Sérgio Carvalho: São Paulo e Ponte premiados com semifinais da Sul-Americana

Prêmio para os técnicos Muricy Ramalho e Jorginho Campos que recuperaram a moral de São Paulo e Ponte Preta

Ninguém esperava, mas aconteceu o que 99% das pessoas achava impossível. A valente Ponte Preta foi até Buenos Aires e derrubou o Vélez Sarsfield, por 2 a 0, carimbando sua vaga histórica nas semifinais da Copa Sul-Americana.

0002048127539 img

Ninguém esperava, mas aconteceu o que 99% das pessoas achava impossível. A valente Ponte Preta foi até Buenos Aires e derrubou o Vélez Sarsfield, por 2 a 0, carimbando sua vaga histórica nas semifinais da Copa Sul-Americana. Foi uma vitória justa, porque a Macaca “fechou a casinha” como prometeu, ficando na defesa, e soube explorar bem os contra-ataques. Méritos para o técnico Jorginho Campos, rapaz capacitado, que “fechou o grupo”.

0002048127541 img


É
um prêmio merecido para esta entusiasmada torcida da Ponte Preta. Mais de mil torcedores foram para Buenos Aires, numa inasão ao “estilo corintiano”. Simplesmente, fantástico !

Agora a Ponte Preta fará a semifinal com o São Paulo, porque o regulamento não permite dois times do mesmo país na final, o que é um absurdo. Não premia o melhor.

Aó faltam quatro jogos para a Ponte Prera ou o São Paulo chegar ao titulo da Sul-Americana. Em tese, o adversario mais difícil seria o Lanus, da Argentina, que ganhou do River com facilidade na noite de quarta feira.O importante é que teremos um finalista brasileiro e em condições de ficar com a Taça. A Ponte seria de forma inédita e merecida à sua história de 113 anos. E o São Paulo pelo inédito bicampeonato. Vamos aguardar.

SÃO PAULO SEGUROU O EMPATE

Parecia uma missão impossível. O São Paulo precisava não tomar gols diante do Atlético Nacional em Medellin para chegar às semifinais da Copa Sul Americana. Digo impossível porque o time colombiano é bom de bola, fez dois gols dentro do Morumbi e parecia credenciado a fazer ao menos um em seu próprio estádio.

0002048127539 img

Mas o impossivel se transformou em algo viável, a partir dos primeiros movimentos da partida, quando se viu um São Paulo bem postado na defesa e o Nacional mais preocupado em tentar seu gol na base do levantamento de bolas para a grande área do adversário do que na troca de passes e deslocações rápidas para confundir a marcação tricolor. O tempo foi passando, o Nacional cansou, Rogério Ceni fez mais alguns de seus milagres e o São Paulo atingiu seu objetivo.

Ele está classificado para disputar as semifinais da Copa Sul Americana, da qual foi campeão na temporada passada. Se conseguir, estará automaticamente classificado para a Copa Libertadores do ano que vem. No primeiro tempo do jogo diante do Nacional o São Paulo apresentou duas deficiências. Luis Fabiano foi nulo no ataque e Jadson não conseguiu organizar o jogo na meia esquerda.

MURICY FOI BEM

No inicio do segundo tempo, no entanto, Muricy sacou os dois jogadores e colocou Ademilson na vaga do ex-Fabuloso e Wellington no time. A partir daí as coisas mudaram. O jogo se equilibrou e o São Paulo ficou mais compacto na sua defesa e mais objetivo nos seus contra-ataques. Em virtude disso chegou ao final da partida com o empate que queria e não deu chance ao Nacional de marcar ao menos um gol que seria o de sua classificação.

Ainda assim, pela competência que vem exibindo em seus dez ou doze últimos jogos, o Tricolor tem tudo para ganhar essa taça. Seria o bicampeonato, título que nenhum outro clube brasileiro possui nessa competição. Um sonho do torcedor sãopaulino que esta prestes a se realizar.

C * U * R * T * A * S

* QUEM VIU o jogo entre Nacional de Medellin e São Paulo deve ter percebido que o atacante Luis Fabiano acabou. Ele não marca, não corre, não arremata, não dribla. Um peso morto na equipe dirigida por Muricy Ramalho. Espero que, depois disso, o treinador tenha o bom senso de afastá-lo do time em definitivo. Deixe-o treinar no CT da Barra Funda e, se um dia ele mostrar que está recuperado, que seja reintegrado ao elenco. Eu duvido. Por mim, já o dispensaria neste final de ano.

* JADSON teve mais uma oportunidade de recuperar sua vaga no time principal do Tricolor. Voltou a decepcionar. Hoje, Ganso está muito acima dele em todos os sentidos. E Maicon, que era um eterno reserva, já provou que pode executar a função de Ganso quando este não puder jogar. Assim Jadson é o terceiro reserva do São Paulo na meia de armação. Acho que, diante disso, no final do ano ele sera liberado ou será colocado como moeda de troca na contratacao de algum reforco.

