Série B: Guarani realiza novos testes para covid-19 ainda preocupado com o CSA
Novos exames fazem parte do protocolo da CBF, mas há risco de jogadores do Bugre terem sido infectados no confronto com o time alagoano
Novos exames fazem parte do protocolo da CBF, mas há risco de jogadores do Bugre terem sido infectados no confronto com o time alagoano
Campinas, SP, 12 (AFI) – O Guarani fez uma nova bateria de testes para covid-19 na manhã desta quarta-feira, seguindo o protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que prevê exames entre as rodadas. Na terça-feira, a equipe enfrentou o Cruzeiro, com derrota por 3 a 2, e agora se prepara para o jogo contra o Botafogo-SP, no próximo sábado, pela Série B.
PREOCUPAÇÃO
A grande preocupação vem desde o último sábado, quando a equipe de Campinas (SP) enfrentou o CSA e perdeu por 1 a 0. Antes do jogo, o time alagoano teve nove jogadores infectados, mas a partida aconteceu normalmente. Na terça-feira, porém, o CSA realizou novos testes e detectou mais nove jogadores, que participaram da partida, com covid-19. A situação forçou até mesmo o adiamento da partida contra a Chapecoense, marcada inicialmente para esta quarta-feira.
Depois do jogo de sábado, o Guarani realizou novos exames no domingo e divulgou, na segunda-feira, que nenhum caso positivo havia sido detectado.
Entretanto, especialistas afirmam que após uma pessoa ter contato com o vírus, é necessário esperar de três a cinco dias para o exame conseguir detectá-lo.
Com isso, há o risco de jogadores do Guarani terem contraído o vírus e terem jogado diante do Cruzeiro na noite de terça-feira.
ALERTA DE ESPECIALISTA
Antes do duelo com o Cruzeiro, Rachel Stucchi, infectologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) alertou sobre os riscos de falsos negativos no elenco do Guarani e até aconselhou que o jogo fosse adiado.
“Temos o problema da exposição dos jogadores do Guarani, que tiveram contato com casos positivos do CSA. Para saber se houve transmissão, é necessário esperar de três a cinco dias, ou seja, os testes deveriam ser feitos na terça ou nesta quarta-feira. A coleta feita 24 horas depois não garante que a covid-19 não foi transmitida. Todos que tiveram contato com os positivos deveriam cumprir dez dias de isolamento, com teste positivo ou não”, afirmou em entrevista à Rádio CBN de Campinas.
RESULTADOS ATÉ SEXTA-FEIRA
Os novos testes realizados devem ficar prontos até sexta-feira. No sábado, pela terceira rodada, o Guarani, que segue sem pontuar, encara o Botafogo-SP, às 11h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).






































































































































