Série B: Com SAF consolidada, Botafogo-SP estreia em busca de voos mais altos

Em seu segundo ano na divisão de baixo, o clube tem o acesso à elite do futebol brasileiro como seu grande objetivo na temporada.

Essa é a meta desde a implementação da SAF na instituição

botafogo-sp
Foto: João Victor Menezes / Agência Botafogo

Ribeirão Preto, SP, 18 (AFI) – O Botafogo-SP estreia na Série B nesta sexta-feira (19), contra o América-MG, em partida que ocorre às 19h na Arena Nicnet, em Ribeirão Preto. Em seu segundo ano na divisão de baixo, o clube tem o acesso à elite do futebol brasileiro como seu grande objetivo na temporada. Essa é a meta desde a implementação da SAF na instituição, que fez grandes investimentos na estrutura da equipe, visando torná-la uma das melhores do país. 

O alto investimento feito na Arena Nicnet, casa do clube, tornou o estádio um dos mais modernos do interior do Brasil. A estrutura conta com um lounge corporativo, hotel, uma unidade da franquia Hard Rock Cafe, restaurantes e dois bares, incluindo um Bar do Zeca Pagodinho, sendo o segundo a ser inaugurado nos domínios de um time de futebol no país.

Além disso, uma parte de seu espaço é destinado somente a shows, o que representa um 1/3 das receitas. Portanto, o investimento em sua arena e estrutura interna, tem rendido um bom caixa ao Botafogo-SP. 

Com o término do Campeonato Paulista, o Botafogo-SP disputará a terceira fase da Copa do Brasil contra o Palmeiras, no mês de maio, sendo a ida em São Paulo e o jogo de volta em Ribeirão Preto. O torneio, além de ajudar no caixa da equipe, também traz grande visibilidade no cenário nacional. Porém, o grande objetivo do Pantera na temporada é o acesso para a primeira divisão, o que é almejado pela gestão desde o início da administração de Adalberto Baptista.

A SAF no Botafogo-SP

Desde 2018, antes da Lei Nº 14.193 de 2021, que regulamentou a criação das SAFs no país, o Pantera já era um clube-empresa, administrado em 40%¨pela Trexx Holding, grupo de investimentos de Adalberto Baptista, gestor da instituição. Com a mudança organizacional, o clube se profissionalizou, conquistando bons resultados dentro e fora de campo.

Foram implementados mecanismos de governança no clube, como um conselho de administração, acima da diretoria, com dois membros independentes, a realização de auditorias, compliance, portal de transparência, entre outros. Com isso, o crescimento veio. Nos últimos cinco anos, o Botafogo-SP melhorou quase 50% a sua colocação no ranking do futebol brasileiro. Além disso, passou de um time que arrecadava entre R$ 8 a 9 milhões para alcançar um faturamento de R$ 40 milhões, conforme o fechamento de 2023.