Sérgio Carvalho: São Paulo perde outra e Ceni assume a culpa desta vez

A fase do São Paulo é mesmo complicada. Muuuito complicada mesmo. Seu time não consegue vencer jogos

A fase do São Paulo é mesmo complicada. Muuuito complicada mesmo. Seu time não consegue vencer jogos. Seu técnico, Paulo Autuori, que chegou como esperança de recuperação, só ganhou um jogo até agora (contra o Benfica, em Portugal

0002048095083 img

A fase do São Paulo é mesmo complicada. Muuuito complicada mesmo. Seu time não consegue vencer jogos. Seu técnico, Paulo Autuori, que chegou como esperança de recuperação, só ganhou um jogo até agora (contra o Benfica, em Portugal, quando ganhou a Eusébio Cup). No Brasileirão, portanto, o conhecido e experiente treinador, ainda não soube o que é vencer.

0002048095083 img

E não é que ele não tenha tentado sair da crise. Ele mudou o esquema, trocou jogadores, deu força moral ao elenco, mas ainda assim, a cada jogo, o São Paulo mais se enterra. Após a derrota diante da Portuguesa no último domingo, o Tricolor caiu ainda mais. Agora é o penúltimo colocado do campeonato com apenas nove pontos conquistados em doze jogos.

Um absurdo para um clube da sua tradição. Pior ainda é saber que os jogos do campeonato são disputados a cada tres ou quatro dias e Autuori não vai ter tempo para treinar essa equipe dignamente. Vai ser tudo na base do papo, da orientação, sem espaço para treinar.

Além disso tudo, o São Paulo tem tido azar. Contra o Kashima, por exemplo, empatou o jogo e nos descontos levou o gol que decidiu o jogo. Diante da Portuguesa, levou um gol em bola parada, marcou o de empate antes de um minuto do segundo tempo e, quando teve chance de desempatar em cobrança de penalti de Rogério Ceni, o goleiro artilheiro cobrou mal e o goleiro Lauro, da Portuguesa defendeu.

Por isso, quando deixou o campo ao final do jogo, Rogério Ceni não teve dúvidas em assumir a culpa “o erro na cobrança do penalti foi decisiva para o resultado do jogo. Eu fui o culpado. Assumo.” Rogerio tem razão. Se tivesse marcado, quem ficaria intimidada seria a Portuguesa. Mas como ele perdeu, a Lusa cresceu e foi buscar o gol da vitória. E o São Paulo amargou mais uma derrota.

Será que vai ser assim até o final do campeonato? Só o tempo dirá.

C * U * R * T * A * S

* NO TIME considerado titular por Paulo Autuori, alguns jogadores não merecem continuar jogando. Caso do lateral Douglas. Ele marca mal e apoia pior. Por que continua no time? No meio campo quem caiu de produção foi Jadson. Não merece ser titular. Talvez seja a vez de Ganso assumir a vaga.

* GANSO jogou muito contra o Kashima. Quando entrou contra a Portuguesa também mostrou que começa a voltar a sua melhor forma. Na frente, Luis Fabiano é o Pato do São Paulo. Custa caro e não faz nada. Teve tres chances claras de gol e não marcou. Melhor tira-lo do time. Não dá para ficar.

* ALOISIO não é tão bom tecnicamente, mas é guerreiro. Só erra quando quer ser fominha. No domingo, Ganso cobrou uma falta que ia entrar no gol da Lusa mas foi interceptada antes por Aloisio. Só que ele meteu a cabeça e a bola bateu em sua mão. O árbitro viu e anulou o gol de empate tricolor.

* SE DEIXASSE a bola passar, seria gol de Ganso e empate do São Paulo no finalzinho do jogo. Uma atitude lamentavel do chamado Touro Bandido. Na Portuguesa Diego fez dois gols e foi o grande destaque. O goleiro Lauro, que defendeu o penalti de Rogério, foi o segundo melhor. Está em ascensão.

0002048095086 img

* CORINTHIANS jogou mais e mereceu vencer o Vitória no domingo à tarde, no Pacaembu. O time baiano, que vinha bem, pouco fez diante do alvinegro paulistano. Pra variar, Emerson Sheik foi um dos melhores do time. A defesa esteve impecável. Gil foi o destaque. Ralf jogou demais e até fez um gol.

* ROMARINHO correu o tempo todo e trabalhou bem no desarme. Pato voltou a destoar. Ele fez um gol de penalti, mas pouco fez. Pato não marca, não corre e só faz gols ou de penalti ou em sobras da defesa adversária. Quando fica cara a cara com o goleiro, erra. É preguiçoso. Não merece ser titular.

