Sérgio Carvalho: Se Tite ficar o fiasco pode aumentar no Corinthians
O Corinthians vive um dilema. Ou demite o treinador ou corre risco de mergulhar numa crise sem dimensões
O Corinthians vive um dilema. Ou demite o treinador Tite e traz outro profissional para substituí-lo, ou pode desabar ainda mais na classificação geral do Campeonato Brasileiro e ficar muito próximo da Segunda Divisão de profissionais no ano que vem.
O Corinthians vive um dilema. Ou demite o treinador Tite e traz outro profissional para substituí-lo, ou pode desabar ainda mais na classificação geral do Campeonato Brasileiro e ficar muito próximo da Segunda Divisão de profissionais no ano que vem. Dirigentes corintianos, no entanto, parecem tão agradecidos ao técnico pelos últimos títulos conquistados, que se negam a encarar o momento trágico vivido pelo treinador e seus jogadores. Paralelamente, atletas vêm a público para mostrar solidariedade ao treinador e acreditam que se Tite for mantido no cargo a possibilidade de uma reação imediata é grande.

Para ser sincero, eu duvido. Ja vi muitos clubes passarem por momentos difíceis como o do Corinthians atual que so reagiram quando o treinador foi demitido. Não queiram comparar o momento vivido pelo mesmo Corinthians depois daquela derrota para o Tolima. Naquele momento o time chegou ao fundo do poço, foi remodelado e Tite conseguiu armar um esquema que ao aproveitar o melhor de cada jogador, levou o Corinthians a se transformar num dos melhores do País naquele momento.
Mas neste rush final de semestre de 2013, a situação é bem outra. Tite está desmoralizado. Ninguém mais acredita nele. Os jogadores que tem em mãos estão psicologicamente abalados e só uma mudança drástica poderia remotivá-los na tentativa de fugir da ameaça do rebaixamento.
Tite, na verdade, já tentou de tudo e foi incapaz de tirar mais dos jogadores que compõem o elenco atual. Está mais do que na cara que o treinador se desgastou. Seu final como técnico do Corinthians já chegou e não há mais como mantê-lo no cargo. De qualquer forma, como a decisão de afastá-lo depende da diretoria, só ela pode definir o futuro do futebol do clube.
Se houver mudaça de comando, o Corinthians pode reagir. Caso contrário, o vexame de um novo rebaixamento pode acontecer. Que Mário Gobbi pensem bem e consigam decidir o que é melhor para o clube. Mesmo porque, do jeito que está, não da mais para continuar.
C * U * R * T * A * S
* UM BOM substituto para Tite seria Mano Menezes. Um técnico que já foi campeão com o Corinthians e conhece o clube. Há também Abel Braga. Um técnico que tem a cara do Corinthians. Há até quem diga que Mano teria sido contatado. Pode ser. Se foi, melhor. Esse seria um bom caminho. Se não foi, deveria ser, porque acho que Tite nao pode continuar. Tenho amigos corintianos. Todos querem Tite fora do clube. Uma prova de que seu prestigio ja se esvaziou. Cabe a diretoria resolver o problema.

* LEVAR quatro gols da Portuguesa foi demais. Há muito tempo o time de Parque São Jorge não levava um banho de bola como levou da Lusa do Canindé. E o time de Guto Ferreira nem precisou jogar muito. Apenas aproveitou as falhas terríveis dos zagueiros e dos volantes do alvinegro paulista. A Fiel deixou o estádio envergonhada. Há muito o Corinthians não jogava tão mal. Será que isso nao basta para levar sua diretoria a pensar em mudanças? Ou vão esperar o clube ser rebaixado de novo?
* NO JOGO contra a Portuguesa ate o excelente zagueiro Gil decepcionou. Perdeu várias jogadas para o ataque luso, chegou atrasado em várias jogadas e mereceu levar o cartão vermelho. Isso só vem provar que a auto estima do elenco corintiano está no fundo do poço. Só uma reformulação total mudaria esse quadro. Será que ninguém vai se mexer. E o Andres Sanchez, que vive dando palpites, não vai falar nada? Afinal, foi o elenco quem colocou Mário Gobbi no poder e Tite no comando tecnico.
* MAS NAO é só o Corinthians que está mal. Os outros clubes paulistas também estão (exceto a Portuguesa).O São Paulo, por exemplo, perdeu mais uma dentro do Morumbi. Torcedor compareceu, time até jogou bem mas nao soube fazer os gols que lhe dariam a vitória. Um dos piores em campo foi Luis Fabiano. Mais uma vez ele perdeu gols incríveis. Será que só eu vejo isso? Será que nem Muricy percebe que o ex-Fabuloso não joga mais nada. Desse jeito o São Paulo vai cair para a Segundona.

* UM DOS poucos que tem se saído bem nos últimos jogos do Tricolor é Paulo Henrique Ganso. Nas mãos de Muricy ele recuperou seu melhor futebol. Está jogando o fino da bola. Só que alguns de seus companheiros não o acompanham. Caso de Luis Fabiano,que recebe lançamentos primorosos e tropeça na bola. Já passou da hora de tirar esse bagulho do time. E mais. Quem não quiser correr pelo São Paulo que seja afastado. Não dá para a torcida ver jogador só andar em campo. É preciso garra.
* SANTOS também perdeu no final de semana. Seus garotos foram longe demais. Há instabilidade técnica e emocional. O técnico Claudinei começa a errar na escalação e na escolha do esquema tático. Desse jeito não vai dar para se classificar para a Libertadores. Única compensação é que o Santos é entre os clubes paulistas da Série A um dos poucos que estão longe do rebaixamento. Ainda assim, não pode brincar. O Brasileirão 2013 é um dos mais equilibrados dos últimos vinte anos.
* SERIE A terá jogos neste meio de semana. A Ponte Preta bobeou diante do Náutico, num jogo de seis pontos, ao perder em casa. A Macaca jogou bem, mas perdeu. O Timbu começou a crescer de produção e conseguiu a sua segunda vitória seguida. Na quarta-feira jogam Grêmio x Atlético-PR, Cruzeiro x Portuguesa, Fluminense x Botafogo, Vitoria x Goiás, Corinthians x Bahia, Coritiba x Flamengo e Santos x São Paulo. Na quinta-feira, Vasco da Gama e Internacional, complementam a rodada. Vai ser uma pauleira. E a Ponte fará o jogo atrsado com o Atlético MIneiro, em Belo Horizonte.

* NUMA análise sobre esses jogos, diria que o Grêmio é favorito diante do Atletico-PR. O Cruzeiro, em casa, deve passar por cima da Portuguesa. O Botafogo tem mais time e deve vencer o Fluminense. Vitória e Goiás é jogo igual. Corinthians em crise vai sofrer diante do Bahia. Coritiba em casa deve passar por cima do Mengão. Santos e Sao Paulo é classico. Os dois têm oscilado bastante. Não há favorito. O mesmo podemos dizer sobre o Vasco e o Inter, de Dunga. Tudo pode acontecer.
* O LIDER absoluto da Série A é o Cruzeiro com 53 pontos ganhos. Tem tudo para ser o campeão da temporada. Em seguida vem o Gremio e o Botafogo com 42 e o Atletico PR com 41. Sao os mais prováveis integrantes do grupo que disputará a Libertadores em 2014. No R4 estão Criciúma e Vasco com 25 pontos, Ponte Preta com 22 pontos e Náutico com 17. Ainda estão ameaçados São Paulo com 27 e Flamengo com 30 pontos. Corinthians é o time que mais caiu de produção em setembro.





































































































































