Sérgio Soares brilha na volta da Portuguesa à elite paulista

Profissional do futebol há 37 anos, sendo 18 deles como treinador, este ano levou o título da Série A2 com a Portuguesa. Em 2004 levou o Santo André ao inédito título da Copa do Brasil.

Sérgio Soares obteve 73% de aproveitamento nos jogos, armando a melhor defesa e o ataque mais eficiente da Série A2

Categorias: Futebol Interior

Por: Agência Futebol Interior, 09/05/2022

Sergio soares positivo portuguesa 2022
Sérgio Soares fez Lusa dar a volta por cima

O Futebol Interior, neste momento, se curva ao talento e postura do técnico Sérgio Soares e lhe presta uma justa homenagem. Reconhecemos que, num passado não muito distante, fomos injustos na avaliação técnica e a respeito da lisura e honestidade desse profissional e agora, com o expressivo resultado conquistado pela Portuguesa de Desportos (campeã da Série A2), é a melhor hora de corrigirmos isso.

O currículo de Sérgio Soares é impecável. Profissional do futebol há 37 anos, sendo 18 deles como treinador, este ano levou o título da Série A2 com a Portuguesa, trazendo a equipe do Canindé de volta à elite estadual depois de sete anos, muitas dificuldades e quase insuperáveis adversidades pelas quais passou o clube.
EM CONJUNTO
É verdade que o trabalho foi todo em conjunto com o presidente Antonio Carlos Castanheira e o executivo Toninho Cecílio, mas foi Sérgio Soares quem obteve 73% de aproveitamento nos jogos, conseguiu armar a melhor defesa do campeonato, o melhor e mais eficiente ataque e, por consequência desse trabalho, obteve das arquibancadas a melhor renda do competição.

Treinador vencedor, Sérgio Soares foi campeão da Copa do Brasil com o Santo André, diante do Flamengo, no Maracanã. Foi vice-campeão Paulista perdendo apenas para o Santos de Neymar, Robinho, Ganso e Cia, além dos títulos do Cearense e Baiano. Conquistou acessos importantes na carreira e salvou outros tantos do doloroso rebaixamento.

SERGIO SOARES PORTUGUESA 2022 e1652148784474
Sérgio Soares (primeiro à direita) comemorou com os jogadores o título da Lusa

PROFISSIONAL EXEMPLAR
Importante reconhecer aqui que em toda nossa história jornalística, nenhum dirigente, jogador ou agente insinuou ou deu a entender que o profissional Sérgio Soares permite favorecimento, vantagens ou benefícios em razão do seu cargo de técnico, seja eles de qualquer espécie. Essa virtude – em que pese ser uma obrigação moral de todos – não é a regra absoluta no futebol, o que o destaca ainda mais dentre seus pares.

O comportamento exemplar na esfera ética, bem como o reconhecimento de sua elevada capacidade técnica, o mantém de portas abertas em todos os clubes por onde passou. São inúmeros os relatos de seu profissionalismo e competência, como podemos conferir no instagram dele – @oficialsergiosoares . Ali, dirigentes e atletas que trabalharam com o treinador testemunham sobre seu comportamento, liderança, qualidade e refino no ajuste e correção de suas equipes.

Durante todos estes anos, Sérgio Soares fez questão de prezar pelo profissionalismo e seriedade, tão conhecido entre aqueles que vivem o dia a dia com ele.


COM MÉRITOS
Nós que sempre somos ácidos em nossas críticas, enxergamos a necessidade de reconhecermos os méritos na mesma medida e esses relatos nos impulsionaram a fazer essa relevante e justo depoimento ao ganhador da Série A2.

sergio soares trofeu premio 2022
Sérgio Soares: campeão e melhor técnico da Série A2

Dentre os feitos, convidamos a todos os nossos leitores a rever o jogo da Portuguesa e Rio Claro, quando aos 16 minutos do segundo tempo Sérgio Soares substituiu o jogador Cesinha pelo Luan, um atleta que entra bem na diagonal, sustenta firme o contato com o oponente e era o comportamento que faltava na fase ofensiva. O resultado de sua iniciativa veio quando o atleta, obedecendo seus comandos, colaborou com o gol feito por sua equipe.

Em outra ocasião, agora na partida diante do Red Bull, Sérgio Soares, inteligentemente, observou que a equipe adversária atuaria no jogo de construção a partir do seu goleiro. Optou, então, por posicionar a equipe em bloco médio, dificultando passe entrelinhas que é o forte do Red Bull. Utilizou a plataforma de jogo 4-4-2 de forma compacta e o resultado foi a vitória por 3 a 0.


GRANDES ATLETAS
Importante utilizar as cinco fases do jogo com equilíbrio, sua equipe trabalha num jogo de intensidade. Foi das mãos do técnico que surgiram atletas como o zagueiro Vitor Hugo, Ricardo Goulart, o volante Tinga, Maicon Leite e o goleiro Jean.

portuguesa posado campea 2022
Portuguesa – foto oficial do título de 2022

Sérgio possui 544 jogos na carreira, sendo 229 vitórias e 151 empates. Por onde passou, Sérgio Soares deixou suas marcas de futebol ofensivo e defesas sólidas, daí conhecido como o “treinador de DNA equilibrado”, como destaca o presidente do Ceará, Robinson de Castro.
Suas equipes marcaram 833 gols nesses 544 jogos. Uma média impressionante.
Por tudo isto, fica aqui nosso cumprimento e homenagens ao técnico Campeão da Série A2 de 2022, Sérgio Soares ! Parabéns !

Confira também: