Série B: Boa Esporte anuncia lateral do Santos e ex-atacante da Seleção

Nas últimas quatro temporadas, o jogador defendeu o América-MG

0002048185000 img

Varginha, MG, 05 (AFI) – A diretoria do Boa Esporte parece empenhada em recuperar o time no Campeonato Brasileiro da Série B. Após anunciar o meia Breitner, do Santos, o time mineiro confirmou mais dois nomes: o lateral-direito Maranhão, também do Peixe, e o atacante veterano Fábio Júnior.

0002048185000 imgFábio Júnior viveu seus últimos bons momentos no América

Dos três contratados, o mais conhecido – como não poderia deixar de ser – é o interminável Fábio Júnior. Atualmente com 36 anos, o jogador disputou o último Mineiro pelo Minas Boca, onde disputou 11 jogos e fez três gols. No final, o time acabou rebaixado.

Nas últimas quatro temporadas, o atacante defendeu o América-MG. Depois de arrebentar nos primeiros anos, apresentou uma grande queda de rendimento em 2013. Na Série B do ano passado, foram 25 jogos, sendo apenas oito como titular, e nenhum gol marcado.

Revelado no Democrata-GV, entre 1996 e 1997, Fábio Júnior chegou a ser apontado como substituto de Ronaldo Fenômeno, quando chegou ao Cruzeiro, em 1997. Após dois anos de destaque, com o bi mineiro em 97 e 98, ele foi negociado com a Roma-ITA por R$ 18,5 milhões. Foi uma das maiores transações do futebol brasileiro na época. E tudo isso, após a Raposa pagar apenas R$ 300 mil pelo jogador ao clube de Governador Valadares. Suas boas atuações renderam até convocações para a Seleção Brasileira no final da década de 90 e na Seleção Olímpica de 2000.

Depois desta transferência, porém, Fábio Júnior nunca conseguiu comprovar a comparação com Ronaldo. Após a passagem fracassada na Itália, ele voltou por empréstimo para Cruzeiro (2000 e 2002) e Palmeiras (2001), mas sem empolgar.

Depois disso, o atacante defendeu Vitória de Guimarães-POR, Atlético-MG, Kashima Antlers-JAP, Al Wahda (Qatar), Bochum-ALE e Hapoel Tel Aviv (Israel). O artilheiro só conseguiu ganhar algum destaque em divisões menores, defendendo Brasiliense e América-MG.

0002048185002 imgMaranhão nunca se firmou no Santos

Reforço na lateral
Por outro lado, Maranhão é bem menos conhecido. Após passar por Gurupi-TO, Araguaína-TO, Palmas-TO e Bragantino, ele ganhou destaque pelo Guarani entre 2008 e 2009, quando os acessos nas Séries C e B do Brasileiro. Tanto que foi contratado pelo Santos, em 2010, mas sem nunca conseguir se firmar na Vila Belmiro.

Em 2011, foi emprestado ao Coritiba, onde também não encontrou muito espaço. Em 2012, voltou ao Peixe para o Paulistão, mas foi emprestado ao Atlético-PR para a Série B, onde foi titular absoluto. No ano passado, novamente foi cedido ao Náutico, onde não se consolidou e retornou em 2014 para ficar encostado no time santista.

Com estes reforços, o Boa espera melhorar sua situação na Série B, onde figura na zona de rebaixamento, com apenas um ponto conquistado. Nesta terça-feira, o time mineiro recebe a Portuguesa, no Estádio Melão, em Varginha, na abertura da quarta rodada.