Série B: Alexandre Jesus acusa Denilson de injúria racial

O árbitro informou que a ofensa denunciada não foi presenciada por nenhum membro da equipe de arbitragem, e que o protocolo antirracismo foi acionado

Um caso de injúria racial marcou o jogo entre Cuiabá e Botafogo-SP na Série B. De acordo com a súmula do árbitro da partida, Lucas Casagrande, o atacante Alexandre Jesus, camisa 9 do time paulista, relatou que foi chamado de "macaco".

Alexandre Jesus, do Botafogo-SP, e Denilson, do Cuiabá, durante jogo da Série B — Foto: Gil Gomes/Agência Botafogo/Divulgação
Alexandre Jesus, do Botafogo-SP, e Denilson, do Cuiabá, durante jogo da Série B — Foto: Gil Gomes/Agência Botafogo/Divulgação

Cuiabá, MT, 01 (AFI) – Um caso de injúria racial marcou o jogo entre Cuiabá e Botafogo-SP na Série B. De acordo com a súmula do árbitro da partida, Lucas Casagrande, o atacante Alexandre Jesus, camisa 9 do time paulista, relatou que foi chamado de “macaco” pelo volante Denilson, da equipe mato-grossense, após o fim do primeiro tempo.

O árbitro informou que a ofensa denunciada não foi presenciada por nenhum membro da equipe de arbitragem, e que o protocolo antirracismo foi acionado, porém nenhum boletim de ocorrência foi entregue até o momento da publicação da súmula oficial.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

VEJA A SÚMULA

O fato narrado pelo atleta não foi visto e/ou ouvido por nenhum membro da equipe de arbitragem no campo de jogo. Após o ato foi realizado protocolo antirracismo. Por fim, informo que até o momento da publicação da presente súmula, não foi entregue ou informado à equipe de arbitragem boletim de ocorrência.

DENILSON EM SUAS REDES SOCIAIS

Venho aqui deixar claro que não xinguei ninguém durante o jogo, sou negro, nordestino e filho de família simples. Repudio e não compactuo com qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Sou também um ativista contra o racismo. Enfim, sigo focado em ajudar minha equipe em busca dos nossos melhores objetivos.

Até o momento, somente o Botafogo se manifestou através de publicação na rede social em que repudia o ato de injúria racial, diz ser inaceitável diante de várias ações de conscientização, se solidariza com Alexandre Jesus e “prestará todo o suporte necessário para o atleta”.

NOTA OFICIAL DO BOTAFOGO-SP

https://www.instagram.com/p/DLkV3GkOhWc/?utm_source=ig_embed&ig_rid=7f08f075-08ce-466a-88f6-033d605122e8

“O Botafogo Futebol SA lamenta e repudia o ato de injúria racial ocorrido contra o atacante Alexandre Jesus na noite desta segunda-feira (30). Durante o primeiro tempo da partida do Tricolor diante do Cuiabá, o protocolo antirracismo estabelecido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) teve que ser acionado.

Em primeiro lugar, o Botafogo se solidariza com Alexandre Jesus e prestará todo o suporte necessário para o atleta.

Captura de tela 2025 07 01 144847
Série B: Alexandre Jesus acusa Denilson de injúria racial 4

É inaceitável que, mesmo diante de todas as ações de conscientização realizadas, ainda acompanhemos tristes episódios dentro das quatro linhas. O futebol é um lugar de respeito e diversidade.

Além disso, o Botafogo Futebol SA informa que seguirá firme em seu compromisso inegociável contra qualquer ato de racismo e discriminação dentro e fora de campo.”

O Cuiabá não se pronunciou oficialmente sobre o caso e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não comentou o episódio.

1X0 BOTAFOGO-SP

O Botafogo-SP não teve vida fácil, mas conseguiu embalar a segunda vitória seguida para sair da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta segunda-feira (30), no duelo que fechou a 14ª rodada, visitou e venceu o Cuiabá, pelo placar de 1 a 0, na Arena Pantanal.

Botafogo-SP bate Cuiabá e deixa zona de rebaixamento da Série B
Botafogo-SP bate Cuiabá e deixa zona de rebaixamento da Série B

Após um jogo bastante equilibrado, Carrilo saiu do banco de reservas e deu a vitória ao time paulista no segundo tempo, depois de ver o adversário desperdiçar um pênalti. Isso porque, com o resultado, o Botafogo-SP foi aos 16 pontos e empurrou o Volta Redonda, com 14, para a zona de rebaixamento.

A defesa deu ânimo ao Botafogo-SP que depois de algumas tentativas, enfim conseguiu balançar as redes. Aos 27 minutos, Jonathan Cafú encontrou Jefferson Nem, pela direita, que bateu firme.

No primeiro momento, Mateus Pasinato fez a defesa, mas deu a bola nos pés de Carrilo, que só teve o trabalho de completar para o gol. A partir daí, o time paulista apenas controlou a importante vitória até o apito final.

PRÓXIMO JOGO

No próximo domingo (06), o Botafogo-SP recebe o Novorizontino para um duelo paulista, na Arena Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 18h30. O jogo será válido pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Confira também: