Sérgio Carvalho: Santos volta a ser o melhor entre os paulistas

Santos, São Paulo e Corinthians estão bem perto, Lusa ameaçada de queda e a Ponte caiu para a Série B

Ao vencer o Fluminense por 1 a 0 na rodada do último final de semana o Santos voltou a firmar-se como melhor clube paulista do Brasileirão 2013. Essa posição era ocupada pelo São Paulo que, mesmo em casa, só empatou com o Botafogo carioca.

0002048132927 img

Ao vencer o Fluminense por 1 a 0 na rodada do último final de semana o Santos voltou a firmar-se como melhor clube paulista do Brasileirão 2013. Essa posição era ocupada pelo São Paulo que, mesmo em casa, só empatou com o Botafogo carioca na tarde de domingo. O Corinthians por sua vez não conseguiu segurar o empate como vinha acontecendo nas últimas rodadas do Brasileirão.

O Timão perdeu para o Flamengo pela contagem mínima numa partida de baixo nível técnico e pouca vibração. Com ela, o Mengão ficou matematicamente fora da ameaçaa do rebaixamento. Já a Portuguesa, que foi jogar fora contra o Bahia, perdeu para o tricolor baiano por 1 a 0. Um resultado que deixa o Bahia praticamente fora da ameaça do rebaixamento.

0002048132930 img

A Ponte Preta, por sua vez, perdeu dois pontos preciosos para o Grêmio dentro de casa. O empate pela contagem mínima com o Tricolor gaúcho enterrou ainda mais a Macaca, que vai precisar de um milagre para escapar da degola. Tem 99,9% chances de cair. Já era.

Quem deu uma respirada foi o Vasco que ganhou do lider Cruzeiro no sábado. Dizem que o time estrelado de Minas “entregou” o jogo para seu adversário carioca, mas, pelo menos até agora, não há provas claras a respeito disso.

No momento, Coritiba, Vasco, Ponte Preta e Náutico estão entre os quatro últimos colocados do campeonato. O time pernambucano já caiu. Os outros ainda vão rebolar nos próximos dois jogos finais da Série A para tentar fugir desse vexame.

Entre os quatro primeiros colocados estão Cruzeiro, já campeão, Atlético Paranaense, Grêmio e Goiás. O Botafogo corre logo atrás ainda com chances de conseguir vaga na Copa Libertadores. Após a antepenúltima rodada do campeonato, o Cruzeiro é o time que mais pontos ganhou em trinta e seis jogos: 75.

O Náutico o que menos venceu está com 4 vitorias. Melhor ataque é o do Cruzeiro com 75 gols. Náutico tem o pior com 21. Maior número de empates é do Corinthians com 16 em 36 jogos. O artilheiro é Éderson (foto acima), do Atlético Paranaense, com 18 gols.

C * U * R * T * A * S

* O JOGO do Corinthians contra o Flamengo lá no Rio foi sonolento. O Flamengo ainda se dedicou mais, pois queria os pontos para ficar definitivamente longe da ameaça do rebaixamento. Mas o espetáculo não valeu o ingresso. O Corinthians, em particular, foi um time pouco objetivo, que só se preocupou em se defender e que provou não ter nenhuma virtude ofensiva. Tanto que a prometida reformulação do elenco deve começar pela contratação de pelo menos dois bons atacantes.

* O FLAMENGO tem um time regular e ainda tem um grande desafio pela frente. Vencer o Atlético Paranaense na próxima quarta-feira, na decisão da Copa do Brasil. Particularmente, acredito mais no Furacão do Paraná do que o rubro negro carioca. Lógico que o Maracanã vai estar lotado com maioria absoluta de torcedores flamenguistas. Mas só isso não basta. É preciso ter futebol. E, futebol por futebol, o Atlético tem mais. Quem vencer joga a Libertadores do ano que vem.

* O SAO PAULO jogou praticamente com seu time titular e, ainda assim, não foi capaz de superar o Botafogo carioca. No final do jogo, o empate acabou sendo justo. Como destaque, vale a pena lembrar a melhor jogada da partida em que Ganso driblou três adversários (dois ficaram caídos) e tocou por cima do goleiro Jeferson. Por sorte do Botafogo, a defesa conseguiu dar cobertura ao goleiro e não permitiu que a bola entrasse. O lance valeu o ingresso e Ganso foi muito aplaudido.

