Sérgio Carvalho: São Paulo já mostra que é o pior dos grandes
O Tricolor Paulista foi o único que estreou com derrota no Paulistão
Campinas, SP, 20 (AFI) – Palmeiras, Santos e Corinthians venceram. O São Paulo, ao contrario, estreou no Campeonato Paulista de 2014 com derrota. Uma derrota justa, porque seu adversário, o Bragantino, jogou muito mais e mereceu terminar a partida com os três pontos. Para alguns foi uma surpresa. Não foi o meu caso. Eu já sabia que o São Paulo faria péssima campanha nos campeonatos que disputasse nesse ano, porque não contratou e manteve em seu elenco alguns jogadores já superados (caso específico do atacante Luis Fabiano, que ganha muito e não produz nada).

Já Palmeiras, Santos e Corinthians cumpriram bem suas missões. O Verdão não jogou um futebol de alto nível, mas soube como virar o placar e chegar a vitória em cima do aplicado Linense. Durante o jogo, ficou evidente que o time de Gilson Kleina evoluiu ainda mais da final do Brasileiro da Série B do ano passado para o Paulistão desse ano.
O Santos tambem não jogou uma maravilha, mas soube como derrubar o XV de Piracicaba numa partida em que as zagas superaram os ataques, daí o placar magro de 1 a 0 para o Peixe.
O Corinthians ganhou fácil da Portuguesa, fugiu da maldição dos empates da era Tite e colocou a Lusa em seu lugar (com o time medíocre que tem neste momento a Portuguesa é séria candidata ao rebaixamento). Quanto aos times do interior, nenhuma novidade. Cada um fez o que pôde, mas todos produziram pouco futebol e fizeram poucos gols.
Na verdade, o grande destaque entre os interioranos foi o Bragantino, que bateu no grande São Paulo por 2 a 0 e não deixou dúvidas sobre sua superioridade em relação ao Tricolor de Muricy Ramalho.
C * U * R * T * A * S

*GOLEIRO Prass não foi muito bem na jogada que permitiu ao Linense marcar seu gol. Ele saiu errado do por duas vezes. Em compensação fez grandes defesas e ajudou o time a chegar a vitória. Mazinho jogou muito quando fez suas jogadas pela esquerda. É ali que ele tem que jogar. É muito eficiente nos arremates.
*ALAN Kardec continua a dar conta do recado. Quase sempre faz seus gols, alguns deles decisivos. É um atacante que deu certo no Verdão. Se não se machucar tem tudo para fazer uma grande temporada no Verdão. No ano passado a defesa verde apresentava altos e baixos. Neste ano está mais segura.
*É BOM lembrar o torcedor palmeirense que ainda há jogadores para entrar nesse time. Com os reforços o time deve encorpar e brigar pelos titulos que disputar. Aliás, parece que com a presença de Paulo Nobre no comando do clube, as coisas melhoraram muito. Um ou outro deslize, mas no todo o clube está em alta.
*PROXIMO compromisso do Verdão no Campeonato Paulista será quinta-feira em Ribeirão Preto contra o Comercial. Em tese, é o favorito. Quando muito o Comercial poderá dificultar as coisas no início da partida, mas, no final, os três pontos devem ficar com o Palmeiras. Qualquer outro resultado será considerado uma zebra.
*COMO disse na abertura, o futebol do Santos em sua estreia não foi dos melhores. Ainda assim, a vitória que ele conseguiu foi bastante justa. Durante o jogo o sistema defensivo jogou melhor do que o ofensivo, mas no geral a produção deve ser considerada boa para um inicio de temporada. Como se diz, deu para o gasto.
*SANTOS fez algumas contratações que devem entrar no time nas próximas rodadas. Uma delas, talvez a principal, seja Leandro Damião, que foi contratado a peso de ouro junto ao Inter, de Porto Alegre. É um bom jogador. Mas não é excepcional. Se não tiver quem o acione, poderá ser um fracasso.
*ALIÁS, esse é o ponto que gostariamos de analisar melhor. Para ser bem servido, Damião precisaria de que o meia Montillo, que sabe dar passes como ninguém, continuasse no elenco. Mas parece, que ele também recebeu proposta bombástica do futebol chines, que agora resolveu investir forte em jogadores brasileiros.

