Série B: Jogadores do Brusque divulgam nota em que pedem para STJD devolver os três pontos retirados por racismo

Brusque já entrou com recurso no STJD para reaver os pontos

Edu afirmou que o elenco do Brusque é formado por sua maioria de "afrodescendentes" e que a punição não acerta o verdadeiro alvo

brusque
Elenco do Brusque unido. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque)

Brusque, SC, 26 (AFI) – O atacante Edu, artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro, representou todos os jogadores do Brusque ao ler, nesta terça-feira, uma carta em que pede ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reconsiderar a perda de três pontos. A punição aconteceu após atos racistas contra Celsinho, meia do Londrina.

“Somos contra todo e qualquer ato de racismo ou qualquer outra forma de discriminação. Desde o episódio, ocorrido no dia 28 de agosto, temos nos manifestado através de nossas redes sociais, em entrevistas e nos ajoelhado em campo para protestar contra o racismo, do qual alguns de nós já foram alvo”, diz a carta dos atletas.

ALVO!

Edu afirmou que o elenco do Brusque é formado por sua maioria de “afrodescendentes” e que a punição não acerta o verdadeiro alvo. O clube foi punido após Júlio Antônio Petermann, presidente do Conselho Deliberativo, chamar Celsinho de “macaco”.

“A perda de pontos não penaliza quem praticou o ato. Penaliza a nós, nosso trabalho e pode comprometer nosso futuro. Não faz sentido, não é socialmente aceitável que a lei puna um grupo de pessoas por um ato praticado por uma única pessoa”, segue a nota.

O Brusque já entrou com recurso no STJD para reaver os pontos. No momento, o clube catarinense luta contra o rebaixamento, na 16ª colocação com 35 pontos, a três da degola.

Confira também: