SÉRIE B: Mandantes dominam, cai último invicto e Verdão reassume a ponta

A Chapecoense conheceu a primeira derrota e perdeu a liderança para o Palmeiras

A 11ª rodada, que aconteceu toda nesta terça-feira, começou com domínio dos mandantes. Dos dez jogos, nada menos que oito terminaram com vitória dos donos da casa: Oeste, Avaí, Ceará, América-RN, América-MG, Palmeiras, São Caetano e Paysandu.

0002048091171 img

Campinas, SP, 30 (AFI) – A 11ª rodada, que aconteceu toda nesta terça-feira, começou com domínio dos mandantes. Dos dez jogos realizados, nada menos que oito terminaram com vitória dos donos da casa: Oeste, Avaí, Ceará, América-RN, América-MG, Palmeiras, São Caetano e Paysandu. Destaque para a primeira derrota da então invicta Chapecoense, que acabou perdendo a ponta para o Verdão. Os únicos que decepcionaram os torcedores foram o Joinville, que perdeu para Boa Esporte, e o Bragantino que só empatou com o Paraná.

0002048091171 img

O Ceará venceu de virada a Chapecoense, por 3 a 1, no Castelão, em Fortaleza, e derrubou o último invicto da competição. Nos dez jogos realizados, os catarinenses ainda não haviam perdido nenhuma, mas no jogo, sua defesa, que era a terceira melhor da competição, marcou bobeira no início do jogo e em 16 minutos, sofreu os três gols, que resultaram na derrota do time.

A derrota custou a liderança para a Chape, que é a segunda colocado, com 23 pontos. Já o Ceará chegou aos 13, e subiu para a 14ª colocação, dando uma sobrevida ao técnico Sérgio Guedes, que foi vaiado, após ter substituído Magno Alves por Adriano Pardal.

Sem esforço
Com Valdívia sendo poupado e entrando somente aos 20 minutos do segundo tempo, o Palmeiras goleou o Icasa, por 4 a 0, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O Verdão agora está invicto há seis rodadas e lidera sozinho por conta da derrota dos catarinenses.

Mesmo sem jogar um futebol bonito, o Palmeiras fez o suficiente para vencer e voltou a assumir a liderança isolada, com 25 pontos, porque a Chapecoense perdeu para o Ceará, por 3 a 1, e ficou com 23 pontos, porém, com um jogo a menos: 11 a 10. O time cearense continua com 13 pontos, em 11.º lugar.

Caiu no Horto…
Dono do Estádio Independência, o América não estava fazendo valer o fator casa. Enquanto o Atlético-MG usou o local para ser campeão da Libertadores, o Coelho era presa fácil no seu mando de campo. Sua última vitória havia sido no dia 20 de março, por 5 a 0, contra o Guarani, de Divinópolis, pelo Campeonato Mineiro. Mas, na noite desta terça-feira, pela 11ª rodada, tudo mudou.

Com uma partida impecável do meia Rodriguinho, autor de três gols e de uma assistência, bateu o Sport, por 5 a 0, e acabou com o jejum de vitórias. Com isto, chegou aos 18 pontos, na sexta colocação Já o Leão, irreconhecível nesta noite, ficou com os 21, em terceiro, quatro pontos do líder Palmeiras.

Decepção na Arena
Saiu Arturzinho, entrou Ricardo Drubscky e o Joinville segue sem vencer após a Copa das Confederações. Logo na estreia de seu novo técnico, o time catarinense perdeu para o Boa Esporte, por 3 a 2, em plena Arena Joinville. O duelo contou com quatro gols logo nos primeiros 17 minutos.

Este é o quinto consecutivo sem vitórias do time catarinense, sendo dois empates e três derrotas. A má fase faz o clube estacionar nos 17 pontos, mas ainda próximo do pelotão de elite. Os mineiros, por outro, dão um salto na classificação e chegam aos 16 pontos, na parte de cima da tabela.