* FLAMENGO e Atletico Paranaense estão classificados para a grande final da Copa do Brasil. Quem vencer estará na Copa Libertadores do ano que vem. O segundo jogo já esta programado para o Maracanã. Classificação destas duas equipes foi mais do que justa. Ambas foram mesmo as melhores da fase de classificação da Copa. O Atlético me parece mais arrumado que o Mengão, mas como o segundo jogo sera no Maracanã, as coisas podem pesar para o Furacão. Lá o Fla cresce muito.

* BRILHANTE sob todos os aspectos o livro que conta a história dos Cem Anos do XV de Novembro de Piracicaba, editado pela B2 Comunicações. Um apanhado detalhado de tudo que envolveu a fundação, o crescimento e a história deste importante clube do interior paulista. Um gol de placa da B2, que é especializada neste tipo de produto e que, mais do que ninguém, sabe realizar trabalhos deste porte. Há histórias fantásticas que todo amante do futebol precisa conhecer.

* A B2 pertence ao talentoso jornalista esportivo Arnaldo Branco Filho. Ele que já trabalhou na grande imprensa da capital paulista, especializou-se em produtos deste tipo e já lançou na praça inúmeras publicações com a mesma qualidade. No último dia 25 de outubro esse livro já foi apresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo com enorme sucesso. O lançamento oficial será dia 13 de novembro no Centro Cultural Martha Wats, em Piracicaba. Dia 15 o clube faz cem anos.

* TENHO orgulho de ter participado da confecção deste trabalho. Fiz muitas viagens a Piracicaba para colher detalhes sobre o XV e pude conhecer muita gente do meio esportivo assim como de outros setores de atividades de Piracicaba. Fiz muitos amigos que sempre que possível pretendo visitar no futuro. Por tudo isso, o trabalho foi extremamente agradável e acabou com aquele gostinho de “quero mais” e de dever cumprido. Espero fazer outros trabalhos como esse ao lado do Arnaldo.

* O ARNALDO já esteve em Piracicaba com o livro pronto e o apresentou em todos os órgãos de imprensa da cidade. Os elogios foram muitos, seja nas emissoras de rádio, de tv e nos jornais locais. Ou seja: o livro já se transformou num grande sucesso bem antes de seu lançamento oficial. Sei que muitos de meus leitores gostariam de ter um exemplar. Para tanto, mandem um e-mail para a [email protected] e pecam informações. Ou então entrem em contato com o próprio XV.

* O PRESIDENTE Celso, do XV, ficou bastante emocionado quando recebeu o primeiro exemplar do livro. O mesmo ocorreu com alguns de seus diretores. No dia 13, associados e torcedores terao acesso ao livro. Tenho certeza que todos vão gostar. O texto é leve, fácil de ler. Há uma parte que só conta a história do clube. Outra que mostra um pouco da força da imprensa esportiva piracicabana. E outro ainda fala sobre os grandes empresários que apoiaram e ajudaram o clube neste período.

* OU SEJA: nada foi esquecido. Desde os nomes de todos os presidentes quinzistas até os grandes jogadores e treinadores que passaram pelo clube. Você sabia, por exemplo, que Vicente Feola, campeão do mundo pelo Brasil, esteve lá? E quem não se lembra do famoso presidente Romeu Italo Ripoli, com seu cigarrinho de palha no canto da boca levando seu clube para jogar em todo o País e até em gramados do Exterior? É história que não acaba mais. Vale a pena conhecê-la.

* NA PRODUCAO deste livro o Arnaldo, dono da B2, contou com o apoio integral do presidente do clube.

* O SÁBADO foi fraco pelo Brasileirão. Dois empates sem gols, entre Portuguesa e Coritiba, ameaçados pela degola, e Bahia e Atlético Mineiro, em Salvador. No Rio, Flamengo e Goiás, num jogo fraco ficaram no empate por 1 a 1.

* DOMINGO mais sete jogos. O Inter enfrenta o Botafogo em casa. Equilíbrio. A Ponte Preta encara o Vitória, no Moisés Lucarelli. Fundamental que a Macaca ganhe os três pontos. Mas não será fácil. Cruzeiro x Grêmio. Esse é o principal jogo da rodada porque pode indicar o campeão brasileiro da temporada. Se vencer, o Cruzeiro levanta a taça. É favorito e jogará com o Mineirão cheio. Atletico PR x São Paulo. Jogo igual. O Tricolor tem condições de ganhar mais uma. Está em alta.

* VASCO da Gama x Santos. Juninho deve voltar ao time carioca. Com isso o time cresce e pode derrotar o limitado time do Santos. Para o Vasco é fundamental vencer para fugir da degola. O Corinthians encara o decadente Flu, em Araraquara. Se prevalecer a lógica, dá Timão na cabeçaa. O Tricolor carioca está em péssima fase. Náutico x Criciúma. Jogo de rabeiras. O Criciúma está um pouco melhor e, mesmo no campo adversário, deve vencer. O Náutico já está rebaixado.