* COM a vitória o Timão encostou no G4. Seu problema é oscilar demais em seus jogos. Quando mais se espera dele, o Corinthians empata. De qualquer forma, é o melhor time paulista neste Brasileirão. É o único que pode disputar o título. Mas precisa melhorar principalmente seu sistema ofensivo.

* QUANTO ao Vitória, chegou em alta devido sua boa campanha, mas foi incompetente para segurar o Corinthians. Além disso, quase não criou chances de gol. Seu ataque foi totalmente dominado pelo sistema defensivo corintiano. Não me parece um time para disputar título. Nem para ficar no G4.

* SANTOS conseguiu bom empate no Mineirão contra o Cruzeiro, um dos melhores times do campeonato. Mas seu futebol foi pequeno. O empate só aconteceu porque Edu Dracena e Dorval jogaram demais. Foram os melhores em campo. Mas do meio campo para frente o Peixão deixou a desejar.

* PARA o Cruzeiro o empate soou como derrota. Afinal, o time mineiro vinha de boas atuações e tem hoje um time muito superior ao Santos. Tinha obrigação de vencer. Mas como não estava em tarde feliz, ficou no empate. Uma decepção para o torcedor cruzeirense. Faltou força ofensiva.

* MELHORES jogadores em campo, como disse, foram os dois zagueiros de area do Santos, Edu e Dorval. Montillo teve alguns bons momentos. Seu problema foi a falta de companheiros de ataque para ajuda-lo a chegar até o gol do Cruzeiro. Faltam bons atacantes ao Peixe. É preciso contratar.

0002048095089 img

* COM esse empate o Santos soma quatro jogos sem vencer no Brasileirão. Clubes que estão atras dele, começam a encostar. A continuar assim, em algumas rodadas a mais, o Peixe poderá estar no R4, que é integrado pelos clubes mais ameaçados pelo rebaixamento. Passou da hora de reagir.

* E TEM mais. O técnico Claudinei não me parece o ideal para dirigir o Santos neste momento. Ele não tem a experiência necessária e merecia sair do comando técnico da equipe. Diretoria deveria pensar nisso com certa urgência ou a possibilidade de rebaixamento neste ano vai aumentar ainda mais.

* PALMEIRAS fez boa exibição no último sabado e garantiu mais uma importante vitória na série B do Brasileirão. Uma vitória justa que o torcedor palmeirense comemorou com muita festa (o Pacaembu estava cheio). Com mais tres pontos, o Verdão consolidou a liderança do campeonato.

* VALDIVIA jogou e se destacou. Parece que esse será mesmo um nova temporada de sucesso do meia chileno. Mas não foi só ele que jogou bem. A defesa, desta vez, esteve compacta e deu poucas chances ao adversário. O meio campo trabalhou bem e o ataque fez sua parte com qualidade.

* A EMOÇÃO desta vitória verde foi de virada contra o Paraná. Uma prova de que o time está com moral e mesmo quando leva gol antes de fazer o seu, tem forças para reagir. É por essas e outras que já aponto o Palmeiras como o grande favorito ao título da Série B deste ano. É o melhor da série.

0002048095099 img

* EM quatorze jogos disputados o Verdão venceu onze, empatou um e perdeu apenas dois. Fez trinta gols e sofreu apenas dez. Está com saldo favoravel de vinte gols. Está sobrando em campo. Destaque-se o fantástico apoio de sua torcida que nos jogos em casa superlota o Pacaembu.

* ENQUANTO isso a diretoria vai resolvendo os problemas financeiros deixados pelas diretorias anteriores. Para tanto tem procurado reduzir gastos. O maior salário do time é o de Wesley. Para ficar livre dele Paulo Nobre deve emprestá-lo ao Atletico Mineiro já que ele não é imprescindivel ao elenco.

* MAIORES dividas do clube vem da administração Belluzzo. Foi desastrosa. Nunca se gastou tanto sem resultado prático. Mustafá Contursi que conhece administração de clube, tem elogiado a postura de Nobre na condução dos problemas financeiros. Até aqui ele tem sido bem eficiente.

* PARALELAMENTE o estádio continua a crescer. A idéia é cumprir o prazo de entregar a Arena até o final do ano ou no máximo até o inicio de 2014. Vários shows já foram programados para o primeiro semestre do próximo ano. Os ingressos estão à venda e a procura é boa. É dinheiro à vista.

* PRÓXIMO jogo do Palmeiras na Série B é nesta terça contra o Joinville lá em Santa Catarina. Em tese, dá para o Verdão vencer sem problemas. No momento o Palmeiras tem 34 pontos ganhos contra 21 do Joinville. A diferença é grande de um time para o outro. Mas o jogo será em Joinville.

