Sérgio Carvalho: Rogério Ceni precisa parar de inventar no Flamengo

Rogério Ceni não será um técnico de ponta no futebol brasileiro. Será sempre um bom treinador para clubes medianos

Rogério Ceni não será um técnico de ponta no futebol brasileiro. Será sempre um bom treinador para clubes medianos

0002050511755 img

Depois de ser o maior ídolo do São Paulo como jogador e maior goleiro-artilheiro do futebol mundial, Rogério Ceni, com todo o direito, resolveu apostar na carreira de técnico. Conhecimentos ele tinha. Trabalhou com dezenas de treinadores dos quais pode ter assimilado alguma coisa para acrescentar ao seu novo projeto de vida. Seu início não foi dos melhores no São Paulo.

Em pouco tempo foi demitido do cargo. Mas quando assinou contrato para dirigir o Fortaleza, do Ceará, acertou a mão. Montou uma super estrutura profissional e um time com a sua cara que ganhou vários títulos importantes naquele Estado e naquela região do País.

Ceni quis apostar somente em seus instintos e se deu mal no Flamengo

Ceni quis apostar somente em seus instintos e se deu mal no Flamengo

Só não conseguiu mostrar serviço quando deixou a estrutura por ele montada e decidiu aventurar-se como técnico do Cruzeiro, lá em Belo Horizonte.

DIFICULDADE COM ELENCO
Ali ele teve dificuldade em lidar com o elenco, se indispôs com vários medalhões do clube e por causa disso e de uma série de resultados negativos, acabou sendo obrigado a romper o seu contrato e voltar para seu porto seguro, o Fortaleza.

Ali, em pouco tempo, já conseguiu resultados brilhantes, colocou seu time longe da zona de rebaixamento e continuou a usufruir de seu prestígio junto a fanática torcida do Fortaleza.

Talvez por isso, o Flamengo, que depois da saída de Jorge Jesus deixou de mostrar aquele futebol vistoso e objetivo de 2019, resolveu apostar nele para comandar seu elenco de profissionais, dando-lhe não só um super salário mas também todas as condições de trabalho sonhadas por ele.

Flamengo perdeu muitas chances de gol

Flamengo perdeu muitas chances de gol

FALTOU HUMILDADE
Foi quando faltou a Rogério um pouco mais de humildade, de bom senso.

Ao invés de se informar sobre a forma de trabalhar de Jorge Jesus (que ganhou tudo na última temporada), Ceni resolveu seguir seus próprios instintos e dirigir o estrelado time rubro negro apenas com seus próprios métodos e escolhas.

Como consequência, foi desclassificado em menos de vinte dias da Copa do Brasil diante do São Paulo e da Copa Libertadores, diante do limitado Racing da Argentina (em pleno Maracanã). Neste jogo, improvisou Vitinho como centroavante e deixou o competente Pedro no banco.

E quando resolveu escalar o jovem centroavante no segundo tempo, sacou justamente quem deveria ficar, os meio campistas Arrascaeta e Everton Ribeiro.

ERROS GRAVES E ELIMINAÇÃO
Como consequência, a derrota diante do Racing e a desclassificação aconteceram, o que deixou a Rogério apenas uma opção na atual temporada para recuperar a auto estima da torcida rubro negra: a conquista do Campeonato Brasileiro.

Racing posou de campeão no Maracanã

Racing posou de campeão no Maracanã

Se não conseguir, terá seu contrato rescindido e ficará sem emprego durante algum tempo, já que seu prestígio estará seriamente abalado em todas as regiões do Pais. Aliás, vou dar aqui minha opinião sobre esse assunto.

NÃO SERÁ DE PONTA
Acho que Rogério Ceni não será um técnico de ponta no futebol brasileiro.

Será sempre um bom treinador para clubes medianos, cujas torcidas não exijam tanto do treinador. Em clubes como Flamengo, São Paulo, Internacional e Atlético Mineiro (só para citar alguns), ele jamais vai dar certo.

Lógico que respeitarei todas as opiniões contrárias, mas é isso o que eu penso nesse momento. Apesar de todo o respeito que tenho por Rogério como ex atleta e como ser humano.