* ANDRES Sanchez, ex-presidente do Corinthians, criticou o São Paulo por vender ingressos a dois reais por jogo. Ele garante que atitudes como essa prejudicam o futebol e, em particular, o programa sócio torcedor dos clubes brasileiros. Na verdade, não é bem assim. A atitude da diretoria do São Paulo foi tomada na hora certa e deu resultado. O público aumentou sensivelmente e, com o movimento de todos os setores do estádio, o Tricolor até faturou mais do que esperava.

* ASSIM, além de um público médio elevado (o São Paulo é o líder em presença de torcedores em seus jogos), os cofres do clube não foram prejudicados. Aliás, eu sempre defendi essa tese de que futebol é esporte para o povo e o povo não tem dinheiro para investir alto em ingressos. A fiel, por culpa da diretoria do Corinthians, sofreu com os polpudos aumentos de ingressos criados nos últimos anos. Só vai a jogo do Corinthians quem tem dinheiro. O povão foi totalmente menosprezado.

* NA VERDADE, a diretoria corintiana quis elitizar o futebol, enquanto a sãopaulina procurou popularizar ainda mais este esporte. Enquanto o São Paulo ganhou com isso, o Corinthians caiu no ranking dos clubes que mais torcedores levam aos estádios. Portanto, fica mais do que evidente, que Andres Sanchez, que defendeu a inflação nos ingressos, fez defesa em causa própria e não em favor de seu clube. Por isso, apoio integralmente todo clube que diminuir o preço dos ingressos.

* DIRETORIA do São Paulo tem três assuntos importantes para resolver. Renovações de Muricy e Rogério Ceni e liberação de Luis Fabiano. Fosse eu e renovaria já com os dois primeiros e definiria a liberação imediata do ex-Fabuloso, que há muito tempo deixou de ser um grande jogador. Lógico que Luis Fabiano não desaprendeu. Apenas ficou rico, mimado e não se esforça para manter seu lugar no time. Assim, pagar 700 mil mensais para um come e dorme é um erro da diretoria tricolor.

* AO DIZER que “sua familia nao quer que ele saia do Corinthians” Tite já definiu que quer continuar no clube. A diretoria ainda não decidiu se vai ou não renovar com ele, mas, se tivesse poder de voto, seria contra a renovação. Todo técnico e jogador tem prazo de validade. Tite já fez muito pelo Corinthians. Está na fase de decadência. Se o mantiverem no cargo, vão atrasar o projeto de reformulação do elenco e da comissão técnica. O clube vai perder muito com essa demora.

* TAMBEM acho que o Palmeiras, que já está definido como um dos integrantes da Série A do Brasileiro no ano que vem, deveria renovar com Gilson Kleina. O técnico é bom e já provou isso. Carlos Brunoro, gerente de futebol, é a favor. Só falta um pouco mais de vontade ao presidente Paulo Nobre. Ele deveria chamar Kleina e renovar. Assim o Palmeiras começaria o ano de 2014 com antecedência, porque já poderia criar um projeto para o ano que vem a partir deste mês de novembro.

* O FLUMINENSE tem mantido contato com o empresário de Lucas, ex-São Paulo, para tentar trazê-lo de volta ao Brasil. Lucas anda mal das pernas no PSG e parece não ter mais prestígio nem com a diretoria, nem com a comissão técnica do clube francês. Numa dessas, ele pode realmente voltar. E mais. Leonardo, que foi quem aceitou pagar 105 milhões de dólares por Lucas, tem sido muito criticado pelo pessimo investimento. Há quem diga que ele ganhou muito dinheiro neste negócio.

* PREFEITO de São Paulo, Fernando Haddad, já avisou Sao Paulo e Palmeiras que a Prefeitura paulistana vai tomar de volta os terrenos onde funcionam os CTs dos dois clubes. Eu duvido. Até lá, Haddad não será mais prefeito e esse assunto certamente vai cair no esquecimento. Mas se é para tomar terrenos da Prefeitura, então ele deve agir da mesma forma com o terreno onde está o Itaquerão, que é ocupado pelo Corinthians. Será que o prefeito petista terá essa coragem?

* VEJAM só como a Justiça Comum brasileira é estranha e parcial. Independente e Gaviões, torcidas uniformizadas de São Paulo e Corinthians, entraram com liminar contra processo do Ministério Público que queria puní-las e até fechá-las pela violência que andam espalhando pelos estádios brasileiros. A Independente teve seu pedido de liminar negado. A Gaviões conseguiu a liminar. Será que o Juiz que julgou essas causas eram corintiano? Eu tenho quase certeza que é, e você?