Série A2 define formato e clubes de 2026 nesta quarta-feira

Conselho Técnico da Série A2 do Paulista acontece nesta quarta-feira, com presença do Futebol Interior. Rebaixados e promovidos são definidos.

IMG 5145
Competição reunirá 16 clubes, entre eles Água Santa, Inter de Limeira, Ferroviária, Taubaté e o recém-promovido Sertãozinho. (Reprodução/FPF)

São Paulo, SP, 27 (AFI) – O Campeonato Paulista Série A2 de 2026 começa a tomar forma nesta quarta-feira (29), com a realização do Conselho Técnico (Arbitral) na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo. O encontro definirá o formato de disputa, regulamento e calendário da próxima edição da competição, que reúne 16 clubes do segundo escalão estadual.

O Portal Futebol Interior estará presente no evento, acompanhando todas as decisões e trazendo a cobertura completa com entrevistas, bastidores e informações exclusivas.

MUDANÇAS NO GRUPO DE CLUBES

A edição de 2026 contará com duas novidades vindas da Série A3: Sertãozinho e Monte Azul, que conquistaram o acesso após chegarem à final da competição. Em contrapartida, Capivariano e Primavera, campeão e vice da última A2, disputarão a Série A1.

Já os rebaixados do Paulistão, Água Santa e Inter de Limeira, também integrarão o grupo de participantes, aumentando o nível técnico da divisão. Por outro lado, Portuguesa Santista e Rio Claro foram os clubes rebaixados da A2 para a A3 após a última temporada.

Completam a lista Ferroviária, Juventus, Linense, Oeste, Portuguesa Santista, Rio Claro, Santo André, São Bento, São José, Taubaté, Votuporanguense e XV de Piracicaba.

FORMATO PODE MUDAR

A tendência é que o regulamento da Série A2 seja mantido, com turno único na primeira fase e mata-mata nas quartas, semifinais e final. No entanto, o novo calendário da CBF, que encurta as datas disponíveis para os estaduais, pode forçar ajustes no número de rodadas ou nas fases eliminatórias.

Com a previsão de início em 10 de janeiro e encerramento até 18 de março, a competição deverá ser disputada em até 67 dias, um desafio logístico que exigirá conciliação entre clubes e federação.

A DEFINIÇÃO DO ARBITRAL

Além da formatação do torneio, o arbitral também servirá para tratar questões administrativas e operacionais, como inscrições de atletas, uso do VAR e transmissões. A FPF deve divulgar oficialmente o regulamento ainda nesta semana.

O Portal Futebol Interior acompanhará todos os detalhes do encontro e trará, em tempo real, as definições que moldarão a Série A2 do Paulistão de 2026.