Série B: Contratação de zagueiro do Vasco faz Guarani evoluir na defesa
Emprestado pelo Cruz-Maltino até o fim do ano, Luiz Gustavo tornou-se titular absoluto no Bugre
Emprestado pelo Cruz-Maltino até o fim do Paulistão de 2020, Luiz Gustavo tornou-se titular absoluto no Bugre
Campinas, SP, 19 (AFI) – Não é nenhum exagero afirmar que o sistema defensivo do Guarani tem outra cara a partir da contratação de Luiz Gustavo.
O zagueiro desembarcou no Brinco de Ouro da Princesa no início de julho, durante a pausa para a Copa América, e é o principal responsável pela evolução apresentada na defesa bugrina nesta Série B do Campeonato Brasileiro.
Antes do beque chegar a Campinas – empréstimo junto ao Vasco da Gama até o fim do Campeonato Paulista de 2020 -, a zaga passava apuros nas mãos do técnico Vinícius Eutrópio, principalmente com Ferreira e Xandão, já desligado.
Com Luiz Gustavo, Alviverde disputou 13 jogos, com cinco vitórias, dois empates, seis derrotas, 12 gols sofridos (média de 0,92) e cinco ‘clean sheets’ – termo utilizado no futebol inglês quando a equipe passa uma partida sem ser vazada.
Sem o camisa 3, foram nove compromissos na segunda divisão, com apenas um triunfo, além de duas igualdades, seis reveses, 12 gols contra (média de 1,2) e dois clean sheets.
BASTIDORES
Luiz Gustavo é tido por boa parte da torcida como o principal acerto do antigo Departamento de Futebol, desligado no meio de agosto. Sem espaço no Rio de Janeiro, o atleta de 25 anos só chegou ao futebol paulista mediante bom relacionamento entre os dirigentes.
Marcus Vinícius Beck Lima (ex-Guarani) e André Mazzuco (Vasco) têm ótima relação no futebol, o que facilitou no negócio. À época, em um bate papo informal, o cartola carioca comentou que Luiz estava sem espaço e buscava um destino no mercado nacional.
O Bugre, à época na caça por zagueiro, não titubeou em abrir as portas, até por enxergar potencial técnico para ser titular na Série B, ainda mais com sequência de partidas. Com ótimo aporte do Cruz-Maltino – 60% do salário é pago pelo time do carioca -, a transação foi consumada.
Atualmente, a transferência é vista como positiva pelas duas partes. O Vasco pretendia enxugar a folha salarial e dar rodagem ao atleta, enquanto o Bugre, sem condições de arcar com os vencimentos integrais, os quais ultrapassagem a casa de três dígitos, recebeu uma ‘mãozinha’ para qualificar o plantel – hoje, é titular absoluto.
SOB ALERTA
Luiz Gustavo é um dos atletas pendurados para a sequência da temporada no time dirigido por Thiago Carpini.
O zagueiro está confirmado entre os iniciais para o embate deste sábado frente o Paraná, às 11h, no Brinco de Ouro – os campineiros dependem de vitória simples para, enfim, escapar da zona de rebaixamento.





































































































































