Sérgio Carvalho: Santos vai se arrepender de contratar o técnico Fernando Diniz

Provou isso em todos os clubes onde trabalhou onde jamais ganhou um título como técnico

Provou isso em todos os clubes onde trabalhou onde jamais ganhou um título como técnico

0002050547943 img

Sinceramente, não entendi a escolha da diretoria do Santos que resolveu contratar Fernando Diniz para ser o treinador oficial de seu time. Diniz é um enrolador. Não tem nenhuma competência como treinador. Provou isso em todos os clubes onde trabalhou onde jamais ganhou um título.

É o técnico de um esquema só. Ele não tem alternativas. Seu time só toca a bola na defesa e tem sérios problemas quando resolve atacar. Para saber como ele trabalha basta colocar alguns vídeos do São Paulo do meio de 2020 para cá e ficará claro para o observador que Diniz é um sonhador, que não trabalha sério e quer impor novas ideias independente do elenco que tem sobre seu comando.

CARACTERÍSTICA DE CADA UM

Fernando Diniz força esquema ao elenco
Fernando Diniz força esquema ao elenco

Eu aprendi em mais de cincoenta anos de janela que, ao organizar um time, o treinador precisa observar as características de cada jogador. Diniz não faz isso.

Ao contrário, independente dos jogadores que tem sob seu comando ele quer que estes é que devem se adaptar ao seu esquema e não aceita criar um sistema de jogo que se adapte as características de seus jogadores.

Foi por isso que Diniz, mesmo com apoio total da diretoria e, em especial, de Raí, que era o gerente de futebol do São Paulo, não ganhou nada durante os 18 meses de trabalho à frente do elenco tricolor. Foram um ano e meio perdidos. Jogou-se tempo fora, dinheiro, treinamentos e investimentos.

De bom não sobrou nada quando resolveram demitir Diniz e contratar um novo treinador (no caso, Hernán Crespo). Talvez possa ser lembrado o curto período em que o São Paulo conseguiu uma série de bons resultados que o levaram à liderança do Campeonato Brasileiro.

SOTELDO ESTREIA PELO TORONTO COM DERROTA

player

CASTELO DE AREIA
Bastou um tropeço num clássico contra o Corinthians, e o castelo de areia do polêmico treinador foi destruído. Não sobrou nada para ser aproveitado. Sabendo disso, Crespo chegou com sua equipe técnica, mudou a forma de pensar dos jogadores e implantou uma nova filosofia de trabalho. Como resultado, o Tricolor é hoje líder de seu grupo na Libertadores e o clube de melhor campanha no Paulistão 2021.

Mesmo diante destas verdades, no entanto, a diretoria do Peixe resolveu convidar Diniz para dirigir seu time. Um time que quase não tem veteranos que poderiam ajudar o técnico dentro de campo e que quase que só conta com jovens promessas que ainda não desabrocharam. Eles poderão vingar ou não, vai depender da forma como forem orientados.