SÉRIE B: Joinville dorme na liderança e torce contra a Ponte, enquanto o Icasa empurra o Oeste para a zona de degola

Joinville tem mais vitórias do que a POnte: 18 a 17. O time campineiro vai pegar o Vasco no Rio e o Avaí sofreu sua terceira derrota seguida.

Só que a Macaca ainda entrará em campo neste sábado, no Rio de Janeiro, contra o Vasco da Gama, terceiro, com 54 pontos, outro clube que briga pelo acesso.

0002050038454 img

Campinas, SP, 24 (AFI) – Começou quente a 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro da SÉRIE B, nesta sexta-feira, com cinco jogos. Com uma vitória expressiva no clássico catarinense, o Joinville assumiu provisoriamente a liderança, com 60 pontos. Igualou-se em pontos à Ponte Preta, mas leva vantagem no número de vitória: 18 a 17. Só que a Macaca ainda entrará em campo neste sábado, no Rio de Janeiro, contra o Vasco da Gama, terceiro, com 54 pontos, outro clube que briga pelo acesso.

O Joinville, em noite inspirada, aproveitou a apatia do Avaí e enfiou 3 a 0 no seu rival, que sofreu sua terceira derrota seguida e começa a ficar ameaçado de deixar o G4. Só tem 52 pontos, em quarto lugar. Pode sair do G4 ao final desta rodada.

Joinville festeja gol diante de olhares atônitos de torcedores do Avaí, que perdeu a terceira seguida - Foto: Joinville - Oficial

Joinville festeja gol diante de olhares atônitos de torcedores do Avaí, que perdeu a terceira seguida

Agora sem Sérgio Soares, demitido após a derrota para o Icasa, por 2 a 1, o Ceará deu vexame em casa ao perder para o Santa Cruz, por 2 a 0, em plena Arena Castelão,em Fortaleza. O time sente agora a falta de comando no período em que o presidente Evandro Leitão, a custa dos votos dos torcedores do Vovô, se elegeu deputado estadual. Como se diz por aí: o Ceará que se “exploda”. em queda, o Ceará continua estacionado em quinto lugar, com 50 pontos, ainda fora do G4.

O Santa Cruz, com 48 pontos, está em sétimo, e também com direito a sonhar com o acesso. Mesmo porque Avaí e Ceará estão em baixa.

COELHO COM PÉ DE COELHO
Outro que venceu e entrou, de vez, na briga pelo acesso é o América Mineiro, que fez 2 a 1, de virada, sobre o América de Natal, na Arena Independência. Foi um sufoco. O time potiguar aguentou a pressão, com um jogador a menos, até os 34 minutos do segundo tempo. Sofreu o empate e três minutos depois a virada.

O Coelho não perde há nove jogos, coincidentemente, dirigido pelo veterano Givanildo Oliveira, que dá sorte ao time mineiro. Esta é sua quarta passagem pelo clube, onde já foi campeão da Série C, da Série B e vice-campeão estadual. Nesta temporada, Givanildo vinha em baixa, tendo dirigido o frágil Treze, de Campina Grande (PB), na Série C. Se o time mineiro não tivesse perdido seis pontos no STJD já estaria no G4, mas aparece com 48 pontos, em sexto lugar. Está na cola.

POTIGUAR: DERROTA E VITÓRIA
De outro lado, o América de Natal, que melhorou da água para o vinho com o técnico Roberto Fernandes, que substituiu o limitado Marcelo Martelotte, tentou segurar a vantagem. “Mas com um jogador a menos ficou impossível”, lamentou o treinador. Ele vinha animado depois a expressiva vitória sobre o Vasco da Gama, por 2 a 0. Agora o Mecão continua na zona do rebaixamento, com 33 pontos, em 18.º lugar, só na frente dos virtuais rebaixados: Vila Nova-GO, com 23, e Portuguesa, com 21 pontos.

Mas em Natal, no Estádio Frasqueirão, o ABC respirou na sua luta contra a degola ao vencer o Paraná, por 2 a 1. Chegou aos 38 pontos, em 14.º lugar. O Paraná está numa situação relativamente confortável, com 40 pontos, em décimo lugar.

Icasa fez dois gols relâmpagos em cima da Portuguesa, virtual rebaixada
Icasa fez dois gols relâmpagos em cima da Portuguesa, virtual rebaixada

LUSA VIRA LUSINHA MESMO !
Depois do estrago feito pelo ex-presidente Manoel da Luppa, que deixou dívidas milionárias ano Canindé, a Portuguesa vive momentos de angústia e sem ver uma luz no fim do túnel. Tanto que já atirou a toalha para o alto nesta Série B, aceitando a lanterna e o virtual rebaixamento para a Série C.

Perdeu, de novo em casa, desta vez para o ascendente Icasa, por 2 a 1, que já aparece fora da zona de degola. Pelo menos vai dormir fora dela, com 35 pontos. Igualou-se em pontos ao Oeste, que caiu para a 17.ª posição, porque tem menos vitórias: 9 a 8. Mas o time paulista ainda jogará no sábado, porém, longe de casa contra o Luverdense que precisa se reabilitar.

NO SÁBADO TEM MAIS
O principal jogo, sem dúvida, acontecerá em São Januário entre Vasco da Gama, que vem de duas derrotas consecutivas fora de seus domínios: 1 a 0 para o Santa Cruz e 2 a 0 para o América-RN.

Sem técnico, após a saída do técnico PC Gusmão que foi para a vaga de Sérgio Soares no Ceará, o Bragantino, com 36 pontos, vai tentar somar pontos para fugir da zona de rebaixamento diante do Boa Esporte, com 47 pontos, que tem bom retrospecto na competição. O Náutico, com 45 pontos, recebe o Atlético-GO, com 46 pontos, para manterem vivo o sonho de acesso, enquanto o Vila Nova-GO praticamente cumpre tabela diante do Sampaio Corrêa, com 47 pontos, que briga para encostar no G4.

0002050038477 img