0002048095101 img

* OS OUTROS times paulistas da série B também jogam nesta terça. O São Caetano visita o América MG em BH, o Oeste recebe o Payssandu, o Bragantino encara o Atlético GO em Goiania e o Guará recebe o Figueirense. Situação dos quatro na tabela de classificação não é nada boa.

* NESTE momento Palmeiras, Chapecoense, Sport e Paraná integram o G4. o Boa Esporte está colado nos quatro. Já na parte baixa da tabela, estão mais ameaçados pelo descenso ASA, Atletico GO, Icasa, São Caetano, Oeste, Payssandu, Guara, América RN e ABC. Mas ainda há tempo de reagir.

* DIRETORIA do Corinthians exorbitou de seus poderes e resolveu tomar da ACEESP -Associação dos Cronistas do Estado de São Paulo o direito de credenciar jornalistas esportivos para a cobertura de seus jogos como sempre foi feito desde que o Pacaembu existe. Portanto, um direito adquirido.

* PARA quem não sabe, todos os anos a ACEESP renova a credencial que dá acesso ao reservado do Pacaembu e nunca houve qualquer problema com os cronistas esportivos que frequentavam aquele local. Uma credencial que é respaldada por lei estadual de número 12395 de 16 de março de 2011.

* E SE a credencial é protegida por esta lei, deveria ser respeitada, coisa que dirigentes atuais do Corinthians resolveram não fazer. Eles acreditam que por dirigirem um clube de massa, estão acima da lei e dos direitos de torcedores e associações que, como a ACEESP, frequentam aquele estádio.

0002048095091 img

* MAIS surpreendente ainda é que quem resolveu tomar essa atitude é um delegado de Policia, chamado Mario Gobbi, que hoje preside o alvinegro paulistano. É o caso de se perguntar: se Gobbi é um homem que sempre trabalhou em defesa da lei, como é que agora ele passa por cima de uma?

* UMA demostração de que esse senhor é daqueles para quem “as leis são feitas para serem descumpridas”. Uma posição infeliz deste dirigente/delegado que resolveu exorbitar de sua autoridade para tomar dos cronistas esportivos o direito inalienavel de frequentar aquela Tribuna.

* MINHA sugestão é que o Luiz Ademar (foto abaixo), atual presidente da ACEESP, reaja forte. Coloque bons advogados para defender o direito adquirido da cronica esportiva paulista. Quem cuida de jornalista esportivo é a ACEESP, e não o Corinthians ou seu mesquinho presidente. Processo nele, Luiz Ademar.

0002048095095 img

* E LEVANTO a bandeira. A Tribuna de Imprensa do Pacaembu é nossa. A Prefeitura nos deu esse direito. A lei 12395 nos garante esse direito. Para chegar até ela, vale a credencial da ACEESP e não a do Corinthians como quer seu presidente. Vamos virar esse jogo e abrir guerra contra Gobbi.

* JOSÉ MARIA Marin, presidente da CBF, conversou com Lula e soube que o ex presidente não vai dar apoio à ninguém nas eleições daquela entidade no primeiro semestre de 2014. Andres Sanchez que aguardava esse apoio vai ficar frustrado. Sem Lula, sua chance de ser eleito caem por terra.

* ALIÁS, como já disse aqui várias vezes, o futuro presidente da CBF será Marco Polo Del Nero. Falta escolher o vice. Enquanto isso, Reinaldo Bastos será o novo presidente da FPF. Ele tem total apoio dos clubes do interior e até dos grandes da capital. Sua eleição me parece bastante tranquila.

0002048095097 img

* SELEÇÃO Brasileira joga neste meio de semana. Enfrenta a Suiça, uma seleção mediana que, em tese, não vai conseguir segurar o time de Felipão. É mais um amistoso caça níqueis, mas vale também como ponto de observação para o treinador que já começa a arrumar seu time para a Copa 2014.

* A BASE desse time é a mesma que disputou e ganhou a Copa das Confederações. Nada mais correto mante-la. Afinal o time mostrou competência durante aquele torneio e merece ser mantido até que surjam novas opções. Até agora me parece que Felipão está no rumo certo. Vamos acompanhar.

* SÓ PARA seu controle. O jogo entre Brasil e Suiça será na Basileia. Começa as 16 horas no Brasil. No passado os suiços eram conhecidos como retranqueiros. Jogavam um goleiro, nove na defesa e só um no ataque. Hoje jogam mais abertos. Mas ainda procuram priorizar o jogo defensivo.