Valeu, Givanildo!
Parece que mudar de treinador faz bem ao Paysandu. Três dias depois da demissão de Givanildo Oliveira e sem um substituto definido, o time paraense venceu o Figueirense, por 2 a 1, no Estádio da Curuzu, em Belém. Assim que foi contratado para o lugar de Lecheva, Givanildo viu a vitória sobre o Paraná, por 2 a 0, no dia 4 de junho.

O Paysandu não vencia há três jogos e com o resultado deixou a zona de rebaixamento, saltando para o 15º lugar, com 12 pontos. Nesta quarta-feira, Arturzinho deve ser anunciado como novo treinador do clube paraense. Beneficiado por tropeços dos adversários, o Figueirense continuou na quarta colocação, com 19 pontos. No entanto, Paraná e América-MG encostaram.

0002048091173 img

Fim do jejum
O Avaí voltou a ter um desempenho bem abaixo do esperado, mas pela fase o que mais importante era o resultado. E foi por isso que os jogadores deixaram o campo comemorando. O time catarinense venceu o Atlético-GO, por 1 a 0, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, com gol de Héracles.

O Leão acabou com o jejum de vitórias, que até essa terça-feira era de sete jogos, e saiu zona de rebaixamento, chegando aos 12 pontos. Já o Atlético conheceu a segunda derrota seguida e estacionou nos 13, podendo se aproximar ainda mais da degola no complemento da rodada.

Efeito Argel
Sob o comando de Argel Fucks, o América-RN chegou à sua segunda vitória consecutiva, desta vez sobre o ASA, por 2 a 0, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim (RN). Os gols da partida foram anotados pelo meia Almir e pelo atacante Vandinho.

Agora, com mais uma vitória o América-RN chegou aos 12 pontos e deixou a zona de rebaixamento: é o 15.º colocado. Situação contrária a do ASA, que com a derrota entrou na degola. O time alagoano permanece com dez pontos, mas agora em 17º.

Fim do jejum
O São Caetano encerrou uma série de quatro jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro da Série B, quando venceu o ABC, por 2 a 1, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. Os gols do Azulão foram anotados por Danilo Bueno e Geovane, enquanto Erick Flores descontou.

Com a vitória, o time paulista – que vinha dois empates e duas derrotas – chegou aos 13 pontos e assumiu a 13.ª posição. Já o ABC permanece com apenas seis pontos e na última colocação – em dez jogos são: uma vitória, três empates e seis derrotas.

Gol solitário
No duelo paulista disputado na cidade de Itápolis, o Oeste venceu o Guaratinguetá, por 1 a 0, no Estádio dos Amaros. O único gol da importante vitória foi anotado pelo zagueiro-artilheiro Adriano Alves, que chegou ao seu quarto gol nesta Série B.

0002048091203 img

Com a vitória, o time da casa se reabilitou da derrota para o Sport, por 2 a 0, chegando aos 15 pontos, em oitavo lugar. Enquanto isso, o visitante, que vinha de empate, por 1 a 1, com o Palmeiras, continua com 11 pontos, em 16.º.

Fraco, fraco…
Em um jogo de poucas emoções, Bragantino e Paraná apenas empataram sem gols, nno Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O resultado foi ruim para ambos. Afinal, o time paulista perde pontos em seus domínios e desperdiça a chance de encostar no G4. Agora, ocupa a nona posição, com 15 pontos. Por outro lado, os panaenses chegam aos 19 pontos, mas ficam na quinta posição, fora da zona de acesso.

Confira os resultados da 11ª rodada
Oeste-SP
1
x
0
Guaratinguetá-SP
Avaí-SC
1
x
0
Atlético-GO
Joinville-SC
2
x
3
Boa Esporte-MG
Ceará-CE
3
x
1
Chapecoense-SC
América-RN
2
x
0
ASA-AL
América-MG
5
x
0
Sport-PE
Palmeiras-SP
4
x
0
Icasa-CE
São Caetano-SP
2
x
1
ABC-RN
Bragantino-SP
0
x
0
Paraná-PR
Paysandu-PA
2
x
1
Figueirense-SC

Veja a Classificação!