*SE MONTILLO for mesmo embora, o Santos terá sérias dificuldades em achar um substituto. Montillo tem tecnica refinada e custa muito caro. Não há no mercado ninguém com seu talento para ser contratado. O Santos vai ficar deficiente e, por causa disso, pode até não fazer uma boa campanha no Campeonato Paulista.
*O PEIXÃO joga nesta terça contra o Audax, fora de casa. Não será um compromisso fácil para o Santos, que terá pela frente um adversário que vem de empate e fará seu primeiro jogo em “casa”, quando, normalmente, tentará mostrar mais serviço à sua torcida. Ainda assim, indicaria o Peixe como favorito. É bem mais time.
*O CORINTHIANS parece já ter entrado no ritmo Mano Menezes. A equipe não é tão defensiva quanto na época de Tite, arrisca-se mais no ataque e até fez uma boa estreia diante da Portuguesa, no Canindé. Nesta quarta o Timão encara o Paulista, que neste ano, não montou um bom time. Timão pode ganhar mais uma.
*NA ESTREIA diante da Portuguesa o Corinthians mostrou solidez defensiva, com excelente marcação de seus homens de meio campo, e produziu bem mais no ataque do que nos tempos de Tite. Acho que houve uma evolução. Ainda assim, não dá para ter uma idéia exata do que essa equipe pode produzir. Vamos esperar.
*HÁ REFORÇOS para entrar no time de Mano. Nas próximas três rodadas, o treinador podera utilizar as caras novas que foram incorporadas ao elenco alvinegro. A expectativa é que o time suba de produção e chegue a fase decisiva do Paulistão em ótimas condições. Por isso o considero um dos favoritos ao título paulista.
*ENQUANTO o futebol caminha bem, na política o Corinthians ferve. Mario Gobbi já colocou mais dois diretores no departamento de futebol e dispensou dois que eram da época de Andres Sanchez. Não se sabe se ele começa a se preparar para sua reeleição, ou é apenas um jogo de cena para agradar conselheiros.
*CORINTHIANS deve salários e direitos de imagem aos seus jogadores. Errado. Com o que o time ganha mensalmente, daria pelo menos para manter a folha de pagamento em dia. Não é o que está ocorrendo. Salário é coisa sagrada e não pode ser atrasada. Mario Gobbi que se vire para manter a folha em dia.
*COMO disse no comentario de abertura, considero o São Paulo o pior dos grandes clubes do futebol paulista. Juvenal Juvencio não investiu, o elenco está até enfraquecido e o primeiro resultado no Paulistão foi o pior possivel: perdeu para o Bragantino, em Bragança, apresentando um futebol bem abaixo do esperado.
*O ELENCO do Sâo Paulo precisa urgente de dois volantes de marcação (os que lá estão mostraram que não servem) e mais dois bons atacantes (já que Ademilson oscila muito, Osvaldo está acabado e Luiz Fabiano é um verdadeiro cone na linha de frente tricolor. Sem esses reforços, o São Paulo não ganha nada neste ano.

*FICO com pena do Muricy, que é um grande técnico, mas que precisa de recursos para montar uma boa equipe. Falou-se em aproveitar garotos do sub 20 mas eles participaram da Copinha e jogaram muito mal. Não há ali nenhum jogador aproveitável a curto prazo. Como Muricy vai se virar para fazer seu time jogar bola?
*NA VERDADE acho que o São Paulo não vai andar até as eleições de abril. Na oportunidade, se acontecerem as mudanças que a torcida espera, os bons tempos vão voltar. Mas se a atual Situação for mantida com Carlos Miguel Aidar no comando, podem esquecer. O São Paulo ficará mais dois anos sem ganhar nada.
*CAMPEONATO Brasileiro do ano que vem caminha para contar com 24 clubes. A CBF ofereceu mais de 4 milhões à Portuguesa para aceitar a queda sem ir a Justiça, mas a Lusa não aceitou. O jeito será a CBF aumentar o número de clubes na série A e aumentar as datas de disputa. Vai ser uma várzea. Uma baderna total.
*PRÓXIMO jogo do São Paulo no Paulistão será nesta quarta-feira. Enfrenta o Mogi, no Morumbi. O fato de jogar em casa não ajuda em nada o Tricolor. Seu futebol no momento é ruim e o Mogi pode até aproveitar-se disso para ganhar a partida. Time do São Paulo está inseguro, de cabeça baixa. Uma situação preocupante.
*OUTROS jogos do Paulista neste meio de semana: nesta terça, Linense x Rio Claro. Na quarta, Ituano x Portuguesa, Atletico Sorocaba x Oeste, XV de Piracicaba x São Bernardo, Botafogo x Ponte Preta, Penapolense x Bragantino. Na quinta feira, apenas um jogo: Comercial e Palmeiras, como comentei acima. Verdão favorito.





































































































