0002048132935 img

* É POR essas e outras que defendo a convocação de Ganso para a Seleção Brasileira. Ele está fisicamente muito bem e já recuperou sua melhor forma. É hoje um jogador mais completo do que era no Santos, porque ele aprendeu a marcar e a chegar mais na área do adversário. Mesmo que não fosse titular de cara, Ganso seria muito útil ao técnico Felipão. Como ainda faltam seis meses para a Copa, sugiro ao treinador que veja mais jogos de Ganso. Garanto que ele vai gostar.

* NA QUARTA feira à noite o São Paulo disputa seu segundo jogo contra a Ponte Preta na briga por um lugar nas finais da Copa Sul Americana. No primeiro jogo deu Ponte com ampla vantagem. Para reverter essa situação o São Paulo precisa fazer três gols e não levar nenhum. Ou então ganhar de 4 a 2, o que julgo impossível. Se der 3 a 1 para o Tricolor paulista, a decisão ira para os pênaltis. Em minha opinião, no entanto, a Ponte já é finalista. Não boto fé numa recuperação tricolor.

* NO OUTRO jogo da Sul Americana vão jogar Lanus e Libertad. No jogo de ida deu Lanus, com facilidade. Neste segundo jogo que será na Argentina, acredito em outra vitória do Lanus que neste caso será o adversário da Ponte nos dois jogos que decidirão o título. Esta será a única oportunidade do futebol paulista ter um representante da Copa Libertadores do ano que vem. Se der Lanus na grande final, o futebol de São Paulo estará fora do maior torneio de futebol das Américas.

* PROXIMA rodada do Brasileirão, Série A. No sábado jogam Fluminense e Atlético Mineiro e Corinthians x Internacional. No domingo serão disputados oito jogos: Vasco x Náutico, Vitória x Flamengo, Ponte Preta x Portuguesa de Desportos, Criciúma x São Paulo, Cruzeiro x Bahia, Coritiba x Botafogo, Grêmio x Goiás e Santos x Atlético Paranaense. Esta será a trigésima sétima rodada do Brasileiro. Depois dela, será disputada a última. Atração será a definição dos quatro rebaixados.

0002048132933 img

* GOSTARIA aqui de prestar minha homenagem ao incrível Rogério Ceni. Ele somou na partida contra o Botafogo 1.117 jogos com a camisa do São Paulo. Um recorde no futebol brasileiro. Pelé, que era o que mais tinha defendido uma só camisa (a do Santos), ficou para trás. Só por esse detalhe da para dimensionar a grandiosidade do feito de Rogério. Torcida tricolor o chama de Mito. Ele merece. Seu nome vai ser lembrado durante muitas gerações. É um monstro como jogador de bola.

* PALMEIRAS fez bonita festa no sábado em São Paulo. Além de vencer o Ceará, um dos bons times da Série B, também recebeu a taça e as faixas de campeão. Não podia ser melhor. Agora é só cumprir o jogo despedida da Segundona no próximo final de semana e aproveitar as férias para definir o técnico, o elenco e o projeto para 2014, quando o Verdão terá a alegria de voltar a disputar a divisão de elite do futebol brasileiro. Ideal é que a diretoria primeiro defina quem será o técnico.

* GILSON KLEINA já recebeu a proposta para renovar. Mas até agora ele está mudo, pois ficou magoado com a diretoria verde que tentou contratar Bielsa, polêmico técnico argentino e também porque os valores da proposta palmeirense estão bem abaixo daquilo que Kleina julga merecer. Como já disse aqui, sou favorável a que o Palmeiras mantenha Kleina no comando de seu elenco de futebol. Acho até que ele merece ganhar bem. Problema é que parece o Verdão não tem dinheiro.

