Série B: Cruzeiro faz "acordão" e evita perda de pontos por cantos homofóbicos

Clube faz acordo e troca perda de pontos por pequena multa mais ações sociais

Cruzeiro entra em acordo com o STJD
Cruzeiro entra em acordo com o STJD(Foto: Reprodução/ Mineirão)

Belo Horizonte, MG, 24 (AFI) – Por conta dos cantos homofóbicos na partida contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o Cruzeiro corria o risco de perder pontos na competição. Porém o clube fez acordo que foi homologado pelo STJD nesta sexta-feira (24) onde o clube reverteu para transação disciplinar, mais pagamento de pequena multa.

O acordo fez com que o clube não fosse para o Tribunal, podendo perdendo pontos como prevê o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Agora o Cruzeiro irá pagar uma pequena multa de R$ 30 mil e promover ações em seus jogos contra a homofobia. O prazo para o pagamento de multa e as ações terão durações somente de 30 dias.

As ações serão: Utilização da braçadeira de capitão nas cores do arco-íris; Utilização das bandeirinhas de escanteio nas cores do arco-íris; Postagens nas redes sociais (cartilha educativa) de combate a LGBTFobia; Publicação especial no site oficial sobre o tema e no dia do “Orgulho LGBT” – 28 de junho; Reunião com as torcidas organizadas do clube, para realizar um trabalho de conscientização sobre cânticos, com assinatura de ata e posterior divulgação.

ENTENDA

O Cruzeiro foi denunciado no artigo 43-G, parágrafos 1º e 2º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz: “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

O clube corria o risco de perder três pontos, mais multa de R$ 100 mil. A transição disciplinar ela acontece quando as duas partes entram em acordo, que faz com que a pena seja revertida em medidas sociais.

SÉRIE B

A Raposa lidera o campeonato, com 31 pontos e enfrenta o Sport, na terça-feira (28), pela 15ª rodada. O jogo será às 21h30, no Mineirão.

Confira também: