SÉRIE B: Joinville dorme na liderança e torce contra a Ponte, enquanto o Icasa empurra o Oeste para a zona de degola
Joinville tem mais vitórias do que a POnte: 18 a 17. O time campineiro vai pegar o Vasco no Rio e o Avaí sofreu sua terceira derrota seguida.
Só que a Macaca ainda entrará em campo neste sábado, no Rio de Janeiro, contra o Vasco da Gama, terceiro, com 54 pontos, outro clube que briga pelo acesso.
Campinas, SP, 24 (AFI) – Começou quente a 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro da SÉRIE B, nesta sexta-feira, com cinco jogos. Com uma vitória expressiva no clássico catarinense, o Joinville assumiu provisoriamente a liderança, com 60 pontos. Igualou-se em pontos à Ponte Preta, mas leva vantagem no número de vitória: 18 a 17. Só que a Macaca ainda entrará em campo neste sábado, no Rio de Janeiro, contra o Vasco da Gama, terceiro, com 54 pontos, outro clube que briga pelo acesso.
O Joinville, em noite inspirada, aproveitou a apatia do Avaí e enfiou 3 a 0 no seu rival, que sofreu sua terceira derrota seguida e começa a ficar ameaçado de deixar o G4. Só tem 52 pontos, em quarto lugar. Pode sair do G4 ao final desta rodada.
Agora sem Sérgio Soares, demitido após a derrota para o Icasa, por 2 a 1, o Ceará deu vexame em casa ao perder para o Santa Cruz, por 2 a 0, em plena Arena Castelão,em Fortaleza. O time sente agora a falta de comando no período em que o presidente Evandro Leitão, a custa dos votos dos torcedores do Vovô, se elegeu deputado estadual. Como se diz por aí: o Ceará que se “exploda”. em queda, o Ceará continua estacionado em quinto lugar, com 50 pontos, ainda fora do G4.
O Santa Cruz, com 48 pontos, está em sétimo, e também com direito a sonhar com o acesso. Mesmo porque Avaí e Ceará estão em baixa.
COELHO COM PÉ DE COELHO
Outro que venceu e entrou, de vez, na briga pelo acesso é o América Mineiro, que fez 2 a 1, de virada, sobre o América de Natal, na Arena Independência. Foi um sufoco. O time potiguar aguentou a pressão, com um jogador a menos, até os 34 minutos do segundo tempo. Sofreu o empate e três minutos depois a virada.
O Coelho não perde há nove jogos, coincidentemente, dirigido pelo veterano Givanildo Oliveira, que dá sorte ao time mineiro. Esta é sua quarta passagem pelo clube, onde já foi campeão da Série C, da Série B e vice-campeão estadual. Nesta temporada, Givanildo vinha em baixa, tendo dirigido o frágil Treze, de Campina Grande (PB), na Série C. Se o time mineiro não tivesse perdido seis pontos no STJD já estaria no G4, mas aparece com 48 pontos, em sexto lugar. Está na cola.
POTIGUAR: DERROTA E VITÓRIA
De outro lado, o América de Natal, que melhorou da água para o vinho com o técnico Roberto Fernandes, que substituiu o limitado Marcelo Martelotte, tentou segurar a vantagem. “Mas com um jogador a menos ficou impossível”, lamentou o treinador. Ele vinha animado depois a expressiva vitória sobre o Vasco da Gama, por 2 a 0. Agora o Mecão continua na zona do rebaixamento, com 33 pontos, em 18.º lugar, só na frente dos virtuais rebaixados: Vila Nova-GO, com 23, e Portuguesa, com 21 pontos.
Mas em Natal, no Estádio Frasqueirão, o ABC respirou na sua luta contra a degola ao vencer o Paraná, por 2 a 1. Chegou aos 38 pontos, em 14.º lugar. O Paraná está numa situação relativamente confortável, com 40 pontos, em décimo lugar.

LUSA VIRA LUSINHA MESMO !
Depois do estrago feito pelo ex-presidente Manoel da Luppa, que deixou dívidas milionárias ano Canindé, a Portuguesa vive momentos de angústia e sem ver uma luz no fim do túnel. Tanto que já atirou a toalha para o alto nesta Série B, aceitando a lanterna e o virtual rebaixamento para a Série C.
Perdeu, de novo em casa, desta vez para o ascendente Icasa, por 2 a 1, que já aparece fora da zona de degola. Pelo menos vai dormir fora dela, com 35 pontos. Igualou-se em pontos ao Oeste, que caiu para a 17.ª posição, porque tem menos vitórias: 9 a 8. Mas o time paulista ainda jogará no sábado, porém, longe de casa contra o Luverdense que precisa se reabilitar.
NO SÁBADO TEM MAIS
O principal jogo, sem dúvida, acontecerá em São Januário entre Vasco da Gama, que vem de duas derrotas consecutivas fora de seus domínios: 1 a 0 para o Santa Cruz e 2 a 0 para o América-RN.
Sem técnico, após a saída do técnico PC Gusmão que foi para a vaga de Sérgio Soares no Ceará, o Bragantino, com 36 pontos, vai tentar somar pontos para fugir da zona de rebaixamento diante do Boa Esporte, com 47 pontos, que tem bom retrospecto na competição. O Náutico, com 45 pontos, recebe o Atlético-GO, com 46 pontos, para manterem vivo o sonho de acesso, enquanto o Vila Nova-GO praticamente cumpre tabela diante do Sampaio Corrêa, com 47 pontos, que briga para encostar no G4.






































































































