0002048132937 img

* A IMPORTANCIA de se definir o novo técnico é que só depois disso será possível criar o projeto Verdão 2014. Um projeto que deve ser audacioso, já que o Palmeiras comemora no ano que vem o seu centenário. Data histórica que merece ser muito bem comemorada, se possível até com a conquista de mais um título. Insisto em que o calendário do ano que vem será apertado, por causa da Copa. Por isso será importante ter um bom técnico e um elenco que suporte desgaste.

* ENTENDO que Paulo Nobre, atual presidente, queira diminuir custos com o futebol do clube. Mas time de futebol não é banco e, portanto, não precisa dar lucros astronômicos. Importante é investir sem exageros mas de forma objetiva. Primeiro a diretoria deve montar uma lista daqueles que não interessam mais e tentar negociá-los ou trocá-los. Depois, fazer uma programação bem dosada, para que o elenco não chegue ao meio do ano já sem forças para dar sequência a temporada.

* VEJAM o exemplo do Corinthians. A programação para este ano foi péssima. Talvez por confiarem demais no potencial do elenco, a diretoria contratou mal e a comissão técnica programou ainda pior a preparação do time. O resultado foi drástico. O Corinthians ganhou o Paulistinha (campeonato que hoje não vale nada) e a tal da Recopa, que também vale bem pouco. No mais, só deu vexame e prejudicou enormemente sua imagem. Com o Palmeiras isso não pode acontecer em 2014.

0002048132939 img


* AL
IAS, já que falamos no Corinthians, a diretoria só espera a despedida de Tite (que até será homenageado), para sentar com Mano Menezes e programar 2014. As primeiras conversas já foram realizadas e alguns contatos com possíveis reforcos foram feitos. Assim que o Corinthians cumprir o último jogo do Brasileirão, os jogadores disponíveis serão avisados de que não interessam mais e os primeiros nomes de reforços serão anunciados. As falhas de 2013 não devem se repetir.

* O SAO CAETANO não conseguiu se segurar e confirmou sua queda para a terceira divisão do futebol brasileiro. Uma vergonha. Uma prova de incompetência administrativa. O Azulão que já deu exemplo de organização e de administração, não é mais o mesmo. Fez campanha medíocre na Série B do Brasileirão deste ano. Lamento. Torcia muito para que ele conseguisse se manter na segunda divisão. Agora, o caminho ficou mais dificil para um dia voltar à elite do futebol brasileiro.

* OS TRINTA e dois times que vão disputar a proxima Copa do Mundo no Brasil já são conhecidos. Destes cinco são da América do Sul (Argentina, Colombia, Chile, Equador e Uruguai). A Europa estará representada por Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suica, Rússia, Bósnia, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Croácia e Grécia. A América do Norte terá como seus representantes Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México. Todos sete campeões mundiais estarão presentes.

* ALEM das seleções citadas acima ainda participarão da Copa 2014 Camarões, Nigéria, Gana, Costa do Marfim, Argélia, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália. Completa a relação a Seleção Brasileira que não precisou participar as Eliminatórias porque é o país sede. No começo de dezembro será feita uma reunião organizada pela Fifa para fazer o sorteio de grupos. Dizem os críticos, que poucas Copas do Mundo conseguiram reunir tantas forças do futebol mundial como a do Brasil.

0002048132941 img


* N
UMA análise geral das seleções classificadas diríamos que o Brasil entra como um favorito teórico porque tem tradição em Copas e jogará em casa. Além do time brasileiro, também merecem respeito os outros campeões do mundo como Argentina, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra e França. Todos entram com boa chance de brigar pelo título. Além deles, eu ainda apontaria Colombia e Portugal. Os demais devem apenas ser coadjuvantes, sem chance de ser campeão.

* MAIORES adversários do Brasil nesta Copa devem ser Alemanha e Espanha que no momento jogam futebol bem mais eficiente do que o nosso. E não se pode esquecer de adversários fatalistas como é o caso do Uruguai e do México, que volta e meia ganham de nossa seleção mesmo quando estão em fase tecnicamente inferiores. Por tudo isso é que não arriscaria dizer que o Brasil é franco favorito. Ao contrário. Acho até que não deve chegar a final. Mas futebol não é ciência exata.