Série B: Ceará aposta em bom aproveitamento de PC Gusmão para garantir o acesso

O novo técnico do Vovô tem tudo para levar o Ceará de volta à elite do futebol brasileiro

O Ceará já tem um novo treinador. Depois de uma longa negociação, PC Gusmão deixou o comando técnico do Bragantino e acertou a sua volta para o Vovô.

0002050038105 img

Fortaleza, CE, 23 (AFI) – O Ceará já tem um novo treinador. Depois de uma longa negociação, PC Gusmão deixou o comando técnico do Bragantino e acertou a sua volta para o Vovô para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série B. Será a terceira passagem do comandante pelo time de Fortaleza e somado os seus resultados anteriores, ele tem um aproveitamento de 61, 8% com o time e se repetir estes números, pode levar o clube de volta para a Série A.

O feito, inclusive, já aconteceu no passado. Em 2009, com um aproveitamento de 63,8%, ele terminou a Série B com o Ceará na terceira posição, levando o clube para a Série A do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, disputando a Série A, ele deixou o clube depois de um aproveitamento de 65,5%, em pleno Brasileirão.

PC Gusmão já levou o Ceará ao acesso

PC Gusmão já levou o Ceará ao acesso

A sua pior campanha com o Ceará foi na última passagem, em 2012, novamente na Série B do Campeonato Brasileiro e no campeonato Cearense. Deixou o clube abaixo das expectativas, com 52, 8% de aproveitamento.

Atual quinto colocado, com 50 pontos, o Ceará tem, até agora na Série B, um aproveitamento de 53,8%. Se PC Gusmão conseguir manter a sua média de 60% de aproveitamento, somando doze dos 21 pontos ainda disputa, muito provavelmente o Vovô conseguirá o acesso. Com mais doze pontos, o time cearense terminaria a Série B com 62 anos. No ano passado, o quarto colocado, Figueirense, terminou com 60 pontos.

PC Gusmão foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira e já comanda o Vovô nesta sexta-feira, às 21h50, diante do Santa Cruz, na Arena Castelão. Como ainda conhece pouco o elenco, ele não deve fazer mudanças drásticas no time.

Três ausências já estão confirmadas. O lateral-esquerdo Vicente e os zagueiros Sandro e Wellington Carvalho levaram o terceiro cartão amarelo diante do Icasa e cumprem suspensão automática.

Na lateral-esquerda, PC será obrigado a improvisar, já que Hélder Santos, o reserva imediato, segue entregue ao Departamento Médico. Marcos ou Samuel Xavier podem ser escalados na função. Na defesa, Alex Lima e Anderson são as opções.

A notícia boa é o retorno de Nikão, que não enfrentou o Icasa por estar cumprindo suspensão após expulsão no jogo anterior.

O provável Ceará para esta sexta-feira é Luis Carlos; Samuel Xavier, Alex Lima, Anderson e Marcos; João Marcos, Ricardinho, Eduardo e Nikão; Bill e Magno Alves.