com mais finais na elite do futebol de São Paulo.

PONTE SULAMERICANA
Ponte Preta faz 122 anos e diretoria solta carta à primeira democracia racial do futebol 12

CRAQUES


O clube é também conhecido por ser formador de jogadores ao longo de sua história, principalmente goleiros, zagueiros e volantes. Dentre eles os goleiros Carlos, Waldir Peres, Alexandre Negri, Aranha, Lauro, Dênis, Ivan e tantos outros.

Muitos zagueiros também foram revelados, como Oscar, Polozzi, Juninho, Fabio Luciano, André Cruz e outros. Dentre os atacantes que fizeram história  estão Sabará, Washington, Luis Fabiano e Oswaldo.

Meio-campistas importante para o futebol foram revelados também pela Ponte Preta como Dicá, Chicão, Manfrini e Teodoro, além de outros que apareceram para o futebol com a camisa alvinegra, incluindo Mineiro, Marco Aurélio, Wanderlei e tantos outros.

Confira também: