Série B: História mostra que com as quatro primeiras vitórias Joinville deve subir
Desde que a Série B é disputada em pontos corridos, apenas um clube que venceu os 4 primeiros jogos não subiu
A torcida do Joinville tem motivos de sobra para comemorar o excelente início do clube no Campeonato Brasileiro da Série B. Com quatro vitórias nos quatro primeiros jogos, o Coelho lidera a competição e entrou em um grupo repleto de clubes.
Joinville, SC, 13 (AFI) – A torcida do Joinville tem motivos de sobra para comemorar o excelente início do clube no Campeonato Brasileiro da Série B. Com quatro vitórias nos quatro primeiros jogos, o Coelho lidera a competição e entrou em um grupo repleto de clubes que obtiveram o acesso em competições passadas. Desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos, apenas Sport, Corinthians, Guarani e América-MG venceram os quatro primeiros jogos e apenas o clube mineiro não obteve a promoção ao final.

Logo na sua estreia no formato, o Sport mostrou que já sabia disputá-lo. Em 2006, o clube pernambucano iniciou a Série B vencendo Avaí, Gama, Santo André e Remo e ao final, terminou a competição na vice-liderança, atrás apenas do Atlético-MG.
Em 2008, a Série B teve uma presença atípica. Após um vexame no Campeonato Brasileiro, o Corinthians foi rebaixado e disputou pela primeira vez na sua história uma divisão inferior do Nacional. Com um investimento imensamente maior do que os dos concorrentes, o clube realizou a maior campanha da história da Série B e sagrou-se campeão. Nas quatro primeiras rodadas, o Timão venceu CRB, Gama, ABC e Fortaleza.
No ano seguinte, o Guarani também teve um início fantástico. O time de Campinas entrou na competição como um dos favoritos e começou com cinco vitórias seguidas. Nos quatro primeiros jogos, o Bugre venceu Fortaleza, América-RN, Campinense e Bragantino. Ao final, a torcida comemorou o acesso para a elite com o vice-campeonato, atrás apenas do Vasco.
América-MG de 2012: cavalo paraguaioComo toda regra tem uma exceção, o América-MG é o único clube desde 2006 que venceu os quatro primeiros jogos, mas não conseguiu a promoção no mesmo ano. O feito aconteceu em 2012, quando o Coelho derrotou Ceará, CRB, Paraná e Criciúma nas primeiras partidas, mas terminou a Série B na oitava posição.
Se apegando nos três primeiros exemplos, o Joinville segue confiante no acesso. Para não repetir o vacilo do América-MG, o técnico Hemerson Maria evita falar em favoritismo e prega que o time precisa se manter atento a cada partida. Vale lembrar, que uma das vitórias do JEC (1ª rodada), veio após uma decisão do STJD que entendeu que a Portuguesa abandonou o campo no meio da partida sem motivo concreto.
O futebol não é uma ciência exata e até por isso, não dá para prever que o Joinville estará na Série A em 2015. Os números estão a favor, cabe ao Coelho catarinense não virar um cavalo paraguaio, como foi o Coelho mineiro, em 2012.





































































































































