Sérgio Carvalho: Um meio de semana quente pela Copa Libertadores
Jogos de ida serão disputados na Argentina com River Plate x Palmeiras e Boca Juniors x Santos
Jogos de ida serão disputados na Argentina com River Plate x Palmeiras e Boca Juniors x Santos
A virada do ano já passou e o futebol volta com tudo no meio desta semana com jogos de alto nível entre quatro gigantes do futebol Sul Americano, dois da Argentina e dois do Brasil. Nesta terça feira, a partir das 21h30, o Palmeiras visita o River Plate, em Buenos Aires, pelas semifinais do Copa Libertadores de América.
Na quarta, às 19h15, será a vez do Santos entrar em campo para enfrentar o Boca Juniors, no estádio de La Bombonera, em Buenos Aires, Argentina. Por serem quatro clubes que têm muita tradição nestas disputas, podemos considerar essas partidas como verdadeiros clássicos do futebol mundial.
Em tese, por jogarem em casa, River e Boca, levam algum favoritismo, mas não está fora de cogitação que os representantes brasileiros consigam a vitória ou ao menos um empate nestes jogos.
RIVER TÁ BEM MELHOR
O River Plate atravessa neste momento fase bem superior à do Boca. Por isso, acredito em maiores dificuldades para o Palmeiras conseguir uma vitória nesta terça, do que o Santos surpreender o Boca na quarta feira. Importante é que tanto o Verdão como o Peixe, se perderem, não o façam por placar elástico.
Afinal, como vão mandar os jogos decisivos em casa na semana que vem, se conseguirem neste meio de semana bons resultados fora, poderão chegar aos jogos decisivos da próxima semana com grandes possibilidades de classificação.
Lembro que a grande final desta Libertadores será realizada no dia 30 de janeiro, estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Será partida única. Quem vencer, levanta o caneco.
COPA SUL-AMERICANA
Paralelamente à Libertadores também serão disputados nesta semana os jogos semifinais da Copa Sul Americana. Nesta quarta, por exemplo, a partir das 21h30, o Velez Sarsfield enfrenta o Lanus, que foi a equipe que desclassificou o São Paulo meses atrás nesta competição.
O Velez tem mais currículo, mas o Lanus evoluiu muito nos últimos anos e pode sim ganhar essa briga e chegar as finais da competição. Ainda pela Copa Sul Americana jogam nesta quinta, a partir de 21h30, Coquimbo x Defensa Y Justicia.
Essas duas equipes têm pouca tradição nesse torneio, mas como chegaram às semifinais, devem merecer todo o respeito de nossa parte.
MANDO TROCADO
Os jogos de volta da Sul Americana serão disputados na semana que vem, quarta e quinta feira, só que com o mando trocado. A grande final do torneio foi programado para quarta feira, dia 23 de janeiro, em Buenos Aires.
Se fosse apostar nos finalistas desta Copa diria que Velez e Defensa são os favoritos para chegar. Curiosamente, nenhum time brasileiro conseguiu vaga neste rush final da Sul Americana.
ERA ESPERANÇA
O Bahia, que ainda era dirigido por Mano Menezes, foi o que chegou mais longe nesta disputa.
A partir dessas semifinais, no entanto, só dá time estrangeiro na parada. Prova clara da queda de qualidade dos clubes brasileiros, que, antigamente estavam sempre entre os finalistas de torneios como esse, mas que, de uns tempos para cá, decepcionam bem antes disso acontecer. Uma lástima.





































































































































