Série B: Goiás é punido com a perda de dois mandos de campo por confusão no clássico

O Verdão vai enfrentar Boa Esporte e Paysandu sem a presença dos torcedores no Serra Dourada

O Verdão vai enfrentar Boa Esporte e Paysandu sem a presença dos torcedores no Serra Dourada

0002050314656 img

Goiânia, GO, 18 (AFI) – Não bastasse a situação delicada vivida neste início de Campeonato Brasileiro da Série B, o Goiás recebeu mais uma péssima notícia. Na última sexta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Verdão com a perda de dois mandos de campo pela confusão envolvendo os torcedores no clássico contra o Vila Nova, no último dia 5, no Serra Dourada.

O julgamento foi realizado no Rio de Janeiro e o Goiás vai enfrentar Boa Esporte (sétima rodada, no dia 26 de maio) e Paysandu (décima rodada, no dia 8 de junho) com os portões fechados, além de ter sido multado em R$ 50 mil. O departamento jurídico esmeraldino já avisou que vai recorrer da decisão.

Goiás foi punido com a perda de dois mandos de campo por conta da confusão no clássico (Foto: Marcello Dantas/O Popular)

Goiás foi punido com a perda de dois mandos de campo por conta da confusão no clássico (Foto: Marcello Dantas/O Popular)

Como as vendas dos ingressos para o jogo contra o Guarani, na última sexta-feira, já haviam começado, a partida aconteceu normalmente com a presença dos torcedores. Pouco mais de 2.500 pessoas compareceram ao Serra Dourada e acompanharam o empate em 1 a 1, pela sexta rodada da Série B.

O QUE ACONTECEU
O clássico do último dia 5 foi realizado com torcida única e mesmo assim houve uma confusão generalizada nas arquibancadas do Serra Dourada, com torcedores esmeraldinos brigando entre si e também com policiais. O árbitro catarinense Sandro Meira Ricci relatou na súmula que precisou interromper a partida duas vezes e que objetos foram arremessados no gramado.

O Verdão foi denunciado nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto; invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.

Há dez dias, atendendo um pedido de liminar da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o presidente do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, proibiu a entrada de materiais das torcidas organizadas do Goiás. Além disso, os jogos do Verdão como visitante poderá ter a presença apenas dos torcedores adversários.