Série B: ​Fortaleza supera Ceará e faz história com final feliz no centenário

Além de ser o segundo time a conquistar um título nacional no aniversário de 100 anos, Tricolor ganhou combustível na rivalidade

Além de ser o segundo time a conquistar um título nacional no aniversário de 100 anos, Tricolor ganhou combustível na rivalidade

0002050353942 img

Fortaleza, CE, 12 (AFI) – O ano do centenário costuma causar grandes frustrações nos clubes brasileiros, talvez pela grande pressão de coroar a data histórica. No Fortaleza, no entanto, tudo deu certo e o aniversário 100 anos foi comemorado com acesso à elite do futebol nacional e o título da Série B, conquistado no último sábado, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Avaí.

Como não poderia deixar de ser, fica difícil não traçar um paralelo com o centenário do rival Ceará, comemorado em 2014. No ano em questão, tudo começou bem para o Vovô, inclusive com a conquista do título estadual sobre o Fortaleza. Na Série B, os alvinegros fizeram um grande primeiro turno e subiram a expectativa da torcida, que ficou sem comemorar o título e sequer o acesso, após uma grande queda de rendimento.

player

O Leão, por sua vez, começou o ano preocupado em cair na ‘maldição do centenada’. Logo no primeiro semestre, perdeu o título do Campeonato Cearense para o Ceará. Apesar disso, não entrou em desespero, confiou no trabalho do técnico Rogério Ceni e conquistou os objetivos na Série B com muita propriedade.

Foto: Divulgação / Fortaleza

Foto: Divulgação / Fortaleza

SELETO
Além do combustível para provocar o rival, o Fortaleza fez história no futebol Brasileiro. Agora, está entre os times que conquistaram títulos nacionais no ano do centenário, posto que antes era ocupado apenas pelo Tombense, campeão da Série D de 2014.

Em um panorama geral, outros clubes já comemoraram conquistas quando completaram 100 anos. É o caso do Vasco, campeão carioca e da Libertadores em 1998. Outros times, como Flamengo, Vitória, Santos, Internacional e o próprio Ceará também comemoraram em seus respectivo centenários, mas apenas títulos estaduais ou regionais.