Série B do Campeonato Capixaba marca data para retorno em outubro

Paralisada por conta da pandemia do novo coronavírus, competição foi adiada para o fim do ano

Paralisada por conta da pandemia do novo coronavírus, competição foi adiada para o fim do ano

0002050462024 img

Vitória, ES, 12 (AFI) – A Série B do Campeonato Capixaba já tem data para retorno: dia 10 de outubro. A competição segue paralisada por conta da pandemia do novo coronavírus, assim como a primeira divisão do estadual.

A decisão foi tomada após reunião por videoconferência entre a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) e representantes dos cinco clubes (Capixaba, Esse, Pinheiros, Sport-ES e Vilavelhense).

“Foi uma proposta encaminhada pela Federação e os clubes aceitaram. Vimos como um cenário mais aceitável recomeçar em outubro, para que o campeonato possa transcorrer de uma forma normal, com a presença de público. É uma opção porque não temos clubes que disputam competições nacionais na Série B, então pode-se fazer em qualquer tempo. Daremos um prazo de 30 dias para que os clubes se prepararem antes da reestreia”, explicou presidente da FES, Gustavo Vieira.

Vilavelhense x Pinheiros (Foto: Divulgação/Vilavelhense)

Vilavelhense x Pinheiros (Foto: Divulgação/Vilavelhense)

OUTRAS QUESTÕES

Por meio de um ato, a FES permite que os atletas tenham novos vínculos de contrato com os clubes. O presidente da entidade também comentou sobre a realização da Copa Espírito Santo. Mesmo sem dar garantias que ela aconteça, Gustavo Vieira afirmou que o novo cronograma não impede que os clubes disputem a competição.

“Não sabemos quando será a Copa Espírito Santo e nem se vai ter a competição, então pedimos para os clubes focarem apenas na Série B, que ainda tem três rodadas. Não se consegue fazer qualquer planejamento, não se tem resposta pra nada. Claro que, mudando o cenário, a gente pode antecipar um pouco o início da Série B e aí nada impede de um time jogar a Série B e a Copa ES ao mesmo tempo. Aí esse time teria que jogar as quartas-feiras também”, concluiu.

COMO FICOU

Antes de ser paralisada, no dia 17 de março, a Série B do Capixaba foi disputada até a terceira rodada. Com 100% de aproveitamento, o Pinheiros liderava a competição com nove pontos, seguido pelo Vilavelhense, com seis. Esse e Capixaba apareciam na sequência, com um ponto. O Sport era o lanterna, zerado no estadual.

Os quatro melhores colocados se classificam para as semifinais, disputada em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados tem a vantagem do empate na soma dos resultados. Os finalistas garantem o acesso à elite do Capixaba.

player